Buscar

GESTAO DA PRODUÇAO OBJETIVA NOTA 100%

Prévia do material em texto

Questão 1/10
GESTÃO DA PRODUÇÃO
Em nossas aulas foram apresentados alguns dos mais importantes conceitos relativos à indústria moderna: a flexibilidade, o ritmo e o tempo de reação às demandas do mercado. Isso porque as alterações de demanda são contínuas. Analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas, em relação às exigências de “lançamento de produtos”.
Em seguida, assinale a alternativa CORRETA: 
(   ) Habilidade da empresa para identificar mudanças de demanda de novos produtos no mercado.
(  ) Caracteriza-se pela capacidade de projetar, testar e lançar novos produtos de forma rápida e eficiente.
(  ) Capacidade de adaptação às alterações das quantidades de produtos absorvidos pelo mercado de forma rápida e eficiente.
(   ) Habilidade em mudar a produção de um produto para outro de forma rápida e eficiente.
	
	A
	V – V – V – V
Você acertou!
Resp. pág. 231 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F
Questão 2/10
	GESTÃO DA PRODUÇÃO
São várias as formas de classificação da tipologia de produção e têm forte relação com a tecnologia empregada. O autor apresenta três (3) tipos de produção em que  a ordem dos processos-chave é definida por tipo.
Analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras  ou F para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA: 
(   )  Em massa – no qual primeiro ocorre a venda, depois o desenvolvimento e, em seguida, se produz.
(   ) Unitária – no qual primeiro ocorre o desenvolvimento, depois se produz e, em seguida, acontece a venda.
(   ) Por processamento – no qual primeiro ocorre o desenvolvimento, depois a venda e, em seguida, se produz.
	
	A
			F – V – V
	
	B
			V – V – F
	
	C
			F – F – V
Você acertou!
		Resp. pág. 69 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	D
			F – V – F
Questão 3/10
GESTÃO DA PRODUÇÃO
Analisando possíveis variações e suas caracterizações, podemos conceituar a flexibilidade como sendo, a capacidade de mudar a operação para atender a uma mudança da demanda. Essa alteração pode ser de produto, volume, modelo ou compostos do mix. Ou ainda, em outras palavras, como sendo a habilidade da empresa em alterar seu mix de produção corrente de forma rápida e eficiente. Alguns fatores influenciam a flexibilidade da produção. Assinale, a seguir, a alternativa que representa CORRETAMENTE a definição de  “SETUP TIME (TEMPO DE PREPARAÇÃO)”:
	
	A
	Tempo total desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto final acabado.
	
	B
	Tempo total percorrido desde a última peça de um determinado tipo (A) até a primeira peça boa ou aprovada do novo tipo (B).
Você acertou!
Resp. pág. 236 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	C
	Define o ritmo de produção, tornando-se a pulsação do sistema produtivo. É o tempo médio percorrido entre duas peças consecutivas ficarem prontas.
	
	D
	O tempo médio entre falhas, considerando a disponibilidade de cada máquina e equipamento.
Questão 4/10
GESTÃO DA PRODUÇÃO
A disposição física das máquinas e equipamentos também influencia a capacidade produtiva. Para isso, é necessário o tratamento do Arranjo Físico e do Fluxo de Produção, ou seja, promover um estudo sistemático que procura uma ‘combinação ótima’ das instalações industriais, as quais são usadas para a produção, dentro de um espaço disponível. Assinale, a seguir, a alternativa que representa CORRETAMENTE o “arranjo físico por produto (ou linear)”:
	
	A
	Os equipamentos são dispostos de acordo com uma determinada sequência de operações, ficando fixos, enquanto os materiais se movem pelos vários equipamentos.
Você acertou!
Resp. pág. 218 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	B
	Onde todas as operações cujo tipo de processo de produção é semelhante são agrupadas, independentemente do produto processado.
	
	C
	Caracteriza-se em função do material permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros materiais se movimentam à sua volta.
	
	D
	Caracteriza-se por agrupar todas as operações na mesma célula de máquinas. Neste procedimento, os produtos são feitos em pequenas quantidades.
Questão 5/10
	GESTÃO DA PRODUÇÃO
Marque a alternativa CORRETA: 
A definição do processo de fabricação a ser utilizado passa pela análise de várias características. 
Assinale, a seguir, a alternativa que representa o processo de LAMINAÇÃO.
 
	
	A
			É um conjunto de operações incidentes em um bloco metálico que passa através da abertura entre cilindros, reduzindo a seção transversal da peça. É um processo muito produtivo e possibilita um bom controle de produto.
Você acertou!
		Resp. pág. 326 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	B
			É um processo de compressão indireta no qual o material é forçado a passar através de secções menores.
	
	C
			É caracterizada pelas alterações de estado do material. Inicialmente o metal é exposto a elevadas temperaturas (acima das temperaturas de fusão) até ficar totalmente líquido. Depois, é vazado dentro de moldes que possuem cavidades com o formato da peça a ser obtida e, por fim, aguarda-se a solidificação do material (geralmente à temperatura ambiente) na forma desejada.
	
	D
			O metal é conformado por esforços que tendem a fazer com que ele assuma o contorno na ferramenta conformadora, chamada matriz. É um processo de conformação mecânica por martelamento ou por prensagem.
Questão 6/10
GESTÃO DA PRODUÇÃO
A disposição física das máquinas e equipamentos também influencia a capacidade produtiva. Para isso, é necessário o tratamento do Arranjo Físico e do Fluxo de Produção, ou seja, promover um estudo sistemático que procura uma ‘combinação ótima’ das instalações industriais, as quais são usadas para a produção, dentro de um espaço disponível. Assinale a seguir, a alternativa que representa CORRETAMENTE o “arranjo físico celular".
	
	A
	Caracteriza-se por agrupar todas as operações na mesma célula de máquinas. Neste procedimento, os produtos são feitos em pequenas quantidades (não existe distância entre as máquinas).
Você acertou!
Resp. pág. 221 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	B
	Onde todas as operações cujo tipo de processo de produção é semelhante são agrupadas, independentemente do produto processado.
	
	C
	Caracteriza-se em função do material permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros materiais se movimentam à sua volta.
	
	D
	Os equipamentos são dispostos de acordo com uma determinada sequência de operações, ficando fixos, enquanto os materiais se movem pelos vários equipamentos (existe uma distância planejada entre as máquinas).
Questão 7/10
	GESTÃO DA PRODUÇÃO
As empresas se organizam em níveis hierárquicos (vertical) e no caso de empresas pequenas é usual encontramos apenas dois níveis: nível operacional e o nível estratégico (ou alta administração) e, de acordo com o porte das empresas, um terceiro nível é agregado, o nível gerencial (tático). Analise as alternativas a seguir e marque a que representa CORRETAMENTE as características do ” NÍVEL OPERACIONAL”.
	
	A
			São responsáveis pela execução dos planos elaborados pelo nível gerencial. São tratados como um sistema fechado no qual os limites são determinados pelos domínios da empresa. Estão relacionados ao mundo das coisas e devem trabalhar com base em dados e fatos para garantir o bom funcionamento.
Você acertou!
		Resp. pág. 46 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	B
			São responsáveis pela determinação dos rumos da empresa (políticas, missão, visão, valores etc.). São tratados como um sistema aberto, pois os limites NÃO estão restritos aos domínios da empresa, ou seja, são diretamente influenciados pelo ambiente externo. Estão relacionados ao mundo das ideias e devem trabalharcom base na construção de cenários assertivos para garantir a sustentabilidade do negócio.
	
	C
			São responsáveis pela operacionalização dos rumos determinados pela alta administração da empresa (políticas, missão, visão, valores etc.) por meio de planos que viabilizem a obtenção dos resultados definidos. Precisam planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar a transformação do mundo das ideias em mundo das coisas, a fim de garantir o bom funcionamento e a sustentabilidade do negócio.
	
	D
			São responsáveis pela operacionalização dos rumos determinados pela alta administração da empresa (políticas, missão, visão, valores etc.) por meio de planos que viabilizem a obtenção dos resultados definidos. São tratados como um sistema fechado no qual os limites são determinados pelos domínios da empresa. Estão relacionados ao mundo das coisas e devem trabalhar com base em dados e fatos para garantir o bom funcionamento.
Questão 8/10
GESTÃO DA PRODUÇÃO
Marque a alternativa CORRETA:  
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e marque a que representa as características da ferramenta   “CARTA DE CONTROLE DO PROCESSO”.
	
	A
	Esta ferramenta permite a identificação do possível relacionamento entre variáveis consideradas em uma análise. Consiste em um aglomerado de pontos, distribuídos sobre um plano estabelecido por um par de eixos ortogonais X e Y. Pode ser utilizado em várias situações, como: processo de solução de problemas, pesquisa social, saúde pública, aprimoramento da qualidade de processos, que para ser feito é necessário coletar dados da amostra; construir os eixos; colocar os dados no diagrama; adicionar informações complementares.
	
	B
	Ferramenta utilizada para análise de dados a partir da DISTRIBUIÇÃO das amostras. Tem forma de uma curva superposta a um gráfico de barras. Esta curva é chamada normal, sempre que as medidas concentram-se em torno da medida central. Para sua construção é necessário coletar os dados, determinar a amplitude, determinar a classe, determinar o intervalo, determinar o limite da classe, determinar a média de cada classe, determinar a frequência e construir o gráfico.
	
	C
	A principal utilização do diagrama de processo é permitir uma rápida visualização e entendimento deste, a partir da listagem de todas as suas fases, facilitando sua análise. A simbologia utilizada é conhecida e aceita universalmente. O fluxograma é utilizado para mapear o fluxo do processo na organização, permitindo uma visualização mais efetiva das interações. Sua simbologia é diferente dos símbolos utilizados no Diagrama de processo. Os principais são: o losango, usado como ponto de decisão; o retângulo como atividade e o oblongo como início e fim de processo.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, em que são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média - 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
Você acertou!
Resp. pág. 136 do livro Gestão da Produção Industrial
Questão 9/10
GESTÃO DA PRODUÇÃO
A disposição física das máquinas e equipamentos também influencia a capacidade produtiva. Para isso, é necessário o tratamento do Arranjo Físico e do Fluxo de Produção, ou seja, promover um estudo sistemático que procura uma ‘combinação ótima’ das instalações industriais, as quais são usadas para a produção, dentro de um espaço disponível. 
Assinale, a seguir, a alternativa que representa CORRETAMENTE o “arranjo físico posicional”.
	
	A
	Os equipamentos são dispostos de acordo com uma determinada sequência de operações, ficando fixos, enquanto os materiais se movem pelos vários equipamentos.
	
	B
	Onde todas as operações cujo tipo de processo de produção é semelhante são agrupadas, independentemente do produto processado.
	
	C
	Caracteriza-se em função do material permanecer parado enquanto os operadores, equipamentos e todos os outros materiais se movimentam à sua volta.
Resp. pág. 217 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	D
	Caracteriza-se por agrupar todas as operações na mesma célula de máquinas. Neste procedimento, os produtos são feitos em pequenas quantidades.
Questão 10/10
	GESTÃO DA PRODUÇÃO
Marque a alternativa CORRETA: 
Como é chamada a técnica que parte da hipótese de que todas as possíveis causas para um determinado efeito têm sua origem em pelo menos um dos seis grandes grupos conhecidos por 6Ms: Mão de obra, Material, Máquina, Método, Meio Ambiente, Meio de Medição?
	
	A
			Diagrama de Causa e Efeito.
Você acertou!
		Resp. pág. 35 do livro Gestão da Produção Industrial
	
	B
			Diagrama de Pareto.
	
	C
			Diagrama de Correlação.
	
	D
			Probabilidades estatísticas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes