Buscar

TÍTULO VIII Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO VIII - DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA
 
CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal - Parte Especial: dos crimes contra a dignidade sexual a dos crimes contra a administração pública (arts. 213 a 359-H). 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2015, vol. III, p. 212 à 300.
 
1 – Quando se tutela a incolumidade pública, estamos querendo proteger o quê? Qual o significado de incolumidade? Explique.
2 - Colocar fogo em uma casa, queimando a mesma totalmente face a mesma estar infectada com cupim, estando esta construída no meio do mato, sem nenhuma outra casa perto, incorre no crime de incêndio (art. 250 CP)? Explique.
3 – Quem coloca dinamites em terreno de sua propriedade visando intimidar para que ninguém entre em sua propriedade já responde por algum crime ou tem que esperar a ocorrência da explosão de alguma delas?
4 – A inundação pode ser praticada de forma culposa?
5 - “A” é servente de pedreiro, mas está querendo subir de posto, ou seja, trabalhar como pedreiro, e passa a fazer alguns serviços. Dentre um desses serviços, é um sobrado que já está sendo colocada a segunda laje. Não há nenhum engenheiro ou arquiteto como responsável pela obra, o responsável é “A”. Não suportando o peso da segunda laje, a construção desaba matando um servente de pedreiro que lá estava trabalhando. “A” cometeu algum crime? Explique.
6 – Qual a diferença entre o crime de desabamento de construção por erro de projeto do art. 256 do CP e a contravenção penal do art. 29 da LCP? Explique.
7 - Colocar obstáculos em linha férrea ou subir em cima do vagão estando o trem em movimento é crime ou somente ilícito civil? Se sim, qual crime?
8 – Aquela conduta dos dois pilotos americanos de desligar o aparelho da aeronave do qual resultou a queda de outra aeronave, causando inúmeras mortes, pode ser enquadrada no tipo do crime de atentado contra a segurança de transporte aéreo do art. 261 CP? Explique.
9 - Quem arremessa pedra contra veículo particular visando quebrar o parabrisa para que o condutor pare seu veículo, e com isso possa assaltá-lo, podemos dizer que tal conduta se enquadraria no crime de arremesso de projétil do art. 264 CP? Explique.
10 – Pessoa que está com doença infecto contagiosa e foi notificada pelo setor de saúde pública que deveria ficar em quarentena mas não respeita tal notificação e acaba transmitindo doença à outras pessoas, responde por qual crime?
11 – Dentista que não toma as devidas cautelas determinadas pelo poder público visando o combate na propagação de doenças contagiosas por meio bucal, incorre somente em infração administrativa ou crime? Explique.
12 – Tratando-se de crime próprio, quem pode ser sujeito ativo no crime de omissão de notificação de doença do art. 269 CP?
13 – Quem expõe a venda bebida falsificada, sabendo da sua falsificação, incorre em que crime?
14 – Quem vende ou expõe a venda remédios falsificados comete qual crime?
15 – Quem fabrica suplemento alimentar colocando em seu rótulo que o mesmo possui um número X de vitaminas, mas na verdade a quantidade da mesma no produto é bem inferior a anunciada, comete qual crime?
16 – B, dono de academia de ginástica, sabe que tal produto utilizado para suplemento alimentar não possui todas aquelas vitaminas descritas em seu rótulo, só de colocar à venda responderá por algum crime?
17 – A vai a farmácia e entrega ao farmacêutico B a receita médica. B confere na prateleira e verifica que tal remédio acabou mas possui a forma genérica de tal remédio. A acaba comprando referido remédio. B cometeu o crime do art. 280? Explique.
18 – Qual a diferença entre o crime de exercício ilegal da medicina e o crime de curandeirismo? Explique.
19 – Quem não for médico, dentista ou farmacêutico e estiver realizando outra profissão sem autorização do órgão competente, comete algum ilícito penal?
20 – Quem é charlatão?
21 - Qual a diferença entre o crime de curandeirismo e o crime de exercício ilegal da medicina?

Outros materiais