Buscar

Comportamento INATO X ADQUIRIDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INATO 
X 
ADQUIRIDO
OU 
AMBOS?
Construção das ideias
A tábula rasa - Conceito criado por John Locke, que afirma que o ser humano nasce como uma folha de papel em branco a ser preenchida pelas experiências.
Atualmente – visão interacionista: 
0 entendimento de como predisposições biológicas influenciam o comportamento humano e como o ambiente pode afetar a expressão de características genéticas, além de quando essa expressão poderá ocorrer (Dovidio et al., 2006)
Konrad Lorenz afirma que comportamentos instintivos e aprendidos são dois extremos de uma escala que varia entre estas duas posições 
O conhecido temperado variável de bebês assim que nascem 
Sabemos atualmente que determinados genes vinculados a atividade cerebral, são ativados ou desativados por eventos ambientais.
Construção das ideias
Comportamento inato, instintivo, genético, inerente
Formas de comportamento animal que ocorrem a partir do nascimento e que são repetidas em todos os seres de uma mesma espécie.
São aquele comportamentos que nascem com os indivíduos sem nenhum aprendizado antecedente (Lorenz e Tinbergen)
Ato de mamar, o comportamento das abelhas, etc. – garantia de vida!
Fitness - sobrevivência
PFA e PMA
Comportamentos esteriotipados (reflexos) – PFA
PMA comportamentos esteriotipados menos rígidos, ou seja, o estímulo (liberador específico) molda o comportamento a partir da energia específica de ação – gerando motivação.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO APRENDIDO
Modificações no comportamento animal, baseados na experiência 
Comportamento que ocorre a partir de uma aprendizagem anterior a sua ocorrência
Raciocínio dedutivo e indutivo
Habituação
Condicionamento
Discriminação
Aperfeiçoamento
Sensibilização
Tentativa e erro
Habituação
Estampagem ou imprinting
Imprinting - ESTAMPAGEM
A estampagem ocorre, grosso modo, quando comportamentos inatos são liberados em resposta a um estímulo aprendido.
O comportamento de aproximar e acompanhar é inato, mas o objeto a ser acompanhado é aprendido durante a vida do indivíduo. 
A razão para o nome é porque Lorenz achou que o objeto sensorial encontrado pela ave é estampado (ou carimbado), imediatamente e irreversivelmente no sistema nervoso
Um dos aspectos específicos da estampagem é que ela ocorre durante um período muito definido e curto na vida do indivíduo (primeiras horas de vida), ou seja, há necessidade de um estado fisiológico específico durante o desenvolvimento do organismo. 
No ambiente natural, o imprinting comportamental atua como um instinto para a sobrevivência em recém nascidos. O filhote deve imediatamente reconhecer seus pais, por causa da probabilidade de ocorrerem eventos ameaçadores pouco depois do nascimento, tais como o ataque por um predador ou por outros adultos que poderiam ocorrer. Dessa forma, o imprinting é muito confiável para induzir a formação de uma forte ligação social entre o filhote e a mãe, mesmo que seja a mãe errada.
Imprinting - ESTAMPAGEM
Os níveis de exposição ao estímulo não afeta o surgimento do comportamento; 
O comportamento, uma vez ‘estampado’, não pode ser esquecido
A estampagem é um tipo especial de aprendizagem – rápida, duradoura e não provocada por reforço – assim, alguns outros tipos de comportamento podem ser considerados como sendo mais ou menos semelhantes à estampagem.
O termo imprinting foi inicialmente empregado pelo etologista Konrad Lorenz, na década de 30, que ficou impressionado com o fato de certas espécies de aves filhotes não reconhecer instintivamente os membros de sua espécie. Seu dom instintivo apenas o predispõe a seguir a primeira coisa em movimento que encontra – normalmente sua mãe, às vezes outro membro de sua espécie, ocasionalmente um membro de outra espécie. 
Condicionamento Clássico ou Pavloviano
Pode-se dizer que qualquer comportamento é determinado tanto pelos genes como pelo ambiente (Hinde, 1974). 
"A verdade em ciência pode ser definida como a hipótese de trabalho 
melhor adequada para abrir caminho para uma próxima que seja melhor" 
Konrad Lorens

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais