Buscar

AULA 01_02_03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Metodologia Científica
*
Metodologia Científica 
1º Bimestre:
05.04.2016 - Prova Bimestral
2º Bimestre:
01.06.2016 - Apresentação Trabalho Bimestral 
08.06.2016 – Prova Oficial
22.06.2016 - Prova Substitutiva 
*
*
Metodologia Científica 
Trabalho:
1- Leitura do livro 
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
autor: Lon L. Fuller 
editora: Leud
Link do livro: 
https://apreendaapreender.files.wordpress.com/2012/05/o-caso-dos-exploradores-de-cavernas.pdf
2. Elaborar e entregar uma resenha impressa.
3. Apresentação oral, com a posição crítica do grupo. 
*
*
Metodologia Científica 
Critérios de Avaliação
1º Bimestre = Peso 40%
2º Bimestre = Peso 60%
Média do Semestre = (Nota B1 x 40%) + (Nota de B2 x 60%)
Ex. B1 = 6,0 + B2 = 7,0
 2,4 4,2 = MÉDIA = 6,6
*
*
Metodologia Científica 
 Sites de Interesse: 
 www.migalhas.com.br 
 www.jus.com.br 
 www.stf.gov.br / www.stj.gov.br 
 www.tvjustica.jus.br / www.radiojustica.jus.br
 www.conjur.com.br/
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Objetivo da Disciplina 
Compreender como se produz o conhecimento científico e suas diferentes formas de representação.
Competência geral a ser desenvolvida: Aplicar os procedimentos científicos em sua prática profissional.
Objetivo geral: Compreender as características do conhecimento científico, a fim de formar o espírito científico e adotar seus procedimentos na busca de respostas para os problemas da profissão.
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Objetivos específicos: Conhecer como historicamente os seres humanos construíram formas para explicar os fenômenos. Caracterizar os principais tipos de conhecimento: senso comum, filosófico, religioso e científico. Compreender o diferencial do conhecimento científico e sua importância na busca de soluções racionais para os desafios das práticas profissionais.
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
O que significa “conhecer”?
Quais são os tipos de conhecimento?
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
TIPOS DE CONHECIMENTO: 
Científico 
Filosófico
Senso Comum
Religioso 
O conhecimento pode ser interpretado como uma relação que se estabelece entre o sujeito (aquele que quer saber, que tem curiosidade, indagações) e o objeto (aquilo que se quer conhecer, que guarda um enigma, que precisa ser desvendado). A maneira como o sujeito irá revelar esse objeto é que se manifesta em diferentes tipos de conhecimento. É fato que não se pode conhecer tudo das coisas, ou todas as coisas. 
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
 LOGO: A metodologia é a forma pela qual se constrói o conhecimento, seguindo determinado percurso, mediante processo de organização. 
As fontes do conhecimento são variáveis, tais como família, a escola, a igreja, bem como diferentes formas de comunicação existentes. Outra fonte de conhecimento é a observação. 
Princípio de Autoridade: é forma de conhecimento. Advém de nossos pais, professores, ou outros que na nossa concepção tem a competência sobre o assunto. Contudo, à medida em que esses conceitos são negados pela evidência, nós os substituímos por outros conceitos e conhecimentos.
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Origens do conhecimento científico: 
- O conhecimento divulgado e conhecido na atualidade, tem suas origens no XVII. Até então as explicações eram baseadas em superstições, principalmente vinculadas ao pensamento religioso.
- O Renascimento, a invenção da imprensa, a Reforma Protestante, são alguns eventos que demonstram a riqueza desse processo.
O método científico é baseado na razão, na lógica e na experimentação,
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
***Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes provocando uma revolução religiosa. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Reforma Católica. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo. 
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
CONCLUSÃO: 
Nenhum tipo de conhecimento se sobrepõe ao outro, mas respondem a questões diferentes em diferentes circunstâncias.
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Conhecimento Científico. 
Passo 01. Leitura Situação Problema 
Passo 02. Compreender o que é e como se caracteriza o pensamento científico, que permitirá as escolhas mais racionais, em função da metodologia que lhe é peculiar.
A situação problema que resolveremos nos permitirá concluir como os conhecimentos existentes e a idealização de melhorias em uma comunidade serão transformados, por meio de um projeto, em ações concretas para solucionar os problemas apresentados. 
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Que escolhas devem ser realizadas, dentro desse projeto, para que essas soluções aconteçam de fato? Quais procedimentos caracterizam esses tipos de escolhas?
Tais escolhas e procedimentos estão ligadas a metodologia. Em sua origem, o termo tem o significado de caminho, forma, meio utilizado para se realizar determinada tarefa, ou seja, o caminho para se construir o conhecimento. 
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
 SITUAÇÃO PROBLEMA: 
Gustavo mora na cidade de Molhados, onde são realizados racionamentos semanais de água. No bairro onde reside, todos os moradores foram avisados, por meio de folhetos distribuídos pela prefeitura, de que uma vez por semana, sempre às terças-feiras, não teriam água disponível. Isso fez que eles tivessem de começar a estocar água potável para consumo e armazenar água da chuva e também água de reúso para as demais necessidades. 
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Entretanto, por falta de informação e conscientização sobre as reais causas desse racionamento, os seguintes problemas foram ocasionados entre os moradores: dificuldade para encontrar na região água potável disponível para compra; falta de informação sobre as formas de armazenamento de água e sua utilização, o que gerou foco de dengue no bairro; além de falta de informação sobre possíveis multas por parte da prefeitura em razão da má utilização da água, o que também gerou revolta e muitos protestos. 
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Diante dessa situação vivenciada em seu bairro, Gustavo procurou uma empresa que estava em busca de parcerias para projetos sociais. Desta forma, ficou responsável por escrever um projeto para a realização de ações de conscientização e informação aos moradores, gerando melhoria na qualidade de vida do local e, posteriormente, para a cidade de Molhados. Entretanto, Gustavo sabia que antes de tratar especificamente da falta de água e de seus desdobramentos precisaria explanar a respeito da real causa, ou seja, das mudanças climáticas no mundo. 
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
Posteriormente, o projeto seria também apresentado à prefeitura para que as melhorias pudessem ser estendidas também à cidade. De que forma Gustavo poderá utilizar o conhecimento científico para escrever tal projeto, pensando nas questões a serem resolvidas no bairro onde reside?
Como Gustavo organizará todo esse conhecimento para, de fato, conseguir concretizar essa ideia?
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
PASSOS: 
• Identificar os problemas enfrentados por Gustavo.
• Analisar como ele está resolvendo as situações.
• Propor outras alternativas para a situação constatada.
*
*
AULA 01 - Metodologia Científica 
PRÓXIMA AULA: 
ETAPA 01:
Qual
é a relação entre conhecimento científico e desenvolvimento do capitalismo? 
Reflexão: De que forma o desenvolvimento do modelo burguês de produção favoreceu o desenvolvimento da ciência? 
Obs. Para realizar essa tarefa, é essencial a leitura do seção “Não pode faltar” do livro didático.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais