Buscar

Mecânica dos Solos Parte 1 - Origem e Formação, Intemperismo, Erosão.

Prévia do material em texto

Estudo de Mecânica dos Solos2
AGNES MOURA DOS SANTOS
Universidade Estácio de Sá
Mecânica dos Solos
1. A origem da Mecânica dos Solos
A mecânica dos solos, é a parte da engenharia responsável por trabalhar com matérias primas naturais e com bastante complexidade. Ela estudas as ações que influenciam a formação dos solos e suas especificações, como a umidade, porosidade e entre outros aspectos que classificam os solos.	
A descoberta de que os solos precisavam de estudos para a construção de obras de engenharias, foi do engenheiro austríaco Karl Von Terzaghi (1883-1963). Ele foi um engenheiro geotécnico, que procurava um método racional e explicável do por que os solos eram diferentes um dos outros em diversas localidades da terra. Iniciou seus estudos sobre a mecânica dos solos, e com isso, ele foi aclamado de como o “Pai” da Mecânica dos Solos por apresentar métodos racionais para a aplicação da engenharia em solos, antes do início de grandes obras.
Com bases nesses estudos feitos por Karl Terzaghi, as faculdades de formação para engenheiros civis, adotaram a mecânica dos solos como um dos principais estudos para a formação completa na engenharia citada.
2. Origem e formação dos solos
	O solo de originou, a partir de decomposição de rochas que inicialmente formavam a crosta terrestre. Essas decomposições, se devem por ações físicas, químicas, e biológica chamadas de intemperismo e ações erosivas. Os principais agentes do intemperismo, que acarretam a formação dos solos, são a temperatura, clima e presenças de fauna e flora, em seu território.
	Com o intemperismo e os agentes erosivos, dividiu os solos em dois grandes grupos primários: os transportados ou sedimentares e residuais. Os solos transportados ou sedimentares, são aqueles solos que sofrem o intemperismo e um determinado local, e depois são transportados para outros locais por ações erosivas. Já o solos residuais, são aqueles que sofrem as ações do intemperismos mas continuam no seu mesmo local de origem, podendo assim “guardar o DNA”, da rocha mãe que deu origem ao solo.
2.1 – Representação esquemática básica de formação do solo
3. Intemperismo e Agentes Erosivos 
	O intemperismo é um processo que altera fisicamente ou quimicamente as rochas e seus minerais, tendo em consideração, o clima e o relevo onde essas rochas de encontram. Não existe em nenhuma hipótese, aprofundar o estudo dos solos sem falar no intemperismo e de como ele atua nas rochas e solos.
	Existe 3 tipos de intemperismo: físico, químico e biológico.
3.1.1 Intemperismo Físico:
	Ocorre quando consiste na fragmentação ou fissuras na rocha, causando assim a separação dos minerais de forma irregular, formando em uma rocha de superfície então homogênea, em rochas descontinuadas. Os principais agentes do intemperismo físicos é a variação de temperatura, alterações do estado da água, variações de umidade e ações dos ventos.
 
3.1.1 Rocha moldada pela ação do vento
3.1.2 Intemperismo Químico:
	É caraterizado pela ação do intemperismo químico, fazendo com que as propriedades do solo sejam reformuladas. Os principais agentes do intemperismo químico, são a oxidação de minerais, quebra de estruturas químicas, musgos e outros.
3.1.2 Alteração salina causando buracos na rocha
3.1.3 Intemperismo Biológico
	É o processo de transformação da rocha a partir da intervenção de seres vivos e até mesmo os animais. Os principais agentes são as bactérias, raízes de árvores, decomposição de organismos ou excrementos, e demais.
3.1.3 Plantas fundadas em rochas
3.1.4 Fatores que Influenciam o Intemperismo
Clima: variação de temperatura, ciclo de chuvas, etc.
Topografia: solo formado constitui em uma camada de proteção na rocha contra posteriores alterações
Tipos de Rochas: diferentes estruturas de rochas, permitindo diversos tipos de ataques físicos e químicos.
3.2 Agentes Erosivos
	É denominado agentes erosivos, forças externas que provocam o desgastes das rochas e relevos, fazendo o acumulo de materiais pelo processo de erosão. São considerados agentes erosivos, ventos em demasia, água da chuva, gelo de glaciares, entre outros fatores. Existem as erosões naturais e as erosões antrópicas. 
As erosões naturais, dá-se pelos agentes naturais que compõem a terra: água da chuva (erosão pluvial), ventos (erosão eólica), água dos rios (erosão fluvial), mares (erosão marítima), geleiras (erosão glacial).
As erosões antrópicas, são as ações que o homem faz no solo. Queimadas, desmatamentos, são exemplos de erosões antrópicas.
3.2 Erosão causada pela água da chuva

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes