Buscar

Responsabilidade das Partes com a obrigação solidária e a sua importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Responsabilidade das partes com a obrigação solidária e a sua importância.
 
OLIVEIRA, Anderson Luiz Ferreira (FAFIC) 
FERREIRA, Eduardo Alves (FAFIC)
MEDEIROS, Carolina de Meneses Pontes (ORIENTADOR)
INTRODUÇÃO 
Sem dúvida alguma A Obrigação Solidária é considerada uma das mais importantes categorias do Direito Obrigacional. E para abordar sobre a sua responsabilidade e importância, que difere dos demais tipos de obrigações, foi pesquisado a relação do conjunto das partes e a confiança que se estabelece entre os credores, cocredores, devedores e codevedores. 
 
PROBLEMÁTICA
Por que a obrigação solidária é considerada tão importante dentro do Direito obrigacional?
A Solidariedade Passiva é uma forma para facilitar a solução ou cumprimento de dívida?
A Solidariedade Ativa facilita a cobrança de solução ou cumprimento de dívida?
OBJETIVO
O Objetivo do Resumo é, em poucas palavras e de forma clara, explicar a importância da Obrigação Solidaria para solucionar dividas e o cumprimento de obrigações de forma mais simples e fácil, e dar ênfase a responsabilidade das partes solidarias dentro de um negócio jurídico, e a também a relação de boa-fé que é estabelecida entre os credores, cocredores, devedores e codevedores.
 
METODOLOGIA
Para a criação desse resumo foi usado métodos de pesquisas bibliográficas, em doutrinas jurídicas e também artigos jurídicos retirados da internet, e o Código Civil, sendo um procedimento totalmente qualitativo para que tenha o melhor entendimento do que está sendo analisado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Todo ser humano que vive em sociedade já esteve em um negócio jurídico, de compra, de venda, de empréstimo, aluguel, pois faz parte do nosso convívio social e esse tipo de negócio jurídico se torna uma obrigação e está positivada dentro do Direito civil pois envolve particulares em uma relação jurídica. Essa relação jurídica se divide em credor, devedor e objeto, sendo o credor aquele que possibilita a obrigação, o devedor aquele que irá cumprir ou solucionar a dívida, e objeto é o que une as partes para que haja uma obrigação.
Dentro dessas obrigações existem várias classificações e uma delas é a solidariedade que é uma das categorias mais importantes dentro do Direito Civil, pois diferentemente de outras obrigações ela possui dentro de um negócio jurídico uma pluralidade de credores ou de devedores. Os credores cada um com direito a dívida toda, e os devedores cada um obrigado a dívida por inteiro. 
Código Civil 
Art. 264. Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.
Solidariedade Ativa
A Solidariedade ativa é quando dentro de um negócio jurídico há mais de um credor, e cada um possui direito a toda dívida, qualquer credor poderá reclamar da dívida toda ao devedor (Art. 267. Cada um dos credores solidários tem direito a exigir do devedor o cumprimento da prestação por inteiro.), tendo assim que o devedor não poderá pagar parcialmente a dívida a um dos credores, justificando a multiplicidade de credores. 
Solidariedade Passiva
A Solidariedade Passiva será quando em um negócio jurídico há mais de um devedor, sendo cada um obrigado pela dívida por inteiro ou parcialmente (Art. 275. O credor tem direito a exigir e receber de um ou de alguns dos devedores, parcial ou totalmente, a dívida comum; se o pagamento tiver sido parcial, todos os demais devedores continuam obrigados solidariamente pelo resto), sua importância é evidente quando vimos que facilita o adimplemento de uma obrigação pela pluralidade de devedores, assim sendo solucionado de maneira mais simples uma obrigação. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apesar de ser considerada a mais importante categoria do Direito Obrigacional, pela facilidade que pode se solucionar, vemos a responsabilidade maior dentro dessa obrigação, pois pode ser que uma dos devedores, por exemplo, tenha garantia por um codevedor e ele não cumpre a obrigação, essa dependência do devedor pode causar transtornos no cumprimento ou solução de dívida. Mesmo assim a importância dessa obrigação estar positivada mostra como o Direito Civil está para facilitar os negócios jurídicos feitos em sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Direito Civil, Direito Obrigacional, Solidariedade. 
REFERÊNCIAS 
GAGLIANO, Pablo Stolze. FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de direito civil volume 2: Obrigações.12 ed. Editora Saraiva, 2011.
VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil 2: Teoria geral das obrigações e teoria geral dos contratos. 11 ed.Editora Atlas, 2011.
.
PASSOS, Rafael. Artigo A Solidariedade no Direito Civil. http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1175/A-solidariedade-no-Direito-Civil. 2003.

Outros materiais