Buscar

Exercícios Direito Administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DIREITO ADMINISTRATIVO
1- (FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judiciário) A eficiência, na lição de Hely Lopes Meirelles, é um dever que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. (Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo, Malheiros, 2003. p. 102). Infere-se que o princípio da eficiência:
 a) passou a se sobrepor aos demais princípios que regem a administração pública, após ter sua previsão inserida em nível constitucional.
 b) deve ser aplicado apenas quanto ao modo de atuação do agente público, não podendo incidir quando se trata de organizar e estruturar a administração pública.
 c) deve nortear a atuação da administração pública e a organização de sua estrutura, somando-se aos demais princípios impostos àquela e não se sobrepondo aos mesmos, especialmente ao da legalidade. Resposta CERTA!
 d) autoriza a atuação da administração pública dissonante de previsão legal quando for possível comprovar que assim serão alcançados melhores resultados na prestação do serviço público.
 e) traduz valor material absoluto, de modo que alcançou status jurídico supraconstitucional, autorizando a preterição dos demais princípios que norteiam a administração pública, a fim de alcançar os melhores resultados.
2. - (FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo) De acordo com a Constituição Federal, os princípios da Administração Pública aplicam-se:
 a) às entidades integrantes da Administração direta e indireta de qualquer dos Poderes. EXERCÍCIOS 2012 3 Resposta CERTA!
b) às entidades da Administração direta e indireta, exceto às sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica. 
c) à Administração direta, integralmente, e à indireta de todos os poderes e às entidades privadas que recebem recursos públicos, parcialmente. 
d) à Administração direta, exclusivamente, sujeitando- se as entidades da Administração indireta ao controle externo exercido pelo Tribunal de Contas.
3. (FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Administrativa) As contratações com o Poder Público estão sujeitas, como regras, ao procedimento de seleção de propostas mais vantajosas para a Administração. Nesse sentido, o principio, tido por instrumental, de realização dos princípios da moralidade administrativa e do tratamento isonômico dos eventuais contratantes com o Poder Público, é classificado como da:
 a) reserva legal. b) impessoalidade. c) publicidade. d) licitação. e) eficiência Resposta CERTA! B
4. (FCC - 2011 - TRE-PE - Técnico Judiciário) “Exige que a atividade seja prestada com presteza, perfeição e rendimento funcional” (Hely Lopes Meirelles).O conceito refere-se ao princípio da 
a) impessoalidade. b) eficiência. c) legalidade. d) moralidade. e) publicidade. Resposta CERTA!B
5. ( FCC - 2011 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Técnico Judiciário) Analise as seguintes proposições, extraídas dos ensinamentos dos respectivos Juristas José dos Santos Carvalho Filho e Celso Antônio Bandeira de Mello: 
I. O núcleo desse princípio é a procura de produtividade e economicidade e, o que é mais importante, a exigência de reduzir os desperdícios de dinheiro público, o que impõe a execução dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional. 
II. No texto constitucional há algumas referências a aplicações concretas deste princípio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, função ou emprego público depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade. 
As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princípios da Administração Pública: a) moralidade e legalidade. b) eficiência e impessoalidade. c) legalidade e publicidade. d) eficiência e legalidade. e) legalidade e moralidade. Resposta CERTA! B
6. (FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário) O conteúdo do princípio constitucional da legalidade:
 a) não exclui a possibilidade de atividade discricionária pela Administração Pública, desde que observados os limites da lei, quando esta deixa alguma margem para a Administração agir conforme os critérios de conveniência e oportunidade. Resposta CERTA!
b) impede o exercício do poder discricionário pela Administração, haja vista que esse princípio está voltado para a prática dos atos administrativos vinculados, punitivos e regulamentares. 
 c) autoriza o exercício do poder discricionário pelo administrador público, com ampla liberdade de escolha quanto ao destinatário do ato, independentemente de previsão normativa. 
d) impede a realização de atos administrativos decorrentes do exercício do poder discricionário, por ser este o poder que a lei admite ultrapassar os seus parâmetros para atender satisfatoriamente o interesse público. 
e) traça os limites da atuação da Administração Pública quando pratica atos discricionários externos, mas deixa ao administrador público ampla liberdade de atuação para os atos vinculados internos.
7. ( FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Técnico Judiciário) O Jurista Celso Antônio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito para um dos princípios básicos da Administração Pública: De acordo com ele, a Administração e seus agentes têm de atuar na conformidade de princípios éticos. (...) Compreendem-se em seu âmbito, como é evidente, os chamados princípios da lealdade e boa-fé. Trata-se do princípio da:
 a) motivação. b) eficiência. c) legalidade. d) razoabilidade. e) moralidade. Resposta CERTA!E
8.(CESPE - 2012 - TJ-PI - Juiz) Assinale a opção correta com referência à administração direta e indireta. 
a) As autarquias são instituídas por lei, iniciando-se a sua existência legal com a inscrição, no registro próprio, de seu ato constitutivo.
b) As empresas públicas, as autarquias e as fundações instituídas e mantidas pelo poder público são beneficiárias do princípio da imunidade tributária, no que se refere aos impostos sobre a renda, o patrimônio e os serviços federais, estaduais e municipais. 
c) As sociedades de economia mista podem revestir-se de qualquer forma admitida em direito, como, por exemplo, a de sociedade unipessoal ou pluripessoal. 
d) Caracterizadas pela CF como atividades essenciais ao funcionamento do Estado, as administrações tributárias da União, dos estados, do DF e dos municípios devem atuar de forma integrada, inclusive no que concerne ao compartilhamento de dados cadastrais e de informações fiscais, na forma de lei ou de convênio. Resposta CERTA!
e) O princípio da reserva legal, segundo o qual todas as entidades integrantes da administração indireta, independentemente da esfera federativa a que estejam vinculadas, devem ser instituídas por lei, aplica-se às empresas públicas e às sociedades de economia mista, mas não às suas subsidiárias.
9.(FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa ) Em relação aos órgãos e agentes da Administração Pública é correto afirmar: 
a) a atuação dos órgãos não é imputada à pessoa jurídica que eles integram, mas tendo a prerrogativa de representá- la juridicamente por meio de seus agentes, desde que judiciais. 
b) a atividade dos órgãos públicos não se identifica e nem se confunde com a da pessoa jurídica, visto que há entre a entidade e seus órgãos relação de representação ou de mandato. 
c) os órgãos públicos são dotados de personalidade jurídica e vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes porque estão ao lado da estrutura do Estado. 
d) como partes das entidades que integram os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhe forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento. Resposta CERTA!
10. - (PC-SP - 2012 - PC-SP - Delegado de Polícia) Sobre ascaracterísticas comuns ás empresas públicas e sociedades de economia mista, é correto afirmar:
 a) Podem ser estruturadas sob a forma de sociedade anônima. Resposta CERTA! 
b) Possuem personalidade jurídica de direito publico 
c) Possuem objetivo determinado por lei, mas podem atender a finalidade diversa, verificado o interesse público. 
d) Somente a lei pode criá-las ou extingui-las 
e) São constituídas exclusivamente por capital publico.
11. - (PC-SP - 2012 - PC-SP - Delegado de Polícia ) Sobre as autarquias, e incorreto afirmar:
a) Possuem personalidade jurídica pública 
b) São criadas por lei. 
c) Têm como privilégio o processo especial de execução 
d) Possuem capacidade política. Resposta CERTA! 
e) Sujeitam-se a controle administrativo.
12. (FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Execução de Mandados ) A respeito do regime jurídico das entidades integrantes da Administração Pública indireta é correto afirmar que:
a) é de direito privado para as empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econômica, sem prejuízo da aplicação dos princípios constitucionais da Administração Pública. Resposta CERTA!
b) de direito público para as fundações, autarquias e empresas públicas e de direito privado para as sociedades de economia mista. 
c) sempre de direito privado, parcialmente derrogado pelas prerrogativas e sujeições decorrentes dos princípios aplicáveis à Administração pública. 
d) sempre de direito público, exceto para as entidades caracterizadas como agências executivas ou autarquias de regime especial. 
e) sempre de direito privado, em relação à legislação trabalhista e tributária, e de direito público em relação aos bens afetados ao serviço público
13. (MPE-MG - 2012 - MPE-MG - Promotor de Justiça /) Analise as assertivas abaixo:
 I. As sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito privado e integram a Administração Pública indireta. II. As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado, têm capital inteiramente público e podem ser organizadas sob qualquer forma admitida em Direito (civil ou comercial). III. O poder de polícia não pode ser exercido pelas agências reguladoras por se tratar de prerrogativa indelegável e exclusiva dos entes da Administração Pública direta. IV. Quarentena é o mecanismo pelo qual o ex-dirigente de uma agência reguladora, seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, ficam impedidos de desempenhar funções públicas, pelo período de quarenta dias a contar da data de sua exoneração.
 Pode-se afirmar que: a) apenas as assertivas I e II estão CORRETAS. b) apenas as assertivas II e III estão CORRETAS. c) apenas as assertivas III e IV estão CORRETAS. d) apenas as assertivas I e IV estão CORRETAS. Resposta CERTA! A
14. - (CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Engenheiro Civil /) A administração pública do Estado Brasileiro estrutura-se em administração direta e indireta. Integram a administração indireta e são dotadas de personalidade jurídica de direito privado as:
 a) autarquias e as fundações b) autarquias e as sociedades de economia mista c) fundações autárquicas e as empresas públicas d) empresas públicas e as sociedades de economia mista e) sociedades de economia mista e os entes políticos. Resposta CERTA!D
15. - (FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa ) A administração indireta compreende, além de outras entidades, as empresas públicas e sociedades de economia mista, as quais têm personalidade jurídica de direito:
 a) público e privado, respectivamente, criadas por lei de iniciativa do Poder Executivo. 
b) privado, instituídas mediante autorização de lei específica. Resposta CERTA! B
c) público e independem de lei complementar para suas instituições. 
d) privado e público, respectivamente, sendo instituídas mediante lei específica. 
e) público, criadas por ato específico e privativo do chefe do Poder Executivo.

Outros materiais