Buscar

Microbiologia e parasitologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Microbiologia e parasitologia
ENF:SARAI
Microbiologia e Parasitologia:
É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos, suas principais características e formas de associação, como as infecções parasitárias e a transmissão dos agentes infecciosos; a seguir, analisaremos as vias de penetração e de eliminação destes agentes. 
Cadeia de transmissão dos agentes infecciosos 
Para que ocorram infecções parasitárias é fundamental que haja elementos básicos expostos e adaptados às condições do meio. Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o HOSPEDEIRO, O AGENTE INFECCIOSO E O MEIO AMBIENTE
Cadeia de transmissão dos agentes infecciosos
No entanto, em muitos casos, temos a presença de vetores, isto é, insetos que transportam os agentes infecciosos de um hospedeiro parasitado a outro, até então sadio (não-infectado). É o caso da febre amarela, da leishmaniose e outras doenças.
Agente infeccioso
é um ser vivo capaz de reconhecer seu hospedeiro, nele penetrar, desenvolver-se, multiplicar-se e, mais tarde, sair para alcançar novos hospedeiros. 
agentes infecciosos
Os MICRORGANISMOS são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu e, para enxergá-los, precisa-se da ajuda de um MICROSCÓPIO, que nada mais é do que um instrumento que aumenta a imagem de um objeto através de um sistema de lentes.
ONDE OS MICRORGANISMOS VIVEM?
Os microrganismos encontram-se distribuídos em praticamente todos os lugares da natureza. Estão no ar, na água (mares, rios, lagos e água subterrânea) e no solo. 
Podem ser encontrados em maiores quantidades em lugares onde existe grande quantidade de alimentos (matéria orgânica e inorgânica), umidade e temperatura apropriada para que possam CRESCER e se REPRODUZIR. 
agentes infecciosos
 micróbios ou germes, 
 bactérias,
 protozoários, 
vírus, 
ácaros e alguns fungos. 
-Elementos básicos da cadeia de transmissão: 
Hospedeiro: 
Na cadeia de transmissão, o hospedeiro pode ser o homem ou um animal, sempre exposto ao parasito ou ao vetor transmissor, quando for o caso. 
Na relação parasito-hospedeiro, este pode comportar-se como um portador são (sem sintomas aparentes) ou como um indivíduo doente (com sintomas), porém ambos são capazes de transmitir a parasitose
 O hospedeiro intermediário :quando os parasitos nele existentes se reproduzem de forma assexuada
A Taenia solium, por exemplo, precisa, na sua cadeia de transmissão, de um hospedeiro definitivo, o homem, e de um intermediário, o porco. 
O hospedeiro definitivo quando os parasitos nele alojados se reproduzem de modo sexuado.
 A Taenia solium, por exemplo, precisa, na sua cadeia de transmissão, de um hospedeiro definitivo, o homem, e de um intermediário, o porco. 
HOSPEDEIRO DEFINITIVO:- é aquele q abriga o parasita de maturidade sexual ou de reprodução sexuada
HOSPEDEIRO INTERMEDIARIO:- é aquele q abriga o parasita na fase larval ou de reproduão assexuada
Reprodução assexuada
Reprodução sexuada
Os parasitos são também classificados em endoparasitos e ectoparasitos
Endoparasitos: são aqueles que penetram no corpo do hospedeiro e aí passam a viver. 
Ectoparasitos :são aqueles que não penetram no hospedeiro, mas vivem externamente, na superfície de seu corpo, como os artrópodes - dentre os quais destacam-se as pulgas, piolhos e carrapatos.
Tipos de doenças:
Tipos de doenças: Doenças transmissíveis e não- transmissíveis Nem todas as doenças que ocorrem em uma comunidade são transmitidas, ou passadas, de pessoa a pessoa (as “que se pega”). Existem também as que não se transmitem desse modo (as “que não se pega”). Podemos então dizer que as : 
doenças transmissíveis:
doenças transmissíveis:são causadas somente por seres vivos, chamados de agentes infecciosos ou parasitos. O sarampo, a caxumba, a sífilis e a tuberculose exemplificam tal fato. 
As doenças não-transmissíveis
As doenças não-transmissíveis :podem ter várias causas, tais como deficiências metabólicas (algum órgão que não funcione bem), acidentes, traumatismos, origem genética (a pessoa nasce com o problema). Como exemplos, temos o diabetes, o câncer e o bócio tireoidiano.AGENTES INFECCIOSOS E ECTOPARASITOS E SUAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS 
Os vírus:
características gerais: Os vírus são considerados partículas ou fragmentos celulares capazes de se cristalizar até alcançar o novo hospedeiro. Por serem tão pequenos, só podem ser vistos com o auxílio de microscópios eletrônicos
Principais doenças transmitidas pelos vírus:
 Os vírus são responsáveis por várias doenças infecciosas, tais como:
 AIDS,
 gripes,
 raiva,
 poliomielite (paralisia infantil),
 meningite,
 febre amarela,
 dengue,
 hepatite, 
caxumba, sarampo, rubéola, mononucleose, herpes, catapora, etc.Sua transmissão ocorre de várias formas
 TRANSMISSÃO 
a) pela picada de mosquitos (vetores), como o Aedes aegypti infectado, responsável pela dengue e febre amarela;
b) pela mordida de cães infectados, ocasionando a raiva;
 c) pela saliva e pelo trato respiratório, podendo gerar herpes,catapora, hepatite, sarampo, etc.;
TRANSMISSÃO 
d) pelo sangue contaminado: provocando a AIDS e a hepatite B; 
e) há ainda a transmissão de vírus pelo leite materno, por via oral-fecal, pela urina, placenta, relações sexuais e lesões de pele (rubéola, HIV, vírus da hepatite B).
TRANSMISSÃO 
Algumas doenças transmitidas por vírus são facilmente controláveis por meio de vacinas, como sarampo, rubéola, caxumba, raiva, poliomielite, febre amarela, hepatite e alguns tipos de meningite. 
AS BACTÉRIAS
características gerais :
as bactérias são organismos muito pequenos, porém maiores que os vírus, mas visíveis somente ao microscópio. Apresentam formas variadas e pertencem ao reino Monera, sendo, portanto, seres unicelulares – procariontes. 
Os protozoários:
características gerais: 
Os protozoários são seres unicelulares cuja maioria é extremamente pequena, ou seja, microscópica.
 A maior parte vive de forma livre em ambientes úmidos ou aquáticos, mas existem protozoários comensais (Entamoeba coli) e os que são parasitos do homem e capazes de causar doenças graves, como a malária e a doença de Chagas. 
As células procariontes ou procariotas  são diferentes das eucariontes . Sua maior diferença é que as células procariontes não possuem carioteca. A carioteca é uma membrana que separa o material genético do citoplasma. 
As células eucariontes ou eucariotas possuem a carioteca, individualizando o material nuclear da célula.
Veja bem: em ambas células existe o material genético, mas nas procariontes este está “boiando” no citoplasma. E na célula eucarionte, o material genético está no núcleo – separado pela carioteca do restante da célula.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais