Buscar

fisiologia da tireóide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
SISTEMA ENDÓCRINO - TIREÓIDE
*
*
*
Eixo Hipotálamo-Hipófise
*
*
*
Eixo Hipotálamo-hipófise-tireóide
*
*
*
Sistema Endócrino
Conceitos Gerais
 
 Os hormônios são substancias químicas, “mensageiros químicos”, produzidos por órgãos endócrinos específicos que são transportados pelo sistema vascular sangüíneo para atingir à distancia órgãos denominados ALVOS, em menor concentração.
*
*
*
Sistema Endócrino
Transporte de hormônios no sangue
Hormônios protêicos são hidrofílicos e carreados no plasma na forma dissolvida.
Hormônios esteróides e da tireóide são lipofílicos e carreados no plasma em associação com proteínas de ligações especificas e não especificas, sendo a quantidade de hormônios ativos, não ligados relativamente pequeno.
*
*
*
Sistema Endócrino
Interação Hormônio X Célula
- Hormônios protêicos(hidrofílicos)  receptores específicos sobre membranas plasmáticas e tecidos ALVO.
- Hormônios esteróides e da tireóide(lipofílicos)  receptores específicos dentro do citoplasma ou núcleo.
*
*
*
Sistema Endócrino
Mecanismo de Controle por FEEDBACK
- Mais importante controle dos hormônios por feedback  feedback negativo, no qual as concentrações elevadas do hormônio resultam na sua menor produção, através da interação com o hipotálamo ou hipófise.
*
*
*
Sistema Endócrino
Feedback: T3 é a principal hormônio de feedback e o seu excesso diminui a secreção do TSH, o que por sua vez diminuirá a secreção tanto de T3 quanto de T4. 
*
*
*
Tireóide
Glândula tireóide: localiza-se caudalmente traquéia, px 1° ou 2° anel traqueal. Composta por 2 lobos a cada lado com traquéia e conectados pelo istmo.
Tecido glandular: folículos preenchidos pelo colóide que armazenam hormônios 
É uma glândula influenciada pelo eixo hipotálamo-hipófise. 
Seus principais hormônios são T3 e T4 respectivamente triiodotironina e tiroxina, que tem a função de aumentar ou acelerar o metabolismo celular. 
Esta glândula também secreta o hormônio calcitonina que é importante para o metabolismo do cálcio. 
*
*
*
Tireóide
Seus dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados ao crescimento, maturação e desenvolvimento. 
A calcitonina, outro hormônio secretado pela tireóide, participa do controle da concentração sangüínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sangüíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.
*
*
*
Eixo Hipotálamo-hipófise-tireóide
Regulação da síntese da glândula tireóide: 
Eixo hipotálamo-hipófise tireóide: TRH (hormônio liberador de tireotropina) é secretado pelo hipotálamo e através do sistema porta hipotalâmico hipofisario chega a adeno hipófise onde se ligará a um receptor de membrana o que estimulará a secreção do TSH (hormônio tireoestimulante - tireotropina) que através da corrente sanguínea chegará a glândula tireóide onde se ligará a receptores de membrana o que estimula a secreção do T3 e T4 e estes por sua vez vão até as células alvo onde se ligarão a receptores no núcleo celular o que estimulará o metabolismo celular. 
*
*
*
Eixo Hipotálamo-hipófise-tireóide
*
*
*
Tireóide
Síntese e secreção dos hormônios 
Os hormônios tireóideos são sintetizados a partir da união de 2 moléculas de TIROSINA que contém 3 ou 4 moléculas de IODO
Os hormônios tireóideos são armazenados fora das céls. foliculares e ligados à Tireoglobulina sob a forma de colóide 
*
*
*
Tireóide
Síntese e secreção dos hormônios: apenas o T3 e T4 apresentam iodo em sua composição.
T3 (triiodotironina) tem uma menor secreção, porém é o mais utilizado (maior ação biológica). 
T4 (tiroxina) tem uma maior secreção porém é menos ativo que o T3. 
As funções destes hormônios são as mesmas, mas eles diferem quanto à velocidade e intensidade de ação, sendo que o T3 é cerca de quatro vezes mais ativo que o T4, já o T4 é encontrado em quantidades muito maiores no sangue circulante e o período de ação deste ultimo também é maior.
Nas células onde atuam, a maior parte do T4 é convertida em T3 pela remoção de um iodeto. 
*
*
*
Tireóide
A maior parte da formação do T3 ocorre fora das cels. da gland. tireóide pela desiodinação de T4
Os hormônios tireóideos, T3 e T4, protêicos e lipossolúveis são transportados no sangue, plasma, em associação com proteínas plasmáticas ligadoras específicas: tireoglobulina(exceto gato), albumina e pré-albumina 
Maior parte de T3 e T4 está ligada e pouca quantidade está livre para interagir com receptores situados nas cels. dos tecidos alvos, ou seja, menos de 1% circulam livres e ativos no plasma
*
*
*
Tireóide
*
*
*
Tireóide 
Produção Hormonal Tireóide	
> 80%  T4 
< 20%  T3 - 80~90% restantes são derivados da desiodinação do T4 em outros tecidos periféricos (fígado, rins e músculos)
*
*
*
Tireóide 
Atividade
- Hormônios tireoidianos apresentam-se largamente ligados a proteínas (tireoglobulina e albumina), menos que 1% do T4 e T3 circulam livres  penetram nas células, produzem seus efeitos biológicos  sendo então metabolizados. Os hormônios ligados servem como reservatórios para a formação da porção biologicamente ativa.
- O hormônio ativo da tireóide é o T3, o T4 é uma forma de reserva.
*
*
*
Tireóide
Atividade
Cerca de 90% do hormônio secretado pela glândula tireóide consiste em tiroxina(T4), e 10% em triiodotironina(T3). A maior parte da tiroxina é eventualmente convertida em triiodotironina nos tecidos. A triiodotironina é cerca de 4 vezes mais potente que a tiroxina, mas ocorre em quantidades bem menores na circulação sangüínea e persiste por período de tempo menor que a tiroxina.
*
*
*
Tireóide 
Ações fisiológicas do T3 e T4: 
Os Hormônios Tireoidianos fazem parte da homeostase orgânica:
 Termogênese: mantem a tºC orgânica (intolerância ao frio, hipoativos/ dormem muito)
Hormônio Crescimento/ mitose  crescimento acelerado, crescimento dos pêlos retardado/ alopecia
- Metabolismo dos lipídeos - obeso, ↑colesterol , seborréia seca ou oleosa.
Síntese Ptns - maturação dos eritrócitos(eritopoiese)
Produção óssea
.......... ou seja, nenhum tecido ou órgão escapa dos efeitos adversos do excesso ou insuficiência dos hormônios tireoideanos.
*
*
*
Tireóide
Ações fisiológicas do T3 e T4:
T3 e T4 entram na célula pelo processo de difusão facilitada e após isso como já mencionado anteriormente o T4 se transforma em T3. 
Aumentam o metabolismo celular e, por conseguinte estimulam o consumo de O2 total da célula, o metabolismo celular ou atividade metabólica basal pode ser aumentada até 100% quando estes hormônios são secretados em grande quantidade. 
*
*
*
Tireóide
Ações fisiológicas do T3 e T4:
Aumentam o tamanho das mitocôndrias e também o seu número, o que aumenta o número de ATP produzidos e para isto estimulam o consumo de glicose e também de gordura. 
Inibem o sistema nervoso simpático. 
Estimula o crescimento linear, o desenvolvimento e a maturação dos ossos. 
É essencial para o desenvolvimento do SNC no feto, estimula a atividade, vigília, fome, aprendizado e etc... 
*
*
*
Tireóide
Ações fisiológicas do T3 e T4:
Níveis baixos de T3 e T4 reduzem em até 60% o metabolismo basal.
Níveis altos de T3 e T4 aumentam cerca de 60 a 100% o metabolismo basal, maior produção de calor. 
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o metabolismo dos carboidratos:
O hormônio tireóidiano estimula quase todos aspectos do mecanismo dos carboidratos, incluindo a rápida captação de glicose pelas células, aumento da glicose e da gliconeogênese, maior velocidade de absorção pelo tubo gastrintestinal e, inclusive, aumentando a secreção de insulina, com os conseqüentes
efeitos secundários sobre o metabolismo dos carboidratos. Todos esses efeitos resultam provavelmente do aumento global das enzimas ocasionado pelo hormônio tireóideo.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o metabolismo das gorduras:
Praticamente todos os aspectos do metabolismo das gorduras também são intensificados sobre influência do hormônio tireóideo. Como as gorduras constituem a principal fonte de suprimento de energia a longo prazo, as reservas de gordura do organismo sofrem maior grau de depressão do que a maioria dos outros elementos teciduais. Os lipídios, em particular, são mobilizados do tecido adiposo, aumentando a concentração de ácido graxos livres no plasma; o hormônio tireóideo também acelera acentuadamente a oxidação de ácidos graxos livres pelas células.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre as gorduras plasmáticas e hepáticas. 
O aumento do hormônio tireóideo diminui a quantidade de colesterol, de fosfolipídios e de triglicerídios no plasma, embora aumente os ácidos graxos livres. Por outro lado, a secreção diminuída de hormônio tireóideo eleva muito a concentração de colesterol, fosfolipídios e triglicerídios e quase sempre provoca deposição excessiva de gordura no fígado. No hipotireoidismo prolongado, o aumento acentuado do colesterol plasmático circulante está quase sempre associado ao desenvolvimento de arteriosclerose grave.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o metabolismo das vitaminas.
 Como o hormônio tireóideo aumenta as quantidades de numerosas e diferentes enzimas, e como as vitaminas são partes essenciais de algumas enzimas ou co-enzimas, o hormônio tireóideo provoca aumento das necessidades de vitaminas.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o metabolismo basal. 
Como o hormônio tireóideo aumenta o metabolismo em quase todas as células do organismo, a presença de quantidades excessivas do hormônio pode, em certas ocasiões, aumenta o metabolismo basal por até 60 a 100% acima do normal.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o peso corporal. 
A produção acentuada de hormônio tireóideo diminui quase sempre o peso corporal, enquanto a forte redução de sua produção aumenta quase sempre o peso corporal. Esses efeitos nem sempre são observados , visto que o hormônio tireóideo aumenta o apetite, o que pode contrabalançar a alteração do metabolismo.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o sistema cardiovascular
O aumento do metabolismo dos tecidos determina a utilização de oxigênio mais rápida do que o normal, além de causar liberação de produtos de degradação do metabolismo dos tecidos em quantidade maior do que a normal. Esses efeitos produzem vasodilatação na maioria dos tecidos, como o conseqüente aumento do fluxo sangüíneo. A velocidade do fluxo sangüíneo na pele aumenta, em virtude de maior necessidade de eliminação de calor.
Em conseqüência do fluxo sangüíneo aumentado, o débito cardíaco também aumenta, atingido por vezes 60% ou mais acima de seu valor normal na presença de hormônio tireóideo em quantidade excessivas, mais caindo para apenas 50% de seu valor normal no hipotireoidismo grave.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre a respiração. 
O aumento do metabolismo intensifica a utilização de oxigênio e a formação de dióxido de carbono: esses efeitos ativam todos os mecanismos que aumentam a freqüência e a profundidade da respiração.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o tubo gastrintestinal. 
Além de aumentar o apetite e a ingestão de alimentos, o hormônio tireóideo também aumenta a velocidade de secreção dos sulcos digestivos, como a motilidade do tubo gastrintestinal. Com a freqüência, verifica-se a presença de diarréia. A falta de hormônio tireóideo causa constipação.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o sistema nervoso central. 
O hormônio tireóideo, aumenta a rapidez da aceleração, mas com freqüência , também a dissocia. A falta de hormônio tireóideo diminui essa função. O indivíduo hipertireóideo está sujeito a apresentar nervosismo extremo e tendência psiconeuróticas, como complexo de ansiedade, preocupação extrema ou paranóia.
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre a função dos músculos. 
Um ligeiro aumento da secreção do hormônio tireóideo determina vigorosa reação muscular, todavia, quando a quantidade de hormônio se torna excessiva, ocorre fraqueza muscular devido ao catabolismo excessivo das proteínas. A falta de hormônio tireóideo faz com que a reação dos músculos seja extremamente lenta, com relaxamento lento após a contração 
*
*
*
Tireóide
Efeito sobre o sono
Devido ao efeito exaustivo do hormônio tireóideo sobre a musculatura e o sistema nervoso central, o indivíduo hipertireóideo tem quase sempre a sensação de fadiga constante; entretanto, devido aos efeitos excitatórios do hormônio tireóideo sobre as sinapses, o sono torna-se difícil. Por outro lado a sonolência extrema é típica de hipotireoidismo.
*
*
*
Tireóide
Efeito do hormônio tireóideo sobre a função sexual. 
Para que a função sexual seja normal , a secreção de hormônio tireóideo também precisa ser aproximadamente normal. 
A ação do hormônio tireóideo sobre as gônadas não pode ser atribuída a uma função específica, mas provavelmente resulta de combinação de efeitos metabólicos diretos sobre as gônadas e de efeito excitatório e inibidores operando por meios de hormônios adeno-hipofisários que controlam as funções sexuais.
*
*
*
Paratireóides
São pequenas glândulas, geralmente em número de quatro, localizadas na região posterior da tireóide. 
*
*
*
Paratireóides
Secretam o paratormônio( PTH ), que estimula a remoção de cálcio da matriz óssea (o qual passa para o plasma sangüíneo), a absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no sangue. Neste contexto, o cálcio é importante na contração muscular, na coagulação sangüínea e na excitabilidade das células nervosas. 
*
*
*
Paratireóides
Paratireóide – Paratormônio
    Age sobre a concentração serica de íons de cálcio (Ca++) e fosfato. Sua presença eleva a concentração do cálcio provocando a osteoclastia em grande estilo, ao mesmo tempo em que abaixa a porcentagem de fosfato estimulando sua secreção pelos rins; aumenta a reabsorção dos íons de magnésio e hidrogênio pelos túbulos renais enquanto a absorção de íons de sódio, potássio e aminoácidos diminuem; aumenta a absorção de cálcio pelos intestinos. Sua ação é mais pronunciada na decomposição óssea pelos osteoclastos.
*
*
*
Tireóide e Paratireóides
As glândulas endócrinas e o cálcio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais