Buscar

Trabalho de Adm de Marketing - Position Paper

Prévia do material em texto

Position Paper
Leonardo Gibramt Cardoso
RA: 1001600064
A cada dia que passa, a TI, a Internet e o uso de Mobile Phones vem fazendo com que os aplicativos e as empresas invadam a vida das pessoas.
Os lugares onde estivemos, nossas pesquisas na internet, nossas compras, e as nossas preferências são conhecidos.
Diante deste cenário:
Como você vê esta invasão de privacidade na ótica do Marketing?
Disserte por no mínimo uma e no máximo duas páginas.
Brainstorm:
Direito constitucional:
Artigo 5 da Constituição:
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:”
Item X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
Ótica do Marketing:
Place
Da ótica do marketing a invasão de privacidade tem relação com Place e Promotion.
Sendo que Place tem a ver com Estratégias de Distribuição e Venda
E Promotion tem a ver com Estratégias de Comunicação
Minha opinião
Intromissão não concedida é invasão de privacidade e até mesmo crime. Independente do ponto de vista a definição é clara.
Porém, se declarada e autorizada, é completamente isenta, pois o consumidor final tem todo conhecimento sobre o serviço. Nesse sentido, não estamos sendo invadidos ou monitorados, mas sim entregando ativamente essas informações aos prestadores de serviço a fim de que nos seja fornecida uma solução eficiente, no lugar certo, na hora certa.
Para o administrador de marketing, a facilidade em comunicar e alcançar o público-alvo é sensacional, ela é bastante objetiva e eficaz. Possibilitando mais facilmente a entrega de valor para aquele que potencialmente necessita e deseja o que se oferece.
Anotações
PDA em 1984
PDA + Celular em 1983 pela IBM
Internet inicio de 1980 e final de 1990
A BlackBerry lançou seu primeiro smartphone em 2002 e durante vários anos, dominou o mercado junto com a Nokia
Até o lançamento do smartphone da Apple em 2007
A Microsoft lançou em 2003 o Windows Mobile, sistema operacional focado em smartphones.
Facebook em fev de 2004
Em 2007, a Apple lançou o seu primeiro smartphone, o iPhone que combinava recursos dos iPods aos celulares, além de novas funcionalidades, foi o primeiro a vir com acelerômetro e ter função multi-toque. 
Em 2008 a Google lançou o Android, sistema operacional gratuito que é atualmente o mais usado nos smartphones, o primeiro aparelho a vir com o sistema operacional foi o HTC Dream
Facebook App 2010
Em 2010 a Microsoft lançou o sistema operacional Windows Phone, em substituição ao anterior Windows Mobile.
Google Plus em 2011
Google Now em 2012 - Google Now é uma extensão do aplicativo Google Search, o software fornece informações passivamente, que prevê o que determinado usuário vai precisar, com base em seus hábitos de navegação. A revista norte-americana Popular Science considerou o aplicativo como "Inovação do Ano" em 2012.
Position Paper
Leonardo Gibramt Cardoso
O Marketing como conhecemos hoje é uma sequência de evoluções a respeito do processo e relação que se dá entre as organizações e o mercado. Seu surgimento como um estudo exclusivo se deu por volta da primeira metade do século XX, mais focado na ponte entre produtos e consumidores. A história dessa evolução pode ser divida em três fases: a era da Produção, com sua identidade refletida de um mercado onde a demanda é maior que a oferta fazendo com que a complexidade de estratégias de vendas seja mais baixa e mais simples; a era de Vendas, com início em meados de 1930 onde a oferta começa a sobrepor a demanda e novas estratégias surgem para “empurrar” os produtos aos clientes para que as vendas sejam fechadas a todo custo; e a era do Marketing, onde o foco passa a ser não mais para o anseio de se vender, mas para o valor criado aos consumidores e a sustentabilidade do negócio no longo prazo .
A evolução do Marketing, levou a criação de uma estrutura feita pelo autor norte-americano Jerome McCarthy em seu livro intitulado Basic Marketing, de 1960. O conceito, foi amplamente divulgado por Philip Kotler (autor reconhecidamente referência no assunto hoje). Ele possui, em resumo, quatro abordagens ao processo de marketing, sendo: Product (gerenciamento de produtos), Price (estratégicas de preço), Place (estratégias de distribuição) e Promotion (estratégias de comunicação integrada de marketing). Dentro desse conjunto, Place e Promotion ajudaram os profissionais de marketing na elaboração de análises de mercado e uma melhor identificação dos clientes e os canais para alcançá-los. Com o avanço exponencial da tecnologia nas ultimas décadas esse processo ficou ainda mais interessante, fazendo com que as estratégias de marketing fossem sentidas cada vez mais pelos consumidores.
Um dos grandes avanços tecnológicos se teve com os primeiros computadores pessoais, que foram lançados na década de 1970 pela Microsoft e Apple. Posteriomente, no início de 1980, a IBM foi além e lançou o conceito de computador e telefonia em um só aparelho (PDA), estabelecendo os primórdios dos celulares. A Internet nasceu em 1960, mas o primeiro grande boom de informações veio com a comercialização ampla dela no final da década de 1990. Alguns anos depois houve o nascimento oficial do celular smartphone, lançado pela BlackBerry em 2002 e em 2007 a Apple inaugurou sua grande inovação com o primeiro iPhone. 
Somando o aumento da velocidade da Internet com os computadores e os celulares modernos as informações se tornaram muito mais dinâmicas, possibilitando um acesso mais rápido e fácil dos consumidores aos produtos e das empresas aos consumidores. Nesse ambiente nasceram empresas de alta tecnologia como Google em 1997 e o Facebook em 2004 que, através de seus serviços como pesquisas na internet, mapas e geolocalização dos lugares onde estivemos, leitura de e-mails, histórico das compras dos consumidores e suas preferências, alavancaram ainda mais esse processo de acesso a informações. Tanto por parte das pessoas, quanto por parte das empresas.
O casamento entre os conceitos e ferramentas de Marketing com o avanço da tecnologia possibilitaram projetos e estratégias antes impensáveis, mas também algumas consequências sociais. Por exemplo, nos dias de hoje é possível para as empresas, através de serviços B2B do Google e Facebook, segmentar o mercado a um nível muito específico, alcançar os clientes potenciais com divulgação direcionada na internet, acesso e estudo de dados das pessoas baseadas em suas pesquisas e redes sociais, divulgação de produtos e serviços por novos e mais eficientes canais, etc. Mas tudo isso, muitas vezes faz com que haja por parte dos consumidores uma sensação de privacidade invadida, pois seus dados são divulgados e suas preferências pessoais conhecidas. 
Porém é importante entender que essa é uma sensação e não uma constatação de um fato concreto, pois o que é informado e concentido não é violação.
A definição de privacidade consta na legislação brasileira através do Artigo 5° da Constituição, no Item X: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Item X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;”. 
Nessa perspectiva, a intromissão não concedida realmente é uma invasão e caracteriza a quebra de privacidade, sendo até mesmo um crime, independente do ponto de vista a definição é clara. Entretanto, se for declarada e autorizada a divulgação de informações e o recolhimento das mesmas, é completamente isenta, pois o consumidorfinal tem todo conhecimento sobre o serviço. Nesse sentido, se entende que não estão sendo invadidos ou monitorados, mas sim entregando ativamente essas informações aos prestadores de serviços através da assinatura de Termos, a fim de que sejam fornecidas soluções eficientes, no lugar certo, na hora certa.
Para a Administração de Marketing, a facilidade em comunicar e alcançar o público-alvo é muito poderosa e útil, sendo bastante objetiva e eficaz. Possibilitando mais facilmente a entrega de valor para aquele que potencialmente necessita e deseja o que se oferece.
Dessa maneira, a suposta invasão de privacidade que a tecnologia proporciona aliada a uma estratégia de marketing é na verdade apenas um benefício concedido as empresas para que nós, em quanto consumidores, sejamos melhor atendidos. Tendo em vista que essas ferramentas possibilitam às empresas uma eficiência muito maior na busca da entrega e divulgação do seu valor para os clientes e potenciais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes