Buscar

Serviços públicos Exercício de fixação

Prévia do material em texto

Itens importantes para fichamento sobre Serviços Públicos
CAP. 07
Obs: Para uso do(a) aluno(a).	
Este exercício não será objeto de pontuação.
1)Conceitue serviços públicos, explicite as suas características e comente sobre a sua titularidade e seus usuários
No sentido objetivo do conceito, que leva em conta a atividade prestada pelo Estado e seus agentes, tem-se três critérios em que se baseiam os distintos conceitos entre os doutrinadores. 
1° - critério orgânico, pelo qual o serviço público é o prestado por órgão público, ou seja, pelo próprio Estado.
2° - critério formal, será serviço público aquele disciplinado por regime de direito público.
3° critério material, Serviço público seria aquele que atendesse direta e essencialmente à comunidade. 
Como os três critérios isoladamente são insuficientes para formular o conceito, conceitua assim Carvalho serviço público como sendo toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade. 
Da titularidade – Como o Brasil é organizado em forma Federativa, são titular de exercer os serviços públicos a União, os Estados, o DF e os municípios. E quanto a esses aspectos ele pode ser dividido entre:
Serviços privativos – na qual só podem ser prestados apenas por uma das esferas federativa e;
Serviços comuns – pode qualquer uma das esferas oferecer, art. 22
2)Explicite e comente sobre os princípios aplicáveis aos serviços públicos
Prin. Da Generalidade – tem-se dupla faceta, significa, de um lado, que os serviços públicos devem ser prestados com a maior amplitude possível, vale dizer, deve beneficiar o maior número possível de indivíduos. A outra face é que devem ser prestados sem discriminação entre os beneficiários, quando tenham estes as mesmas condições técnicas e jurídicas para a fruição. (dialoga com o principio da impessoalidade)
Prin. Continuidade - Esse princípio indica que os serviços públicos não devem sofrer interrupção, ou seja, sua prestação deve ser contínua para evitar que a paralisação provoque, como às vezes ocorre, colapso nas múltiplas atividades particulares.
Prin. Eficiência - Deve o Estado prestar seus serviços com a maior eficiência possível. Conexo com o princípio da continuidade, a eficiência reclama que o Poder Público se atualize com os novos processos tecnológicos, de modo que a execução seja mais proveitosa com menor dispêndio. 
Prin. Modicidade - Significa esse princípio que os serviços devem ser remunerados a preços módicos, devendo o Poder Público avaliar o poder aquisitivo do usuário para que, por dificuldades financeiras, não seja ele alijado do universo de beneficiários do serviço.
3) Sobre a classificação dos serviços públicos, conceitue os serviços:
a) delegáveis e indelegáveis:
O primeiro é aquele que, por sua natureza ou pelo fato de assim dispor o ordenamento jurídico, comportam ser executados pelo Estado ou por particulares colaboradores. Como exemplo, os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, sistema de telefonia etc. e o segundo, por outro lado, são aqueles que só podem ser prestados pelo Estado diretamente, ou seja, por seus próprios órgãos ou agentes. Exemplifica-se com os serviços de defesa nacional, segurança interna, fiscalização de atividades, serviços assistenciais etc.
b) administrativos e de utilidade pública:
Consideram-se serviços administrativos aqueles que o Estado executa para compor melhor sua organização, como o que implanta centro de pesquisa ou edita a imprensa oficial para a divulgação dos atos administrativos (ou seja, aqueles beneficiam indiretamente a coletividade). Já os serviços de utilidade pública se destinam diretamente aos indivíduos, ou seja, são proporcionados para sua fruição direta.
c) coletivos e singulares:
Serviços coletivos (uti universi) são aqueles prestados a grupamentos indeterminados de indivíduos, de acordo com as opções e prioridades da Administração, e em conformidade com os recursos de que disponha. São exemplos os serviços de pavimentação de ruas, de iluminação pública, de implantação do serviço de abastecimento de água, de prevenção de doenças e outros do gênero (nesses serviços os sujeitos não adquirem o direito subjetivo). 
Já os serviços singulares (uti singuli) preordenam-se a destinatários individualizados, sendo mensurável a utilização por cada um dos indivíduos. Exemplos desses serviços são os de energia domiciliar ou de uso de linha telefônica (criando um direito subjetivo nos sujeitos).
d) sociais e econômicos:
Serviços sociais são os que o Estado executa para atender aos reclamos sociais básicos e representam ou uma atividade propiciadora de comodidade relevante, ou serviços assistenciais e protetivos.
De outro lado, os serviços econômicos são aqueles que, embora classificados como serviços públicos, rendem ensejo a que o prestador aufira lucros oriundos de sua execução, tendo esse tipo de atividade fisionomia similar à daquelas de caráter tipicamente empresarial (industrial e comercial).
4) Conceitue concessões comuns ( Lei 8.987/95: concessões simples de serviços públicos e concessões de serviços públicos precedidas de obras públicas) e concessões especiais (Parcerias público-privadas, Lei 11.079/2004: concessões patrocinadas e concessões administrativas) 
 § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
§ 2o Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.
5) Como são remunerados os serviços públicos?
6) Quais as possibilidades de execução dos serviços públicos?
De forma Direta (ou seja, prestadas pelo próprio Estado) ou Indireta (Prestada por outros delegado pelo Estado).
7) Conceitue e comente sobre as seguintes formas de prestação dos serviços públicos:
a) Desestatização e Privatização
"desestatizar" significa retirar o Estado de certo setor de atividades, ao passo que "privatizar" indica
tornar algo privado, converter algo em privado.
Lei nº 9 .49 1/1 997
Art. 2 º [. . . ]
§ 1 º Considera-se desestatização:
a) a alienação, pela União, de direitos que lhe assegurem, diretamente ou através de outras controladas, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da sociedade;
b) a transferência, para a iniciativa privada, da execução de serviços públicos explorados pela União, diretamente ou através de entidades controladas, bem como daqueles de sua responsabilidade;
c) a transferência ou outorga de direitos sobre bens móveis e imóveis da União, nos termos desta Lei. 
b) Gestão associada (art 241 CF)
Significa uma conjugação de esforços visando a fins de interesse comum dos gestores. Em relação à gestão associada de serviços públicos, pode-se adotar a conceituação de que corresponde ao "exercício das atividades de planejamento, regulação ou fiscalização de serviços públicos por meio de consórcio público ou de convênio de cooperação entre entes federados, acompanhadas ou não da prestação de serviços públicos ou da transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos".
c) Regimes de parceria
- convênios administrativos
O que caracteriza essa forma de parceria é a circunstância de ser o regime formalizado através de convênios administrativos. Nesses acordos, normalmente de caráter plurilateral, Poder Público, de um lado, e entidades privadas, de outro, associam-se com o objetivo de alcançar resultados de interesses comuns.
- contratos de gestão (OS)
- gestão por colaboração (termos de parceria/OSCIP)
8) Outras questões que o(a) aluno(a) entender relevantes...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes