Buscar

direito penal

Prévia do material em texto

OAB – PENAL – FÁBIÃO
Elementos do crime – fato típico + ilicitude + culpabilidade (para alguns doutrinadores é considerado como elemento para outros como pressuposto).
Elementos do Fato típico:
	a) Conduta
	b) Resultado
	c) Nexo Causal
	d) Tipicidade
Conduta – é ação ou omissão humana. Características: consciência; volitividade (agir com consciência)
Na coação física, no movimento reflexo, o estado de sono (sonambulismo), hipnose, não há conduta, porque o agente não está agindo com consciência.
Omissão relevante – existe os comportamentos comissivos e omissivos, identificados no verbo do artigo (ex.: art. 121 – matar alguém)
Resultado pode ser conceituado com dois aspectos distintos: natural, que implica na modificação no estado da coisa, são chamados de crimes materiais, o legislador exige a existência de um resultado naturalístico. Tem crime que não tem resultado (ex.: ato obsceno – não houve alteração do estado da coisa, a reação pode alterar mas a vítima vai sair fisicamente igual). Conceito normativo de resultado – é lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado (cria um risco, esse risco é tido como resultado), é este o conceito adotado pelo Código Penal.
Os crimes que o legislador não prevê resultado naturalístico é chamado (ex.: porte de arma) é chamado de mera conduta. Quando o legislador prevê o resultado mas o resultado não acontece, o resultado não precisa acontecer, o legislador antecipa a consumação do crime, são chamados de crimes formais (ex.: corrupção – o verbo é exigir).
Nexo Causal/ Relação de Causalidade – ligação entre comportamento e resultado. Há a linha do desdobramento causal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes