simulado de fisiologia
43 pág.

simulado de fisiologia


DisciplinaFisiologia I24.248 materiais195.970 seguidores
Pré-visualização13 páginas
Sabe-se que a deficiência na produção de serotonina pode ser uma das causas do estado depressivo dos adolescentes, conforme indicam pesquisas no campo da psiquiatria. Esta substância é um neurotransmissor, sendo liberada na seguinte região do neurônio, para que o impulso nervoso se propague:
	
	
	corpo celular do axônio.
	 
	terminal sináptico do axônio.
	
	vesículas sinápticas.
	
	nódulo de ranvier do axônio.
	
	bainha de mielina do axônio.
	
	
	\ufffd
	 2a Questão (Ref.: 201408755139)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atenção ao texto e responda ao que se pede: "Os diversos sistemas de controle das funções corporais têm um objetivo comum: a manutenção das condições estáticas, ou constantes do meio interno, entendendo-se como meio interno o meio que envolve as células, ou seja liquido intersticial nos tecidos e o plasma no sangue". O texto acima se refere a:
	
	
	Processos de difusão em meio celular
	
	Transporte transmembrana
	 
	Homeostasia
	
	Propagação do Impulso Nervoso
	
	Potencial de Ação
	
	
	\ufffd
	 3a Questão (Ref.: 201408749090)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A sinapse química depende de uma série de eventos para que a mesma possa transmitir informações da célula pré-sinaptica para a célula pós- sináptica, aponte qual dos momentos abaixo, atua como sinalizador para a migração das vesículas que contém os neurotransmissores:
	
	
	Despolarização da membrana da célula pré-sinaptica
	
	Ligação dos neurotransmissores ao seu receptor de membrana
	 
	Aumento da concentração de Ca++ no meio extra-celular
	
	Abertura dos canais de Na+
	 
	Aumento da concentração de Ca++ no meio intra-celular
	
	
	\ufffd
	 4a Questão (Ref.: 201408740511)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Do ponto de vista temporal, a dor é classificada como aguda ou crônica. A via neural aferente responsável pela condução dos sinais dolorosos da dor crônica (lenta) é o feixe:
	
	
	Via neoespinotalâmico.
	
	Lemnisco medial.
	 
	Via paleoespinotalâmico.
	
	Via dorsal espinotalâmico.
	
	Colunal dorsal.
	
	
	\ufffd
	 5a Questão (Ref.: 201408740222)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os opióides como a morfina inibem a liberação dos neurotransmissores nas fibras C, pois bloqueiam os canais de cálcio dependentes de voltagem no terminal axonal, diminuindo a permeabilidade ao íon cálcio, necessário para a liberação do neurotransmissor, e desta forma bloqueiam a liberação de neurotransmissores envolvidos com o processo doloroso. Em relação ao texto assinale a alternativa incorreta:
	
	 
	Os opióides tem ação analgésica, e são usados principalmente na terapia da dor crônica e da dor aguda de alta intensidade.
	 
	Os opióides por inibirem a liberação dos neurotransmissores nas fibras C, aumentam a permeabilidade dos canais de sódio, favorecendo o surgimento do potencial de ação.
	 
	O processo referido no texto acima acontece nas sinapses químicas.
	 
	Os receptores opióides são importantes na regulação normal da sensação da dor. A sua modulação é feita pelos opióides endógenos (fisiológicos), como as endorfinas e as encefalinas, que são neurotransmissores.
	 
	Os opióides atuam de maneira sistêmica provocando a diminuição da liberação dos neurotransmissores e a diminuição da excitabilidade das células pós-sinápticas.
	
	a Questão (Ref.: 201408735727)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De maneira geral, podemos dizer que os rins são responsáveis pela manutenção do meio interno do organismo, através dos seguintes processos:
	
	
	Participação na regulação do metabolismo ósseo e de cálcio e fósforo, o rim tem um papel importante no metabolismo da vitamina D, transformando-a em uma forma inativa.
	
	Controle do balanço eletrolítico que é feito através de diferentes mecanismos de transporte tubular do sangue rico em nutrientes como glicose e aminoácido.
	 
	Regulação da hemodinâmica renal e sistêmica obtida por meio de um mecanismo hipertensor e outro hipotensor. O efeito hipertensor se dá através do sistema renina-angiotensina-aldosterona, uma vez que a angiotensina II é um potente vasoconstritor e a aldosterona, ao promover a reabsorção renal de sódio, estimula indiretamente a reabsorção de água.
	
	Parcial conservação de nutrientes como glicose, amioácidos e proteínas após serem filtradas nos glomérulos, são parcialmente reabsorvidos pelos túbulos renais.
	
	Excreção de resíduos metabólicos feita principalmente através da excreção renal de proteína e glicose.
	
	
	\ufffd
	 2a Questão (Ref.: 201408418784)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale abaixo a alternativa CORRETA com relação a EXOCITOSE:
	
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	A exocitose acontece quando o potencial de ação chega ao dendrito, promove a abertura de canais de sódio voltagem dependente, permitindo o influxo de sódio e a fusão das vesículas.
	 
	A exocitose acontece quando o potencial de ação chega no terminal pre-sináptico, promove a abertura de canais de cálcio voltagem dependente, permitindo o influxo de cálcio e a fusão das vesículas.
	 
	A exocitose acontece quando o potencial de ação chega ao dendrito, promove a abertura de canais de cálcio voltagem dependente, permitindo o influxo de cálcio e a fusão das vesículas.
	
	A exocitose acontece quando o potencial de ação chega no terminal pre-sináptico, promove a abertura de canais de sódio voltagem dependente, permitindo o influxo de sódio e a fusão das vesículas.
	
	
	\ufffd
	 3a Questão (Ref.: 201408795592)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O sistema nervoso é um dos principais sistemas de nosso organismo, desempenha várias funções importantes como o controle da homeostase. Sendo assim, marque abaixo, de forma respectiva, as funções que devem ser desempenhadas para a captação de informações, a interpretação destas informações e a resposta pelo organismo.
	
	
	Integrativa, sensitiva e efetora
	
	Efetora, sensitiva e integrativa
	 
	Efetora, integrativa e sensitiva
	 
	Sensitiva, integrativa e efetora
	
	Sensitiva, efetora e integrativa
	
	
	\ufffd
	 4a Questão (Ref.: 201408765124)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A glicemia depende da manutenção do nosso glicogênio, da glicose do sangue e mais alguns fatores. Dentre a regulação hormonal associada a este parâmetro temos os hormônios pancreáticos. qual das opções abaixo mostra os dois hormônios sintetizados no pâncreas que regulam a glicemia?
	
	
	Insulina e adrenalina
	 
	Insulina e glucagon
	
	Adrenalina e melatonina
	
	T3 e T4
	
	Aldosterona e ADH
	
	
	\ufffd
	 5a Questão (Ref.: 201408418360)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Há cerca de dois anos a paciente apresentou isquemia miocárdica em região de parede superior de átrio direito próxima à entrada das veias cavas, comprometendo as fibras do sistema excitocondutor do nodo sinusal. Paciente evoluiu com bloqueio total do nodo sinusal. Em relação ao caso, marque a única alternativa correta em relação ao caso:
	
	
	O ritmo cardíaco normal é imposto pelas fibras de Purkinje.
	
	As fibras do nodo sinusal fazem primeiramente a estimulação das paredes dos ventrículos.
	
	As fibras do nodo sinusal em comparação com as fibras de Purkinje são menores em tamanho.
	
	As fibras do nodo sinusal são as mais lentas tanto na condução, quanto na geração de estímulos para o miocárdio.
	 
	Se o bloqueio do nodo sinusal é total, o coração vai passar a ter o ritmo implementado pelo nodo atrioventricular.
	Um pesquisador realizou hipofisectomia (remoção da hipófise) experimental em cobaias. Sabendo-se que a hipófise é denominada de glândula mestra, aponte a glândula e seu respectivo hormônio que serão prejudicados:
	
	 
	Paratireóide/PTH
	
	ovário/testosterona
	 
	adrenal/cortisol
	
	tiróide/adrenalina
	
	testículo/estrogênio
maira
maira fez um comentário
Sao questões que cai em dp essas?
0 aprovações
Dany
Dany fez um comentário
galera antigamente conseguiamos imprimir as provas aqui mesmo pelo app, alguem sabe se mudou, nao estou conseguindo, e pra estudar prefiro elas impressas
0 aprovações
Carla
Carla fez um comentário
gostaria de pedir uma ajudinha aos meus colegas desse site,como faco para enviar arquivos do AVALIANDO APRENDIZADO.
0 aprovações
Sidneymedeiros1234
Sidneymedeiros1234 fez um comentário
Muito bm. Me ajudou bastante. obgd
0 aprovações
Tatiane
Tatiane fez um comentário
otimo
1 aprovações
Carregar mais