Buscar

AV1 Prova Org politica saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0133 - ORG.POLÍT.SAÚDE  
	Período Acad.: 2016.1 (G) / AV1
	Aluno: ALINE CRISTINA PEREIRA 
	Matrícula: 201202155961
	
	Turma: 9018
	
Prezado(a) Aluno(a), 
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 12/05/2016 a 23/05/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 21/05/2016.
	
	
		1.
		Assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: ( ) A definição positiva de saúde está relacionada com a ausência de doença. ( ) Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade. ( ) A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento. ( ) Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. ( ) Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é:  (Ref.: 201202232878)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	F, V, V, F, V.
	
	
	
	
	
		2.
		Em relação aos fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população é CORRETO afirmar:  (Ref.: 201202232723)
		1 ponto
	
	
	
	
	Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde.
	
	
	
	
	
	
		3.
		A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. Sendo CORRETO afirmar que qualidade de vida diz respeito à:  (Ref.: 201202232887)
		1 ponto
	
	
	
	
	educação, saúde, alimentação, acesso a água potável
	
	
	
	
	
	
		4.
		A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que:  (Ref.: 201202232898)
		1 ponto
	
	
	
	
	O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		. Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na:  (Ref.: 201202232916)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	Revolta da Vacina
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere a Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. Leia as proposições abaixo e identifique a ORDEM CORRETA: I. No início do século XX, no Rio de Janeiro a excelente estrutura de saneamento básico e as boas condições de higiene faziam da cidade um foco de epidemias, principalmente febre amarela, varíola, malária e peste. II. Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi desalojada e refugiou-se em barracos nos morros ou em bairros distantes, ação que gerou revolta na população. III. Com a vacinação obrigatória instituída por Oswaldo Cruz, as brigadas sanitárias entravam nas casas e vacinavam as pessoas à força, modelo que ficou conhecido como campanhista. IV. O grande movimento tenentista ficou conhecido como Revolta da Vacina, os tenentes incendiaram carroças e bondes e saquearam lojas.  (Ref.: 201202232914)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	F; V; V;F.
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a:  (Ref.: 201202232927)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	VIII Conferência Nacional de Saúde.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		Leia as afirmações abaixo e indique as CORRETAS: I) O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a VIII Conferência Nacional de Saúde. II) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi um movimento popular em busca da universalidade, isto é, a saúde como direito de todo o cidadão,independente de ter contribuído ou não. III) O movimento da Reforma Sanitária Brasileira tinha como proposições concretas a não exclusão ou discriminação de qualquer cidadão brasileiro ao acesso à assistência pública de saúde. IV) O controle social das ações de saúde também foi uma das propostas do movimento da Reforma Sanitária Brasileira.  (Ref.: 201202320544)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	I; II; III e IV 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		9.
		Com relação à Conferência de Saúde, preconizada pela lei no 8.142/90, esta reunir-se-á: (Ref.: 201202232947)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	a cada quatro anos.
	
	
		10.
		E.M.S, feminino, 55 anos, percebeu um nódulo na mama durante o banho. Preocupada, foi a um Centro Municipal de Saúde próximo de sua residência. Lá chegando, para efetuar a marcação de consulta, formam exigidas carteira de identidade, comprovante de vinculação trabalhista e residência. De acordo com as diretrizes do SUS, este procedimento contraria o principio de:  (Ref.: 201202232931)
		1 ponto
	
	
	
	
	universalidade

Outros materiais