Buscar

DEFESA PRELIMINAR, nos termos do art. 41, do CODIGO DE PROCESSUAL PENAL .docx

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CRIMINAL DE CUIABÁ.
Pertinente ao Processo n: ___________________________
Autor: Ministério Público 
Denunciado: Lavínia 
Lavínia, nacionalidade, estado civil, CPF ___, RG, __, residente na rua _______________, CEP: ____, por seu advogado abaixo assinado, (procuração anexa), vem à presença de Vossa Excelência, muito respeitosamente, apresentar DEFESA PRELIMINAR, nos termos do art. 41, do CPP, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
I - DOS FATOS 
Conforme se verifica dos documentos de fls. __, no dia 30/01/2014, o Ministério Público, denunciou o requerente como incurso nas penas do art. 155, caput, do CP (Furto), por ter supostamente se apropriado de R$150,00 (cento e cinquenta reais) que eram de seu irmão no dia 05 de junho de 2013. Sabendo do ocorrido após 05 dias o ofendido não se preocupou com o acontecido. Contudo ao fim do mês de janeiro de 2014, depois de uma intensa briga entre o requerente e o ofendido que são irmãos, o ofendido decidiu procurar a autoridade policial a fim de que sua irmã fosse processada por conta do suposto ocorrido em 05/06/2013. Então em posse do termo de representação o ofendido, o ofereceu ao Ministerio Público, que apurou os fatos e denunciou Lavínia pelo crime de furto simples. Sendo que o excelentíssimo magistrado da 1 vara de Cuiabá recebeu a denúncia e citou a requerente no dia 06 de fevereiro de 2014. Ademais, as provas constantes do inquérito, não são suficientes para ensejar a persecução penal, haja vista que não foram ouvidas quaisquer testemunhas e que o pretenso ofendido decidiu representar contra a requerente 7 meses e vinte um dia depois do ocorrido após uma briga com o ofendido, este que é seu irmão legitimo.
II – DOS FUNDAMENTOS 
Os fatos acima narrados revelam sem qualquer sombra de dúvidas que a peça inicial não preencheu os requisitos do art. 41, do CPP, eis que é absolutamente inepta (da narrativa dos fatos não decorre o pedido). Por outro lado, também não estão presentes os requisitos para o recebimento da denúncia (art. 395, do CPP), pois falta justa causa para a propositura da ação penal, tendo em vista a deficiência do suporte probatório colhido no inquérito, como a falta de testemunhas oculares a qual poderiam caso fosse verdade, ajudar a dar o suporte probatório ao inquérito.
Tal instituto não pode se basear em mera especulação por parte apenas de depoimento oral, visto que em toda instrução é necessária a produção de provas suficientes para que ocorra condenação do denunciado. 
Ora, excelência, é apenas este depoimento do ofendido, baseado em seu “Achismo”, de pensar que o requerente teria subtraído o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) unicamente por que queria pagar as despesas de um fim de semana com seus amigos. Este não é um motivo nem ao menos relevante para ensejar uma persecução criminal ao denunciado, principalmente, ressalte-se, por que não há nenhum outro elemento de prova, nem sequer indícios que levem a crer que o acusado furtou o valor descrito acima, somente o ´´ Achismo `` do ofendido baseado apenas em suas acusações e totalmente sem nexo e amparo legal.
III - DOS PEDIDOS 
Isso posto, requer seja decretada a absolvição sumária e desconsiderada a peça inicial da ação apresentada pelo ilustríssimo representante do Ministério Público, evitando-se que o denunciado/requerente responda por processo criminal sem a presença das condições da ação penal. Caso não seja decretada a absolvição sumária, e seja por consequência determinada a instrução criminal, requer que sejam ouvidas as testemunhas arroladas abaixo, que deverão ser intimadas a comparecer em juízo.
Rool de Testemunhas: 
Nome - Endereço, Número (fundos), Bairro, Cidade e Comarca.
Nome - Endereço, Número (fundos), Bairro, Cidade e Comarca.
Termos em que, 
Pede deferimento. 
Local, data.
_____________________________
NOME DO ADVOGADO
OAB-xx XXXX
Acadêmico: Ricardo Silva Pinto
Petição NPJ* 8 período / noite

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes