Buscar

A ESCOLA MARGINALISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ESCOLA MARGINALISTA – CAP.13
	
WILLIAM STANLEY JEVONS
(1835-1882)
	TRIO AUSTRÍACO 
	
	CARL MENGER
(1840-1921)
	FRIEDRICH VON WIESER
(1851-1926)
	EUGEN VON BOHM – BAWERK
(1851-1914)
	BIOGRAFIA: Nasceu em Liverpool, na Inglaterra. Passou cinco anos na Austrália como avaliador na Casa da Moeda, onde ganhou o suficiente para voltar para à Inglaterra e prosseguiu seus estudos. Ficou desapontado e triste quando não ganhou um prêmio de economia política na University College, em Londres, e atribuiu sua derrota ao preconceito de seus professores em relação às novas ideias que estava desenvolvendo. Jevons publicou vários livros sobre lógica, economia política e filosofia, primeiro em Manchester e depois na University College, em Londres. 
	BIOGRAFIA: Nascido na Galícia e filho de um advogado, estudou nas Universidades de Viena e Praga e recebeu seu doutorado na Universidade da Cracóvia. Como professor na Universidade de Viena, Menger publicou sua principal obra, Principles of economics. O objetivo mais amplo de Menger era produzir um trabalho sistêmico sobre economia e um tratado abrangente sobre o caráter e os métodos das ciências sociais em geral. Durante as três últimas décadas de sua longa vida, ele publicou muito pouco, porque estava insatisfeito com seus escritos. Ao morrer, deixou valiosos manuscritos fragmentados e desordenados. 
	BIOGRAFIA: Nasceu em Viena em uma distinta família aristocrata, cujos filhos, em geral, entraram para o serviço público. Ele estudou direito na Universidade de Viena e, após a graduação, leu o livro de Menger sobre a economia. As ideias contidas ali cativaram e o inspiraram a estudar economia em universidades alemãs. Depois, ele foi indicado, com ajuda de Menger, para a cadeira de professor de economia na Universidade Alemã de Praga. Mais tarde lecionou na Universidade de Viena e também assumiu altos postos no governo da Áustria, tendo sido uma vez ministro do comércio. 
	BIOGRAFIA: Eugen von Böhm-Bawerk nasceu em 12 fevereiro de 1851 em Brno, capital da província Austríaca da Morávia (hoje a parte oriental da República Checa). Ele morreu em 27 de agosto de 1914, com a idade de 63, assim quando a Primeira Guerra Mundial estava começando. Foi professor de economia política na Universidade de Viena e serviu o governo austríaco como ministro das Finanças. Foi casado com a irmã de Von Wieser. 
	CONTRIBUIÇÕES: Theory of Political Economy (1871), livro de importância relevante na história do pensamento econômico, em que expôs de forma definitiva a teoria da utilidade marginal, desenvolvida paralelamente por Karl Menger em Viena e Léon Walras na França. Outros livros importantes seus foram A Serious Fall in the Value of Gold (1863), Jevons lançou The Coal Question (1865). Outros escritos foram reunidos no livro póstumo Investigations on Currency and Finance (1884), em que examina o problema das flutuações econômicas. Defendia o uso da economia matemática, pois a economia lidava com quantidades e formulou a equação de trocas, que estabelecia a igualdade entre a utilidade marginal do item consumido e seu preço. Estudou as relações entre as necessidades materiais e o estímulo ao trabalho, tendo chegado a conclusões que - embora hoje pareçam curiosas - estavam alinhadas com o mainstream do pensamento econômico liberal e dos marginalistas de sua época:
	CONTRIBUIÇÕES: Fundou a escola austríaca. Desenvolveu a ideia subjetiva do valor (teoria da utilidade marginal) ligando-a à satisfação dos desejos humanos, que refutou a teoria valor-trabalho defendida pelo economista clássico David Ricardo. 
Pra ele, trocas ocorrem porque indivíduos têm avaliações pessoais diferentes dum mesmo bem: toda atividade econômica resulta simplesmente da conduta dos indivíduos e deve ser analisada a partir do consumo final, como uma pirâmide invertida. 
Definição de valor para Menger: um bem tem valor pois satisfaz uma necessidade, sendo que esse valor deriva da necessidade que não seria satisfeita caso não tivéssemos o bem. Valor é diferente de preço (que é determinado pelo mercado, dependendo assim, da concorrência e informação). Sua teoria da utilidade foi também desenvolvida, na mesma época (1871) e independentemente, por Jevons, mas foram Menger e seus discípulos Böhm-Bawerk e F. von Wieser que melhor a exploraram.
	CONTRIBUIÇÕES: A principal contribuição de Wieser era a teoria de " imputação " do custo de produção relacionada ao custo oportunidade, um fato que estava sendo ignorado pelos Neoclássicos que somente abordava o custo real.   No desenvolvimento da "Wieser's Law" (como esta doutrina foi chamado depois), ele mudou o rumo dos estudos econômicos no sentido de pesquisar a escassez e a distribuição de recursos - uma quantidade fixa de recursos e desejos ilimitados - tudo baseado no princípio de utilidade marginal. Menger tinha montado isto inicialmente, mas nunca realmente estendeu isto corretamente para produção e distribuição. A teoria de imputação de Wieser permitiu aplicar aquele único princípio em todos lugares. A teoria de Wieser de "custo alternativo" e a teoria de "custo real" de Marshall entrou em confrontação Wicksteed e Edgeworth duelaram sobre o assunto, mais tarde Robbins e Knight -mas hoje em dia pode se dizer que eles estão reconciliados (em muitos aspectos, não em todos).Wieser é renomado por dois trabalhos principais, Natural Value(1889), o qual detalha cuidadosamente a doutrina de custo alternativa e a teoria de imputação, e a Social Economics (1914) que é uma tentativa ambiciosa para aplicar isto para o mundo real.
 
	CONTRIBUIÇÕES: Entre as contribuições para a análise econômica, uma delas se destaca: sua análise do elemento de tempo – não o tempo em relação às alterações sistemáticas na economia ou em relação ao crescimento econômico, mas o tempo como elemento significativo no curso normal dos assuntos econômicos, influenciando todos os valores, os preços e os lucros. Além de escrever extensivas críticas ao pensamento econômico de Karl Marx nas décadas de 1880 e 1890.

Outros materiais