Buscar

Mecânica dos Solos - Origem e Formação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Mecânica dos Solos2
AGNES MOURA DOS SANTOS
Universidade Estácio de Sá
Mecânica dos Solos
1. A origem da Mecânica dos Solos
A mecânica dos solos, é a parte da engenharia responsável por trabalhar com matérias primas naturais e com bastante complexidade. Ela estudas as ações que influenciam a formação dos solos e suas especificações, como a umidade, porosidade e entre outros aspectos que classificam os solos.	
A descoberta de que os solos precisavam de estudos para a construção de obras de engenharias, foi do engenheiro austríaco Karl Von Terzaghi (1883-1963). Ele foi um engenheiro geotécnico, que procurava um método racional e explicável do por que os solos eram diferentes um dos outros em diversas localidades da terra. Iniciou seus estudos sobre a mecânica dos solos, e com isso, ele foi aclamado de como o “Pai” da Mecânica dos Solos por apresentar métodos racionais para a aplicação da engenharia em solos, antes do início de grandes obras.
Com bases nesses estudos feitos por Karl Terzaghi, as faculdades de formação para engenheiros civis, adotaram a mecânica dos solos como um dos principais estudos para a formação completa na engenharia citada.
2. Origem e formação dos solos
	O solo de originou, a partir de decomposição de rochas que inicialmente formavam a crosta terrestre. Essas decomposições, se devem por ações físicas, químicas, e biológica chamadas de intemperismo e ações erosivas. Os principais agentes do intemperismo, que acarretam a formação dos solos, são a temperatura, clima e presenças de fauna e flora, em seu território.
	Com o intemperismo e os agentes erosivos, dividiu os solos em dois grandes grupos primários: os transportados e residuais. Os solos Transportados, são aqueles solos que sofrem o intemperismo e um determinado local, e depois são transportados para outros locais por ações erosivas. Já o solos residuais, são aqueles que sofrem as ações do intemperismos mas continuam no seu mesmo local de origem, podendo assim “guardar o DNA”, da rocha mãe que deu origem ao solo.
2.1 – Representação esquemática básica de formação do solo

Outros materiais