Buscar

AV ADM DE RH II 2015

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0556_AV_201402182635 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	ANDREA GOMES BITTENCOURT
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial  Data: 17/11/2015 15:08:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201402406671)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Compreendendo a competência como a associação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, comumente denominadas como CHA, defina o que é conhecimento, habilidades e atitudes.
		
	
Resposta: CONHECIMENTO - Oriundo de estudos e conhecimentos acerca do trabalho. HABILIDADES - É o SABER FAZER, podem ser técnicas e intuitivas(deviradas de experiencias) ATITUDES - Resposta diante de uma situação, habilidade de solucionar, liberdade para tomar um posicionamento diante do imprevisto.
	
Gabarito: - Conhecimento: que diz respeito à absorção do conhecimento através de formação educacional convencional, bem como da experiência de vida de cada indivíduo, entendendo-se como experiência de vida as adquiridas no nível pessoal e profissional; - Habilidade: esta diretamente relacionada à capacidade de uso prático do conhecimento para um objetivo específico; - Atitude: esta diretamente vinculada ao lado emocional e afetivo no convívio social, resultando na aceitação ou na rejeição do indivíduo em uma equipe de trabalho. É o conjunto de atitudes que se apresentam com uma certa constância que caracteriza o comportamento do indivíduo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402802807)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Como ocorre o processo de definição das competências organizacionais e individuais?
		
	
Resposta: As competências organizacionais e individuais são definidas de acordo com as necessidades organizacionais, a partir disso é realizado um plano de treinamento para os indivíduos, no qual os mesmos trajetam com a empresa visando o alcance dos objetivos.
	
Gabarito: A área de Recursos Humanos tem papel central na definição destas para o alinhamento de suas ações, de forma que os programas desenvolvidos pela área conduzam os esforços dos colaboradores, no exercício de suas competências individuais, ao alcance das competências organizacionais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402863646)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O "saber fazer", o "Know-how" , ou seja, o saber colocado em prática, a técnica, é um dos itens que integram o conceito de competência, representado:
		
	 
	pelas habilidades
	
	pela disposição.
	
	pelo comportamento.
	
	pelos sentimentos.
	
	pelas atitudes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402839141)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existe o entendimento que Gestão por Competências pode ser definida conforme os atributos abaixo relacionados: I - identificação e desenvolvimento das competências essencias das empresas, podendo desdobrar para competências das unidades. II - desenvolvimento das diversas competências de gestão. III - identificação e organização de competências e habilidades requerida pelos cargos aos seus ocupantes e sua aplicação nos planos de recrutamento e seleção, treinamento, remuneração e recompensas. Qual das opções está correta?
		
	
	II e III
	
	I e II
	 
	todas as opções.
	
	somente a I
	
	I e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402452456)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bergamini (1986, p.59), cita as causas das diferenças individuais de desempenho no trabalho como sendo:
I - porque já nasceram diferentes umas das outras; são as chamadas variáveis inatas.
II - porque os gestores têm suas referências individuais entre seus empregados; são chamadas variáveis gerenciais.
III - porque passaram por experiências de vida diferentes; são as chamadas variáveis adquiridas.
IV - porque os salários não sendo os mesmos propiciam que as pessoas se revoltem e produzam segundo aquilo que lhes é pago; São chamadas variáveis financeiras.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
		
	
	II e IV
	 
	I e III
	
	II, III e IV
	 
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402933067)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nas sentenças abaixo, que se relacionam à REMUNERAÇÃO VARIAVEL, assinale a alternativa FALSA:
		
	 
	A remuneração variável remunera as pessoas pelos resultados alcançados. É uma parceria que funciona nas duas vertentes: no lucro ou no prejuízo.
	 
	A remuneração variável não reduz o controle centralizado dos salários.
	
	A remuneração variável possui caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa através do trabalho da equipe ou do funcionário tomado isoladamente.
	
	A remuneração variável se ajusta às diferenças individuais das pessoas, ao seu desempenho e ao alcance de metas e resultados.
	
	A remuneração variável funciona como motivação intrínseca, como fator motivacional, dando ênfase à auto realização pessoal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402452462)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação aos benefícios assinale a alternativa correta.
		
	
	Objetiva prover condições de maior produtividade e como forma de um pagamento substituindo o salário.
	
	As organizações visam com esses produtos ou serviços aumentar a produção da empresa, é apenas uma forma de induzir o empregado a trabalhar mais.
	
	Evolutivamente os benefícios são encarados, na atualidade, como bonificações em dinheiro pagas de forma direta pela organização, registradas em contracheque dos empregados de uma organização.
	 
	Os benefícios surgiram nas organizações baseado nas necessidades humanas fisiológicas, de forma paternalista e com objetivos bem definidos de manter os aspectos de alimentação e saúde do empregado, adequados para esses estarem aptos à produtividade.
	
	Melhorar a captação dos empregados dentro das fronteiras organizacionais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402774344)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As organizações, em sua maioria promoviam seus empregados tendo por base o desempenho, hoje têm por objetivo o potencial do indivíduo que traga retorno ao investimento aplicado. O processo decisório da organização, dentro desse contexto, está diretamente ligado a que fatores?
		
	
	Às orientações contidas nas normas de recursos humanos.
	
	Aos impactos causados pelo meio ambiente.
	
	O processo decisório é independente, não está associado a nada.
	 
	Ao planejamento da carreira desenvolvido pela Área de Recursos Humanos.
	
	Ao processo de Treinamento e Desenvolvimento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402775798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os programas de treinamento são personalizados, construídos de acordo com as necessidades das pessoas e das empresas, em uma relação de grande parceria e confiança, sendo um trabalho sigiloso e confidencial. Considere as premissas do processo de coaching no contexto de treinamento e indique a que está errada.
		
	
	Melhor que ensinar é ajudar a aprender: o coach pode, sem limitar nem deixar de lado as opiniões e o poder de raciocínio das pessoas, estimulá-las a descobrir por si mesmas e ajudá-las a encontrar suas próprias soluções.
	
	As pessoas comportam-se de acordo com suas crenças: embora os modelos dominantes de gestão privilegiem a racionalidade, deve-se considerar que muito do comportamento humano é determinado não pelo conhecimento real das coisas, mas por aquilo que as pessoas acreditam que sejam as coisas.
	
	As pessoas têm um potencial bem maior do que demonstram ter: o relacionamento privilegiado entre o coach e seu cliente permite que ele seja capaz de identificar não somente as habilidades dos mesmos, mas também a melhor forma de utilizá-las.
	
	As pessoas e os negócios são inseparáveis: o coaching pode ser entendido como uma ferramenta de capacitação, motivação e desenvolvimento das habilidades das pessoas que pretendem compatibilizar suas expectativas com os objetivos e asnecessidades da organização.  
	 
	O coach, não é capaz de criar empatia com o seu orientando, e essa é a atitude correta para não misturar emoções de amizade com postura profissional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402452488)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O processo de Desenvolvimento Organizacional segue as seguintes etapas. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Competências grupais / Competências individuais / Competências organizacionais
	
	Competências grupais / Competências organizacionais / Competências individuais
	 
	Nenhuma das alternativas esta correta
	
	Competências organizacionais / Competências individuais / Competências grupais
	 
	Competências individuais / Competências grupais / Competências organizacionais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes