Buscar

Trabalho de Psicologia Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário de João Pessoa - Unipê 
Aluno: Curso: Direito Turma: Turno: 
Disciplina: Psicologia Jurídica Professora: Wânia Cláudia di Lorenzo Lima
 1) O que significa perícia psicológica? 
“peritia” ( Perícia ) diz respeito à destreza, habilidade. Psicologia , significa Psico= mente e logia estudo,trabalho. Perícia também pode ter a acepção de um exame de situações ou fatos relacionados a coisas e pessoas, assim se consegue um acesso privilegiado aos elementos intrapsíquicos que afetam o comportamento humano.Pode ser definida também como um processo integrado de investigação sobre o fenômeno psicológico, em suas diferentes formas de expressão, que se estrutura em suas dimensões conceptual , metodológica, ética e relacional, delimitand um capo de competência profissional e auxiliando em processos de tomadas de decisões
 2) Quais as diferenças entre o perito e o assistente técnico? 
O perito é um profissional nomeado pelo juiz para funcionar em um processo quando a prova do fato depender de conhecimentos técnicos específicos. Trata-se de encargo investido em função pública, remunerado pela parte sucumbente na ação. Ao contrário do perito, o assistente técnico é indicado pela parte para acompanhar o trabalho do perito nomeado pelo juiz. O assistente técnico, embora tenha o dever de emitir laudos periciais verdadeiros, foi contratado pela parte, cabendo a esta pagar pelo seu trabalho.
 3) Comente sobre a perícia psicológica especificando-a por áreas. 
A perícias psicológica consiste no estudo de coleta de dados, testes, visitas domiciliares , exames e outros procedimentos. A partir da análise dos dados obtidos e das reflexões diagnósticas é dado o diagnóstico da perícia. O laudo é a exposição formal do estudo diagnóstico da situação e do parecer técnico do perito. 
 4) Existem diferenças entre uma perícia psicológica e um psicodiagnóstico clínico? Explique sua resposta. 
Na perícia psicológica há todo um envolvimento judicial, onde as informações descobertas tais como mentira ou mudança de comportamento serão compartilhadas e julgadas. Nesse modo, terá como objetivo auxiliar o juíz em casos judiciais. Já no psicodiagnóstico clínico, é livre e de espontânea vontade procurar ajuda ou não, não terá relação judicial, e as informações obtidas por esta via, ficarão em total sigilo e não será compartilhado , apenas para quem solicitou o atendimento.
 5) Quais os documentos provenientes de uma perícia psicológica? Levante aspectos importantes de cada um deles. 
·	Atestado psicológico: É o documento que certifica uma determinada situação ou estado psicológico como, por exemplo, falta, impedimento, afastamento, dispensa ou aptidão para uma atividade específica. 
·	Declaração psicológica : É o documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas,por exemplo.. o comparecimento , acompanhemento e informações sobre as conndições do atendimento psicológico.
·	Relatório psicológico: É a apresentação descritiva acerca das situações ou condições psicológicas e suas determinantes históricas , sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
·	Laudo psicológico: Tem por objetivo subsidiar uma tomada de decisão, especialmente de uma decisão judicial,apresentando um resultado conclusivo acerca de quesitos propostos. laudis=Valor, mérito.O laudo é um instrumento que ajuda o juíz a julgar, com os seguintes itens.
I.	Identificação do sujeito avaliado;
II.	Descrição da demanda e do ponto controvertido;
III.	Técnicas e métodos utilizados na avaliação;
IV.	Conclusão, da qual faz parte o diagnóstico, prognóstico e esclarecimentos relacionados à demanda.
V.	Respostas dos quesitos
·	Parecer psicológico: É uma opinião técnica fundamentada acerca do ponto psicológico controvertido. Sua finalidade é de esclarecimento.Sua estrutura é composta de 
I.	Cabeçalho introdutório;
II.	Exposição dos motivos do questionamento;
III.	Discussão(onde se faz uma análise detalhada dos fatos,da técnica e das teorias psicológicas utilizadas.)
IV.	Conclusão( Posicionamento do profissional que o assina. ) 
 6) Comente sobre os princípios que norteiam a atitude do psicólogo nas intervenções como perito. 
 O psicólogo perito deve ser imparcial e neutro para escutar as mensagens conscientes e inconscientes e através de procedimentos específicos fornecer subsídios à decisão judicial, apresentando sugestões, com enfoques psicológicos que possam amenizar o desgaste emocional das envolvidos, e principalmente preservar a integridade física e psicológica dos da(s) pessoa(s) envolvida(s).Os princípios éticos orientam o psicólogo a comunicar com clareza e precisão seus informes, para que assim, possa ter o seu " destino final " , a justiça. 
7) Quais as dificuldades existentes na apreciação judicial dos laudos e perícias psicológicas? 
O problema nas perícias ou laudos psicológicos está basicamente na falta de sincronização ou discordância desses laudos e perícias. Há também que se investigar o uso de diagnósticos em situações jurídicas corrente pois mais confunde do que auxilia o esclarecimento dos fatos, permitindo leituras contraditórias que incentivam os litigantes a distorcer a realidade.
 8) Explique o princípio da livre apreciação da prova, comentando sobre a questão da verdade relativa produzida numa perícia. 
No parecer de um perito contém informações sobre um sentido possível ao conflito, tendo assim uma verdade não absoluta, portanto, relativa. Por conta dessas “incertezas” dos laudos ao juiz é facultada a valoração dos fatos que lhe foi apresentado.
 9) Quais os erros mais frequentes na prática pericial? 
Os erros mais comuns na prática pericial são : 
·	o uso incorreto das técnicas periciais; 
·	erro na interpretação de evidências apresentadas; 
·	quando o perito não reconhece os limites de sua atividade;
·	trabalhando de forma desonrada . 
·	Todos esses fatores juntos, geram provas ilícitas ou equivocadas.
 10) Discorra sobre a participação do assistente técnico durante a realização da perícia, levantando aspectos éticos e legais da psicologia sobre o assunto. 
O assistente técnico 
11) O que dispõe o psicólogo para realização de uma perícia ?
- A atuação do psicólogo como perito consiste em uma avaliação derecionada a responder demandas específicas, originada no contexto pericial.
- Deve evitar qualquer tipo de interferência durante a avaliação que possa prejudicar o proncípio da autonomia teórico-técnica e ético-profissional.
-Dependendo da situação, poderá ter visitas domiciliares observações, entrevistas, aplicação de teste psicológico e etc.
-
 12) Comente sobre a possibilidade de simulação numa perícia psicológica.
Pode-se observar que, em perícias psicológicas, há simulações para benefício próprio ou para terceiros. A pessoa avaliada pode simular uma doença mental para obter vantagens como a inimputabilidade e livrar-se de uma sentença mais severa. Os principais exemplos são : pessoa fingindo ser doente;simulação consciente ; de simulação com motivação óbvia .

Outros materiais