Buscar

FiChAmEnTo AnAlítIcO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FiChAmEnTo AnAlítIcO.... Mais UmA aPrEnDiZaGeM 
Tratando-se de mais uma aprendizagem, posto este trabalho realizado na disciplina: Organização do Trabalho Acadêmico, como forma de contribuição e ajudando a tirar dúvidas.
O texto é da autora Marilena Chauí e tem por título A atitude científica, no início tivemos dúvidas, mas com a explicação da nossa professora sobre esse tipo de fichamento, passamos a perceber com ele torna um texto mais fácil para a compreensão. 
O que é fichamento analítico? 
É uma síntese concisa das idéias do texto lido, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.
TÍTULO: A atitude Científica
AUTOR: Marilena Chauí
DADOS DA PUBLICAÇÃO: Convite à filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2009.
OBJETIVOS DO AUTOR NESSE TEXTO: O autor quer mostrar a diferença entre o senso comum e o conhecimento científico. De início é colocado em evidência todas as situações do cotidiano, onde o ser humano as notam, as têm como verdades absolutas e não as questionam.
DESCRIÇÃO DO TEXTO: O texto relata situações que fazem parte de nossas vidas, que são transmitidas de gerações em gerações e acabam se transformando muitas vezes em verdades inquestionáveis pelo ser humano.
Caracteriza o senso comum como expressão de sentimento e opinião individual, onde o resultado irá depender do grupo que o indivíduo estiver inserido. Os fatos apresentam-se diferentes, a partir do momento que são julgados por pessoas diferentes.
Mostra que a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas. Quando enxergamos fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, neste momento o conhecimento científico irá buscar padrões, critérios de comparação e leis gerais de funcionamento dos fenômenos, afirmando que através do conhecimento o homem pode libertar-se das superstições.
Discorre sobre os objetos científicos, deixando claro que não se trata de dados empíricos espontâneos de nossa experiência cotidiana, mas que são construídos pelo trabalho da investigação científica.
Referência: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática

Outros materiais