Buscar

4 – REQUESITOS JUSTA CAUSA, RESCISÃO INDIRETA E CULPA RECÍPROCA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula: IV
4 – REQUESITOS JUSTA CAUSA, RESCISÃO INDIRETA E CULPA RECÍPROCA. 
	Instituição: Faculdade de Direito Estácio FIB
	Ano: 2016.1
	Aluno: ROBSON FERREIRA. 
	Matricula: 201402019939
	Professor: DANIELE MATOS SANTOS DE OLIVEIRA
	Disciplina: DIREITO TRABALHO II
	Caso conreto I
	Questão
	
CASO CONCRETO 
Resposta: a conduta do empregador foi equivocada. Pois segundo Vólia Bomfim Cassar “Não pode o empregador punir de forma diversa os empregados que praticaram a MESMA falta” (...) “Aqui a palavra “mesma” significa que houve único ato faltoso praticado em coautoria, isto é, onde vários empregados participaram em sistema de cooperação. Neste caso, a punição a ser aplicada deve ser idêntica para todos, sob pena de se discriminar aquele que teve a punição mais severa”. Portanto deve ambos ter a mesma penalidade, sob pena de haver discriminação por parte do empregador, esse é um dos requisitos para a aplicação da justa causa, segundo Vólia Bomfim Cassar, que é o não discriminação ou tratamento igual os outros dois são: o Non bis idem que consiste na não dupla penalidade por parte do empregador, ou seja, ou é suspensão ou justa causa, não podendo ser ambas cumulativamente. O outro requesito é a Imediatidade, atualidade ou contemporaneidade a aplicação da sanção imediata, atual, se houver transcurso do tempo pode haver presunção da renuncia do direito punir ou perdão por parte tanto do empregador quanto a do empregado.
QUESTÃO OBJETIVA
Resposta: letra “C” 
Correto: letra “C” segundo Volia Bomfim Cassar (...). O poder de comando lhe faculta modificar algumas cláusulas contratuais nos limites da lei – ius variandi, para que o contrato se desenvolva de acordo com os fins perseguidos pela empresa. Desta forma, cabe ao empregador determinar as condições em que o trabalho deve se desenvolver, dirigindo a prestação de serviços. 
Daí exsurge o direito do empregador de fiscalizar (controle) o correto cumprimento dos afazeres do empregado e o direito de puni-lo (disciplinar), nos casos de descumprimento de seus deveres, aplicando-lhe as penas permitidas por lei 1 – advertência, suspensão e justa causa. O poder disciplinar decorre, pois, do poder de comando inerente das posições que se encontram empregador num patamar e o empregado em outro abaixo – hierarquia.
ROBSON FERREIRA
201402019939

Outros materiais