Buscar

Apol 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
(Inmetro/SC - 2010)  Analise as frases contidas em cada uma das alternativas abaixo, e em seguida escolha a única que possui uma afirmação correta.
	
	A
	Eficiência Organizacional significa minimização da produção de bens e serviços.
	
	B
	Eficiência Organizacional significa maximização de energias consumidas pela produção de bens e serviços.
	
	C
	Eficiência Organizacional significa maximização das despesas e minimização da produção de bens e serviços.
	
	D
	Eficiência Organizacional significa minimização das quantidades de matérias-primas e  energia consumida pela maximização da produção de bens e serviços.
Você acertou!
A eficiência significa “fazer mais com menos”. Na empresa, a eficiência organizacional segue o mesmo princípio, produzir mais bens ou serviços com menos quantidade de matéria prima.
Questão 2/5
Em relação a Eficiência e Eficácia, analise as afirmativas a seguir:
I. A eficácia, ao fazer mais com menos, diminui as chances de erros ligando o trabalho em equipe com a motivação almejada e prevista.
II. A eficácia é a mais importante, pois é indispensável ao gestor apresentar os resultados esperados
III. A eficácia é o processo de atingimento das metas impostas, aproveitando as necessidades do mercado.
IV. A eficácia conciliada com a eficiência apresenta os resultados desejados, qualidade com baixos custos.
 
Está CORRETO o que consta APENAS em:
	
	A
	I, II;
	
	B
	I, III e IV;
	
	C
	II e IV;
É indispensável para a empresa um gestor eficaz, pois a empresa precisa de resultados.
Ao mesmo tempo, a eficácia quando conciliada com a eficiência, apresenta os melhores e desejados resultados: qualidade com baixo custo. 
 
	
	D
	II, III e IV.
Questão 3/5
(IFRN- 2012) A Administração por Objetivos (APO) é um estilo de administração que enfatiza o estabelecimento conjunto de objetivos tangíveis, verificáveis e mensuráveis. Assinale a opção que apresenta benefícios da APO.
	
	A
	A ênfase é colocada nas atividades - meio como forma de tornar a organização mais eficiente, a retroação é intensamente utilizada e possibilita que mudanças constantes sejam acompanhadas.
	
	B
	A independência entre os vários objetivos organizacionais funciona, simultaneamente, de cima para baixo e de baixo para cima e promove a participação dos funcionários.
	
	C
	O desempenho é melhorado em todos os níveis da organização, os objetivos departamentais e individuais são alinhados com os objetivos organizacionais e os funcionários são motivados para alcançar e superar objetivos e metas.
Você acertou!
A APO proporciona uma diretriz ou uma finalidade comum, os objetivos departamentais e individuais são alinhados com os objetivos organizacionais; os funcionários são motivados para alcançar e superar as metas; serve de base para avaliar planos; melhora a possibilidade de previsão de futuro e ajuda a orientar as prioridades de recursos escassos.
 
	
	D
	Os esforços são focalizados nas atividades que conduzem ao alcance dos objetivos individuais, há pouco envolvimento entre os gerentes e funcionários e recompensas são oferecidas para ultrapassar os objetivos fixados
Questão 4/5
Considerando as principais características do planejamento estratégico, assinale a alternativa correta que demonstra uma dessas características.
	
	A
	Todo esse alinhamento necessário ao qual objetivamos a qualidade nos nossos produtos e o bem estar dos nossos clientes, fornecedores e funcionários, tem um único propósito, lucros maiores.
As principais características de um planejamento estratégico são; o pensamento sistêmico dos gestores; a integração da equipe para o planejamento e controle dos projetos; uma boa coordenação de todos os recursos para o objetivo; uma direção ou gestão estratégica; uma organização estratégica; o foco principal nos objetivos financeiros, de preferência, lucros maiores. A única alternativa plausível é a alternativa (A), onde a eficiência é clara e o foco é pelos lucros.
	
	B
	A ordem é faturar. Por isso não devemos nos ater a impasses burocráticos da empresa e buscar nossos objetivos a todo custo.
	
	C
	O departamento financeiro orientou o departamento comercial para aumentar suas vendas e corrigir possíveis necessidades de caixa. O comercial por sua vez pediu autonomia, principalmente acerca de recursos para promoções, sem monitoramento ou qualquer controle. Sem muita condição de negociar e sem imposições, o departamento financeiro concordou.
	
	D
	Alguns novos termos de qualidade foram objetivados na empresa. Assim, seria necessário a participação de um representante de cada departamento da empresa. Dado esse objetivo, cada um planejou sua área e se reportaram à diretoria com suas ideias.
Questão 5/5
Com base nos processos e objetivos, e nos conceitos de eficiência e eficácia, assinale a alternativa que estabelece uma relação correta entre esses elementos.
	
	A
	Uma tela de OLED (LED orgânico) das novas TVs de ultra resolução, tem em sua fabricação um processo tão minucioso, tão preciso, que o seu funcionamento na área de testes é eficácia comprovada.
Você acertou!
Os conceitos de eficiência e eficácia também se aplicam a unidades e não apenas a um todo. Nesse caso, não só a empresa é eficiente ou eficaz, sendo dividida em cada departamento, onde os processos bem elaborados, muitas vezes mecânicos, podem ser eficientes. Para serem eficazes, dependem de resultados, ou seja, de objetivos atingidos. Assim, a alternativa correta é a (A), eficaz no objetivo de obter uma tela com funcionamento que se espera.
	
	B
	Fazendo um levantamento nos resultados da empresa, chegamos à conclusão que os departamentos de RH, produção e financeiro foram muito eficientes. Essa com certeza é uma empresa eficaz.
	
	C
	O departamento comercial atingiu todas as suas metas estipuladas, embora não tenha seguido as orientações como determinado. De qualquer forma o departamento foi muito eficiente.
	
	D
	A matéria prima chegou como de costume, as máquinas estão bem calibradas, mas o setor de polimento atrasou o fechamento do lote. Um pequeno atraso não torna essa empresa menos eficiente, e nem menos eficaz.

Outros materiais