Logo Passei Direto
Buscar

prova avaliação estado moderno e o absolutismo

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO HISTÓRIA
EEE BARÃO DE ANTONINA
Estado Moderno Absolutista
Data: ________ Nome: ________
O Absolutismo foi um sistema político predominante na Europa entre os séculos XV e XVIII, caracterizado pela concentração de poder nas mãos do rei. Nesse modelo, o monarca tinha autoridade quase ilimitada, controlando leis, impostos e o exército. Esse sistema surgiu com o enfraquecimento do feudalismo, que era baseado na descentralização do poder. Com o crescimento do comércio, a burguesia ganhou importância econômica e passou a apoiar os reis em troca de estabilidade. Os reis, por sua vez, promoveram a centralização administrativa e a criação de exércitos nacionais. O mercantilismo foi a política econômica adotada, visando o acúmulo de riquezas e o fortalecimento do Estado. A Igreja, embora ainda influente, perdeu parte do seu poder político. Teóricos como Hobbes e Bossuet justificaram o poder absoluto do rei. Assim, os Estados Modernos se consolidaram com fronteiras definidas e maior organização política. Esse processo foi fundamental para a formação dos países como conhecemos hoje.
Marque um X nas respostas:
1. O absolutismo ocorreu em XVI até meados do século XIX, esse tipo de governo priorizava:
A ( ) A concentração dos poderes na mão do rei.
B ( ) A prática de eleições livres.
2. Qual foi o nome de práticas econômicas do século XV e XVII que valorizavam a atividade comercial, a balança comercial favorável e o acúmulo de metais?
A ( ) Feudalismo
B ( ) Mercantilismo
C ( ) Liberalismo
3. Quais eram as limitações dos reis absolutistas?
A ( ) As minorias religiosas e os ministros.
B ( ) Os costumes, a igreja Católica e o Parlamento.
C ( ) Os senhores feudais e seus exércitos particulares.
4. O absolutismo inglês ocorre durante o reinado da dinastia Tudor que foi marcado por:
A ( ) Aumento das funções do parlamento.
B ( ) A submissão da Igreja ao poder real através da criação da Igreja Anglicana.
C ( ) O fortalecimento do poder real e da nobreza.
5. Marque a alternativa que expressa a relação entre o barroco e o Absolutismo.
A ( ) O exagero, as formas curvas e a religiosidade foram usados para justificar o poder do rei.
B ( ) A monarquia francesa foi a única a encomendar quadros a fim de perpetuar a imagem do monarca.
6. O rompimento do mundo feudal provocou o surgimento dos “Estados Modernos” na Europa ocidental. Marque a correta:
A ( ) Desenvolvimento da economia agrária, onde a burguesia e o apoio popular jogou um papel fundamental.
B ( ) Centralização administrativa e formação de uma burocracia e montagem de um exército nacional, em detrimento dos contingentes armados feudais.
7. Qual dessas alternativas NÃO resume em relação aos pensamentos políticos e econômicos que fizeram surgir o Estado Moderno?
A ( ) Defesa do poder absoluto do rei e centralização política.
B ( ) Valorização do comércio e acúmulo de riquezas (mercantilismo).
C ( ) Fortalecimento da burguesia e apoio ao Estado centralizado.
D ( ) Defesa da fragmentação do poder e manutenção do feudalismo.
8. Assinale alternativa que melhor expressa a relação entre o barroco e o Absolutismo.
A ( ) O exagero, as formas curvas e a religiosidade foram usados para exaltar a figura do rei.
B ( ) O barroco foi um movimento estritamente religioso que não ocorreu nos palácios.
C ( ) As mensagens dualistas do barroco como o sofrimento/redenção, tristeza/alegria, pecado/redenção foram empregados somente pelos reis da Península Ibérica para exaltar a figura real.
D ( ) A monarquia francesa foi a única a encomendar quadros grandiosos a fim de perpetuar a imagem do monarca.
9. Durante os séculos XV a XVIII, ocorreu em grande parte da Europa um processo de fortalecimento dos governos das monarquias nacionais. Esse processo resultou no chamado absolutismo monárquico. A autoridade do rei tornou-se a fonte suprema dos poderes do Estado; em nome do soberano, o poder era exercido pelos diversos membros do governo. Vários teóricos elaboraram argumentos que justificavam o absolutismo; dentre eles, destacam-se:
A ( ) Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.
B ( ) Thomas Hobbes e Diderot.
C ( ) Maquiavel e Voltaire.
D ( ) Voltaire e Jean Bodin.
E ( ) Montesquieu e Jacques Bossuet.
10. Como características gerais dos Estados Modernos, podemos citar:
A ( ) Consolidação da burguesia industrial no poder / liberalização da economia / descentralização administrativa.
B ( ) Centralização e unificação administrativa / formação de uma burocracia / montagem de um exército nacional.
C ( ) Estímulo à produção urbano-industrial / eliminação dos entraves feudais / apoio à prática do mecenato nas artes.
D ( ) Superação das relações feudais / eliminação do direito consuetudinário / consolidação do localismo político.
E ( ) Desenvolvimento da economia / apoio da burguesia / apoio popular.
11. Acerca dos processos e formação dos Estados modernos, é CORRETO afirmar:
A ( ) Os Estados modernos mantiveram a descentralização política típica do feudalismo.
B ( ) Houve fortalecimento do poder dos senhores feudais sobre os reis.
C ( ) Ocorreu a centralização do poder nas mãos do rei, com apoio da burguesia.
D ( ) A Igreja passou a controlar diretamente todos os Estados europeus.
E ( ) Não houve mudanças significativas na organização política da Europa.
12. Assinale a opção que expressa corretamente uma prática dos Estados Modernos Absolutos europeus nos séculos XV/XVIII.
A ( ) Combate aos privilégios da nobreza.
B ( ) Centralização política e administrativa.
C ( ) Política econômica liberal.
D ( ) Fragmentação territorial.
E ( ) Abandono do tributarismo e do fiscalismo.
Responda:
1. Explique o que foi o Absolutismo e como se caracterizava o poder do rei nesse sistema político.
2. Analise o papel da burguesia na formação dos Estados Modernos e sua relação com o fortalecimento das monarquias.
3. Explique de que forma o fim do feudalismo contribuiu para o surgimento dos Estados Modernos na Europa.

Mais conteúdos dessa disciplina