Buscar

Biofísica da visão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Biofísica da visão
Faculdade Santo Agostinho – FSA
Curso: Bacharelado em Enfermagem
Teresina-PI
 2015
Acadêmicos
Isnayara Alencar
 Juliana Anchieta
Rayssa Ravenna
 Marcus Francisco
Igor Moura
Introdução
 As informações do mundo exterior são captadas e transmitidas ao cérebro pelos órgãos dos sentidos. Nos primatas, os receptores e as vias nervosas que permitem a detecção e a análise do sinais sonoros (audição), luminosos (visão) e químicos (gustação e olfação) estão localizados na cabeça. Além dessas informações, os sensores situados nos canais semicirculares do ouvido interno ajudam na manutenção da postura e participam na definição do equilíbrio do corpo.
 O olho 
 O olho é receptor sensorial que apresenta maior complexidade estrutural. Os insetos e os crustáceos possuem um tipo de olho especial. Chamado de olho composto. Esse olho é formado por um grande quantidades de acelos independentes, cada um produzindo uma informação visual. Os primatas possuem olhos simples que, situados na cabeça, podem ser movimentados e também ajustados ás condições ambientais, a fim de possibilitar uma visão nítida. O globo ocular na sua porção anterior uma parede que é transparente às radiações eletromagnéticas com comprimento de onda entre 370 e 740nm.
4
Anatomia do olho
Ponto Cego
O local onde emerge o nervo óptico cria uma região que é chamada de disco óptico ou ponto cego, como mostra a figura:
Cristalino 
O cristalino é uma lente biconvexa de geometria variável, que se encontra sustentada pelos ligamentos suspensórios, também chamados de fibras da zônula.
Íris 
Localizada na frente do cristalino, que é uma membrana móvel e cuja cor determina a coloração do olho.
Pupila
A pupila é a abertura encontrada na íris no qual é por onde passa a luz e existe dois músculos que controlam o diâmetro da pupila que são Musculo dilatador da pupila que esta disposto radialmente e que é responsável pela Midríase, já o Esfíncter Pupilar formado por fibras circulares situadas em torno do orifício pupilar responsável pela Miose.
Humor Aquoso e Humor Vítreo
A íris delimita duas câmaras: a câmara Anterior, situada à frente dessa membrana, e a Câmara Posterior, que se encontra entre ela e o cristalino. Na câmara anterior temos o Humor Aquoso e na câmara posterior temos o Humor Vítreo.
Fundamentos Físicos
Difração
A difração é quando a luz atravessa um orifício pequeno ou uma fenda muito estreita, a trajetória dos raios luminosos sofre um encurvamento.
Interferência
As ondas luminosas podem sofrer interferência. Esse fenômeno ocorre quando duas ondas luminosas se encontram simultaneamente no mesmo ponto do espaço. 
Reflexão
A luz, ao incidir sobre uma superfície, pode retornar ao meio de onde veio. 
Refração
Chama-se refração o desvio da trajetória dos raios luminosos quando a luz passa de um meio para outro. A refração da luz ocorre por causa da mudança da velocidade de propagação da luz.
Refringência
Surgiu para quantificar a refração dos corpos transparentes, definiu o índice de refração (n) como sendo a razão entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade (v) da luz num dado meio. Assim:
Reflexão total da luz
É quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, o raio refratado se aproxima da reta que é normal à superfície de separação entre os meios.
As Lentes
A partir do fenômeno da refração, permitiu-se que as lentes fossem construídas. Em geral elas são feitas com material mais refringente do que o meio onde vão ser empregadas. As lentes podem ser convergentes ou divergentes. Uma lente é convergente quando possui um foco real e divergente quando tem um foco virtual.
A formação da imagem nas lentes
A imagem formada com o auxilio das lentes e dos espelhos pode ser real ou virtual. Ela é real quando se forma pelo cruzamento dos raios luminosos emergentes da lente ou refletidos pelo espelho, e é virtual quando se forma pelo cruzamento do prolongamento desses raios. 
Patologias
Miopia
Em virtude do grande comprimento do globo ocular, os raios paralelos que incidem na córnea convergem para um foco que se situa no interior do humor Vítreo. Esse defeito pode ser corrigido com lentes divergentes.
Hipermetropia
Nessa patologia, o olho é muito curto e o foco do sistema óptico situa-se, virtualmente, atrás do globo ocular. Esse defeito pode ser corrigido com lentes convergentes.
23
Astigmatismo
O astigmatismo se deve a diferenças no raio de curvatura de determinadas regiões da córnea ou, mais raramente, do cristalino. Para corrigir essa anormalidade são usadas lentes cilíndricas ou então toroidais.
Daltonismo
 O daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. 
Referências 
GARCIA, E. A. C. Biofísica. São Paulo, SP: Sarvier, 2002.
GUYTON, A. C. Textbook of medical physiology. 11th. ed. Philadelphia, PE: Elsevier, 2006.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes