Buscar

Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Administração Pública:
((Marília, Estado de SP, Brasil)) - ESTADO - papel: Prestar SERVIÇO PÚBLICO - GOVERNAR ( GOVERNO - conta com uma ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (( todo o aparelhamento estatal )) e exerce atividadade administrativa.
Administração Pública Direta ( svc diretamente do Estado ao usuário )
Administração Pública Indireta ( entre Estado e o usuário há interpostas pessoas )
a) Pessoas Jurídicas de Direito Público ((Autarquias, Agências Reguladoras )), criadas por lei;
b) Pessoas Jurídicas de Direito Privado (( autorizadas por meio de Licitação, com respectivo contrato administrativo, exemplos: concessionários e permissionários de serviço público;
c) Pessoas Jurídicas Governamentais (( criadas por lei para que prestem serviço ao Estado e produzam riquezas e lucros, exemplos: sociedades de economia mista, empresas públicas, correios, Banco do Brasil, CEF, sabesp, etc )
Entidades Paraestatais ( particulares, criadas não por lei, mas por registro de suas associações e sindicatos no cartório respectivo ): não pertencem ao Estado, mas caminham paralelamente a ele, executando tarefas de serviços públicos, com sua autorização. exemplos: Sesc, Senai, Sebrae, etc
Entidades do Terceiro Setor ( Ongs )
Conceito: É todo o aparelhamento do Estado pré-ordenado à realização de serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas. Não pratica atos de governo; pratica atos de execução. É o instrumental de que dispõe o Estado para colocar em prática as opções políticas do Governo.
Há doutrinadores também que a conceituam como uma atividade material, de realização ou neutra , normalmente vinculada à lei ou à norma técnica, exercendo uma conduta hierarquizada, sem responsabilidade constitucional e política, mas com responsabilidade técnica e legal pela execução. 
A Administração tem poder de decisão somente na área de suas atribuições e competência executiva, só podendo opinar sobre assuntos jurídicos, técnicos, financeiros ou de conveniência administrativa, SEM QUALQUER FACULDADE DE OPINIÃO POLÍTICA.
Assim, temos que:
Administração Pública/ Estado
Administração pública/ atividade material/ função/ exercício.
Atividade Administrativa – conceito: é a gestão, o gerenciamento, o trabalho de bens e interesses qualificados da comunidade, e âmbito federal, estadual e municipal, segundo os preceitos do Direito e da Moral, visando ao bem comum.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, ou ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO: é a estruturação das pessoas, entidades e órgãos que irão desempenhar as funções administrativas; é definir o modelo ( quantos órgãos, quantas repartições, quanto de pessoal, etc ) do aparelho administrativo do Estado.
Essa organização se dá normalmente por leis e, excepcionalmente por decretos e normas inferiores.
A organização da Administração Pública no sentido de Estado, ou seja, como o conjunto de órgãos, entidades e pessoas instituídas para a consecução dos objetivos estatais, normalmente se dá por meio de leis e, excepcionalmente, por decreto e normas inferiores.
Atualmente, o decreto-lei 200/67, que já sofreu várias alterações, faz referência à órbita federal, sendo extensível aos demais entes enquanto norma geral e é dele 	que extraímos os princípios básicos, ditos fundamentais, norteadores de toda a atividade( gestão ) administrativa:
Princípios que norteiam os Atos da Administração Pública:
1) Legalidade: Fazer apenas aquilo que há previsão legal; não tem lei que prevê, não faça;
2) Impessoalidade: Igualdade, exercer a atividade administrativa de modo igual para todos, sem privilegiar, sem favorecer;
3) Moralidade: ética, honestidade, lealdade, probidade
4) Publicidade: eficácia dos atos administrativos e transparência
5) Eficiência: celeridade, rapidez e resultados
6) Continuidade do serviço público: exceto em três situações ( ampliar, corrigir ou reparar e cortar falta pagamento );
princípio do planejamento: introduz para a Administração o dever de elaborar planos e programas, visando promover o desenvolvimento econômico-social do país, Estado ou município, assegurando aos cidadãos o direito à prosperidade ( artigo 7.o );
princípio da coordenação: visa harmonizar as ações administrativas, mantendo-se nos limites do planejamento, objetivando evitar duplicidade de atuação, soluções divergentes e desperdício de recursos financeiros ( artigos 8.o e 9.o ).;
princípio da descentralização administrativa: consiste em atribuir à pessoa distinta daquela do Estado poderes suficientes para que, atuando por sua conta e risco, mas sob ordenamento e controle estatal, desempenhe atividade pública ou de utilidade pública ( artigo 10.o );
princípio da delegação de competência: subentende a transmissão de poderes decisórios atribuídos originalmente à autoridade superior para a autoridade subordinada, caracterizando-se pelo caráter transitório e facultativo, processando-se segundo o ordenamento jurídico e mediante ato próprio;
princípio do controle: exige o acompanhamento sistemático da execução dos planos e programas governamentais pelos órgãos e chefias competentes, em conformidade com a lei ( artigo 13.o ).
Estrutura/Organização do Estado:
a) Administração Pública Direta/ Centralizada: Serviço Público do Estado diretamente ao usuário;
b) Administração Pública Indireta/ Descentralizada: Entre o Estado e o usuário, à realização do serviço público, permite-se uma série de pessoas interpostas ( Públicas ( Leis ) e Privadas ( Licitações ) para realizar o serviço público.
Diferenciar Descentralização ( O serviço não está dentro da mesma pessoa jurídica, mas em outra, a que o recebeu por delegação ) de Desconcentração ( Existe uma só pessoa jurídica, o Estado, que o escalona entre seus diversos níveis, de modo hierarquizado. )

Outros materiais

Outros materiais