Buscar

Qual a diferença entre arrependimento eficaz e arrependimento posterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Qual a diferença entre arrependimento eficaz e arrependimento posterior? 
Publicado por Luiz Flávio Gomes - 1 mês atrás
O arrependimento eficaz está previsto no art. 15 do CP e implica numa causa de não punibilidade da tentativa iniciada (o agente só responde pelos atos objetivos praticados, não pela tentativa iniciada do delito pretendido); o arrependimento posterior está contemplado no art. 16 do CP e é mera causa de diminuição da pena. Aquele impede a consumação do delito; este só acontece após a consumação do crime (por isso é que se chama de arrependimento posterior). Por força do art. 16 do CP, 
“nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços”.
Terceira via do direito penal: a reparação dos danos, consoante uma forte tendência doutrinária, constituiria a terceira via do Direito penal (Roxin), ou seja, para além da pena e da medida de segurança, ela seria uma louvável saída, porque acaba privilegiando a vítima. Causa de diminuição da pena (3ª fase da aplicação da pena de prisão)

Outros materiais