Buscar

FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	
	Desempenho: 0,0 de 0,5
	Data: 05/04/2016 19:07:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302210768)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	 
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302038972)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual é o hormônio peptídico produzido pelo corpo lúteo, sendo somente liberado na gravidez?
		
	 
	Progesterona
	 
	Relaxina
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	Ocitocina
	
	Estrogênio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302041687)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A mulher encontra-se em constante atuação hormonal durante o seu ciclo menstrual. O Hormônio Folículo Estimulante (FSH):
		
	
	É responsável pelo rompimento do folículo maduro na ovulação.
	 
	É responsável pela formação do corpo lúteo ou corpo amarelo.
	
	Sua síntese é no Hipotálamo.
	
	Nenhuma das alternativas esta correta.
	 
	Estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302210751)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MBRV, 28 anos, G1, P0, A0, 18sIG, apresenta edema em MMII e dispnéia. Nega diabetes, HAS ou anemia. Peso pré-gestacional 55,8kg e peso atual 59,4kg. Profissão: dentista. Refere dor no MSD e pescoço. A única intercorrência na gestação foi baixa implantação da placenta no primeiro mês, ao US já está com implantação normal. Faz uso de suplemento vitamínico apenas. Sedentária antes e durante a gestação. Foi ao fisioterapeuta pois quer ter uma gravidez tranquila. Aponte a melhor alternativa sobre o que a fisioterapia pode proporcionar à gestante em questão.
		
	 
	A gestante já deve submeter-se a drenagem linfática manual pois apresenta edema. Alongamentos e exercícios globais moderados e sem impacto também devem ser praticados pois contribuem para o bem-estar da gravidez, especialmente pela atividade profissional que realiza.
	 
	Como a gestante era sedentária antes de engravidar, a melhor opção é que ela não inicie nenhuma atividade física ou fisioterapêutica durante o período gestacional.
	
	Uma excelente opção para a gestante é a prática de corrida 2x/semana por 30min., seguida de alongamento da musculatura da cadeia anterior.
	
	A gestante deverá optar entre submeter-se a drenagem linfática manual ou a realização de alongamentos e exercícios globais moderados, pois as duas atividades são incompatíveis.
	
	A drenagem linfática manual só deverá ser realizada após as 30sIG, associada com exercícios respiratórios.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302102401)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a atividade física na gestação, indique a correta:
		
	
	Um dos objetivos da atividade física é o controle e prevenção do diabetes gestacional, em decorrência da atividade física levar a uma diminuição da sensibilidade à insulina.
	 
	A prática de atividade física deve ser realizada de forma regular, com intensidade de leve a moderada, sendo uma das formas de determinação a faixa de frequência cardíaca (FC) de 60-75% da frequência cardíaca máxima (FCM).
	 
	O centro de gravidade na gestante se desloca anteriormente e inferiormente, em virtude do aumento do útero e das mamas, sendo importante o fortalecimento muscular como técnica de tratamento.
	
	O treino de equilíbrio em superfícies irregulares e o treino de apoio unipodal devem ser realizados na gestação, pelas alterações que apresentam.
	
	É importante a diminuição da intensidade dos exercícios durante a gravidez, em todas as gestantes, em razão das alterações decorrentes de fatores hormonais.

Outros materiais