Buscar

BSC - Balanced Scorecard da CAIXA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FATEC - OURINHOS
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Gestão e Governança de Tecnologia da Informação
 
Trabalho
BALANCED SCORECARD (BSC)
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 
Caixa Econômica Federal
Hoje em dia, é o maior banco público da América Latina, focado também em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo seu lado social, uma vez que é centralizadora de operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial - PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-desemprego.
Atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos a estados e municípios. Também faz a intermediação de verbas do Governo federal destinadas ao setor público.
 Acima de tudo, a Caixa Econômica Federal é um órgão público controlado pelo Tesouro Nacional da República Federativa do Brasil.
Missão da CAIXA
Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.
Visão
Estar entre os três maiores bancos brasileiros até 2022, mantendo a liderança como agente de políticas públicas.
Valores
 Nosso trabalho é importante para a sociedade
 Temos orgulho de trabalhar na CAIXA
 Juntos podemos mais
 Nossas atividades são pautadas pela ética 
 Respeitamos as ideias, as opções e as diferenças de toda a sociedade
 A liderança se faz pelo exemplo
 Somos inovadores no que fazemos
Perspectiva Financeira
A perspectiva financeira é composta por alguns indicadores e objetivos:
- Margem Financeira Bruta: Medir o resultado primário da intermediação financeira, decorrente das atividades de captação e aplicação de recursos;
- Prestação de Serviços: Demonstrar o resultado obtido através da captação de tarifas comerciais e sociais.
	A Margem Financeira Bruta de um produto é calculada através da seguinte estrutura:
(+) Receitas financeiras: juros e atualização monetária sobre aplicações e encargos de mora;
(-) Custo de oportunidade: valor cobrado pelo caixa central único, como decorrência da aplicação de recursos;
(-) Custos financeiros: custos com juros e atualização monetária sobre captações;
(+) Receita de oportunidade: valor pago pelo caixa central único, decorrente da captação de recursos;
(=) Margem financeira bruta.
	Os objetivos do indicador Prestação de Serviços são definidos pela Gerência Nacional de Orçamento (GEORC) e os realizados encaminhados pela GENOR14, em arquivos diários e/ou mensais, as informações são provenientes do SICRS15.
A Perspectiva de Processos Internos
A perspectiva Processos é composta pelos seguintes indicadores e objetivos.
- Conformidade: Apurar o resultado, em percentual, do nível de conformidade dos principais processos e negócios: Responsabilidade gerencial (adiantamento a depositante e excesso sobre limite), Abertura e Alteração de Contas, Garantia, FGTS, Prevenção Contra Crimes de Lavagem de Dinheiro;
- Risco: Monitorar e apresentar o resultado percentual do grau de exposição a riscos (Perda Realizada e Perda Suportada) os quais a CAIXA está exposta em determinados processos e produtos, buscando a qualificação da carteira de crédito.
	O indicador de Conformidade tem a finalidade de qualificar o processo interno da agência no que se refere à normatização de rotinas como concessões de crédito/financiamentos, aberturas de contas, entre outros. Além de qualificar o processo, a conformidade protege a rede, minimizando as possibilidades de eventuais golpes, inadimplências e consequentes responsabilizações do funcionário concessor.
A Perspectiva dos Clientes
Para a CAIXA, a perspectiva dos Clientes é composta pelos seguintes indicadores:
- Ocorrência Ouvidoria: Demonstra o grau de utilização do sistema de ouvidoria pelos clientes CAIXA;
- Prospecção/Ativação: Mede a expansão do número de contas qualificadas em conformidade ao modelo GRC - Gestão do Relacionamento com Clientes;
- Pesquisa de Qualidade do Atendimento (PQA): Mede o grau de satisfação dos clientes externos, aferido por meio de pesquisa em relação ao atendimento. Segundo estratégia da CAIXA, este objetivo é apenas informativo.
A Perspectiva do Aprendizado e Crescimento
Para a CAIXA, a perspectiva pessoas (Aprendizado e Crescimento) é composta pelos seguintes indicadores e objetivos:
- Desenvolvimento Humano/ Trilha Fundamental CAIXA: Medir a quantidade de passos realizados na Trilha Fundamental CAIXA (Universidade Corporativa);
- Desenvolvimento Humano/GPC: Demonstrar o percentual de participação e conclusão do mapeamento dos empregados ocupantes de cargos em comissão gerencial, técnico e de assessoramento;
- Saúde de Empregado/PCMSO: Apresentar o percentual de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) válidos na unidade, no ano considerado.
	Em relação ao indicador Desenvolvimento Humano / Trilha Fundamental CAIXA, percebe-se uma preocupação por parte da organização com o desenvolvimento e treinamento de seus funcionários, no que se refere às qualificações básicas para o exercício de suas atribuições. Com a implantação do programa de desenvolvimento orientado, o funcionário da CAIXA conta com uma série de cursos disponíveis em ambiente internet e intranet através da Universidade Corporativa CAIXA. Dentre estes programas, destacam-se as trilhas de desenvolvimento, que são caminhos alternativos e flexíveis, objetivando o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes em níveis profissional e pessoal.
Alunos
Jhonatas Henrique Barbosa do Carmo 
Victor Augusto Oliveira Rosa 
 
 
 
 
 6º ADS Noturno
 
OURINHOS 2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais