Buscar

trabalho texto milza e berstein

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pierre Milza (nascido em 16 de abril de 1932) é um francês historiador, bem conhecido como um especialista de fascismo. Ele é descendente de italiano através de seu pai. É professor no Institut d'Études Politiques de Paris, e escreveu muitos livros sobre o fascismo e a História da Itália.
Milza é um membro da Mitterrand François Institute, escreveu livros importantes com participações de Serge Berstein, e Marianne Amer além de publicações feitas sozinho, que dentre elas estão às obras “De Versailles a Berlin: 1919-1945”,” Les relações Internationales, 1: de 1945 a 1973” entre outras. Com Berstein escreveu “Histoire Du XIX e siècle”, este estudado o cap. 11 para esta aula.
Serge Berstein é colega de profissão de Milza no Institut d’Études Politiques de Paris. Doutor em Letras, nascido em 1934 é um Francês especialista em política, sua tese de formação foi sobre a história do Partido Radical de 1919 a 1939, também estudou o radicalismo na França e na terceira Republica.
EXPLOSÃO REVOLUCIONARIA DE 9848:
Capitulo 11 do livro “História do sec XIX” de Serge Berstein e Pierre Milza
Dominio Austriaco Absolutista.
Indústria e comércio não desenvolvidos, predomínio agrário.
Império multinacional e o principio das nacionalidades.
Pensamento de Identidade Nacional:
Hungria, identidade nacional a partir da linguagem popular.
Eslavos, a partir do movimento intelectual romântico e a tonica do passado.
Alemanha, oposição contra o domínio Napoleônico, românticos exaltando o Estado centralizado.
Itália, através do Rissorgimiento Mazzini pensava a italia unificada como a “terceira Roma” a “Roma dos povos”.
Após a Rev. Francesa, entra em cena o elemento popular manifestante contra a política do Imperador Austríaco. O mesmo acaba perdendo força e foge de Viena para Innsbruck.
Com sua queda as reivindicações nacionais ganham força. O Império parece que vai ruir, assim italianos e alemães aproveitam a oportunidade.
Na Itália, o Papa Pio IX estimula a reforma, torna-se anti-austríaca. Parte para guerra contra a Áustria mesmo sem o apoio do papado, e conquista a Lombardia, porém as tropas austríacas saem ilesas.
Na alemanha o movimento liberal começa no sul, onde a influencia do liberalismo Francês é mais forte. Esses movimentos desencadearam um processo de realização da unidade nacional alemã.
A Reação na Áustria: sua salvação se teve pelo exercito, que se manteve fiel aos Habsburgos e que não tardou para retomar a iniciativa. Ganha apoio do exercito Russo.
A Reação na Itália: são vencidos pelo exército austríaco, graças as intervenções de França e Inglaterra, a Áustria deixa intacto o território Piemontês e contenta-se com uma indenização de guerra.
A Reação na Alemanha: apoiado nos grandes proprietários de terras que se recusam a aceitar uma Alemanha dominada pelos homens políticos do Oeste e do Sul. Tendo em vista as ameaças da Áustria o ministro prussiano renuncia, a Áustria vitoriosa repõe a ordem na Alemanha e é restabelecido em toda a Europa central a ordem de 1815

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais