Buscar

Questões do Simulado Estácio- rh2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões do Simulado Estácio - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
A Direção de uma empresa do segmento de confecção de porte médio, visando a obter vantagem competitiva, decidiu implantar um novo sistema de remuneração baseado em resultados. O modelo vincula a remuneração ao alcance de metas pré-negociadas, de tal forma que as metas individuais sejam alinhadas às grupais, que, por sua vez, são desdobradas das metas empresariais. Essa forma de remuneração constitui um poderoso aliado do desempenho organizacional porque: 
		
	V 
	possibilita maior comprometimento com os objetivos organizacionais.
	F 
	independe da cultura organizacional, pois o valor da recompensa é baseado no cargo ocupado.
	F 
	é de fácil modelagem, pois apresenta indicadores de desempenho.
	F 
	é concebida sob a ótica de resultados igualitários para todos os empregados.
	F 
	utiliza modelos padronizados que podem ser aplicados a diferentes ramos de atividades.
		
	
	
	O sistema de remuneração por competências passou a se tornar uma modalidade interessante para as organizações, tendo em vista diversos fatores. Dos fatores apresentados a seguir, qual NÃO está correto na relação com a remuneração por competências?
	
aumento de estruturas hierárquicas rígidas;
As empresas estão começando a compreender que o salário não deve mais ser considerado apenas em termos de cargos específicos. A remuneração deve estar ligada às pessoas, ao desempenho individual e em equipe e à visão e aos valores organizacionais mantidos por esse desempenho. Análise os itens a seguir sobre os principais objetivos da Administração de Cargos e Salários: I- manter os equilíbrios internos (assegurado pela avaliação dos cargos) e externos (assegurados pelas pesquisas salariais); II- determinar estruturas salariais capazes de atrair o tipo de mão de obra que a empresa precisa; III- manter o equilíbrio entre os interesses financeiros da empresa, suas obrigações econômico-sociais e sua política de relações com os empregados. É correto o que se afirma em: 
	F 
	II e III, apenas.
	V 
	I, II e III.
	F 
	I e III, apenas.
	F 
	I e II, apenas.
	F 
	III, apenas.
Considerando que se pretenda implantar, em uma organização, um sistema de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir quanto às premissas que devem embasar esse processo. I- Deve-se utilizar a avaliação 360 graus por ela se adequar a qualquer ambiente/situação organizacional. II- Na definição de investimento em capacitação, devem ser utilizados os resultados da avaliação do desempenho. III- Os sistemas focados na avaliação comportamental devem ser priorizados sob qualquer circunstância. IV- O comprometimento da alta direção da organização constitui diferencial para o sucesso da implantação de um sistema de gestão de desempenho. É correto o que se afirma em: 
	F 
	III e IV.
	F 
	I e III.
	F 
	I e II.
	V 
	I e IV.
	V 
	II e IV.
	
O que é um programa de Vantagens de Remuneração por habilidade e competências?
é um sistema que premia certas habilidades técnicas ou comportamentais do funcionário.	
	É necessário que a empresa identifique, reconheça e intervenha, buscando minimizar pontos de tensão que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho e, por consequência: 
os seus resultados operacionais e financeiros;
Em sua argumentação com um pequeno empresário sobre suas dúvidas a respeito de como se estrutura as recompensas organizacionais financeiras, o contador menciona que ela se divide em duas modalidades: as diretas e as indiretas. Cite exemplos de cada uma delas.
 diretas: salário direto, prêmios e comissões; indiretas: férias, horas extras, gratificações e adicionais.
	
	
Quais das alternativas abaixo relacionadas traduzem melhor a importância da legislação trabalhista originada pela CLT, constituição, Convenções Coletivas, etc., na política de cargos e salários praticada pelos setores privado e público? 
Elas condicionam a política e as práticas internas das organizações e consequentemente esses dispositivos devem ser sempre considerados na Administração de Cargos e Salários.
	
	
Quais são os objetivos principais que podem ser alcançados com a implantação de uma Política de Cargos e Salários? 
	definição de responsabilidades e a determinação de estruturas salariais para atrair o tipo de mão de obra que a empresa precisa.
		
	
	
O grau de competitividade entre as empresas tem aumentado substancialmente nos últimos anos, para isto elas resolveram ampliar as "Recompensas Organizacionais não-financeiras", como forma de atrair e reter mão de obra qualificada. Diante disso, das opções abaixo relacionadas, qual a que melhor retrata essa situação? 
oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento, auto-estima, segurança no emprego, qualidade de vida no trabalho e desafios.

Outros materiais