Buscar

Fundamentos e Princípios da Ordem Econômica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Indique os fundamentos, finalidades e principios da Ordem Economica
·	O Princípio da Soberania Nacional
A soberania deve ordenar a busca pela efetivação dos objetivos do Estado, ou seja, pelo desenvolvimento do País, e atingindo a finalidade das atividades econômicas, bem como propiciar meios para que o Estado desenvolva políticas públicas com o objetivo de colocar o Brasil em condições iguais perante outras nações no contexto econômico global da atualidade.
·	O Princípio da Propriedade Privada
artigo 170 da Constituição Federal de 1988, se refere a um conjunto de bens componentes do estabelecimento empresarial, que de acordo com o artigo 1142 do Código Civil (2002), conceitua: “considera-se estabelecimento todo o complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária”. Assim, a ordem econômica resguarda especificamente a propriedade dos fatores de produção, que sustenta o sistema capitalista. Verifica-se que existe uma distinção entre a propriedade e os fatores de produção e que no Brasil não se observa um controle absoluto da propriedade, uma vez que a propriedade privada existe com o objetivo de atingir um fim mais amplo, qual seja a função social da propriedade.
·	O Princípio da Função Social da Propriedade
 A função social da propriedade, prevista no inciso III do artigo 170 da Constituição Federal, se caracteriza como uma restrição ao princípio da propriedade privada, abordado anteriormente, permitindo a intervenção do Estado sobre a propriedade que deixa de cumprir sua função social. Através desse princípio, a propriedade deve exercer sua função econômica, ou seja, deve ser utilizada para geração de riqueza, garantia de trabalho, recolhimento de tributos ao Estado, e principalmente, a promover o desenvolvimento econômico. O proprietário tem o direito de uso e gozo de sua propriedade, mas em compensação, essa propriedade deve exercer a função social, estabelecida pela lei
·	O Princípio da Livre Concorrência
A livre concorrência é garantida pela Constituição Federal e se estrutura na economia nacional. O constituinte observou a importância de esforços no sentido de estimular a presença contínua das empresas particulares, além da vontade de participar conjuntamente com o País, do desenvolvimento, do progresso, oferecendo condições para garantir força para atuar, sem esquecer a livre concorrência, representada pelas micro e pequenas empresas. A livre iniciativa se relaciona com o ideal de liberdade econômica, e seu reconhecimento pela ordem jurídica visa assegurar aos indivíduos a livre escolha da atividade que queiram desenvolver para seu sustento, e limitar a atuação do Estado no campo das opções econômicas dos agentes. O princípio da livre iniciativa prevê que a todos se assegura o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização dos órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. A liberdade de iniciativa compreende tanto o direito de acesso ao mercado, como o de cessação da atividade econômica. Os agentes econômicos devem ser livres para produzir e colocar seus produtos no mercado, ações que conseguem desenvolver graças ao princípio da livre concorrência, que a todos assegura a liberdade dos mercados.
·	O Princípio da Defesa do Consumidor
O princípio da defesa do consumidor assevera que nas relações e consumo, a atividade econômica deve proteger o consumidor. Assim, O Estado dita as leis, atos e sentenças, e os agentes econômicos regulados por princípios e regaras estatais. O aumento das relações de consumo gerou a necessidade de se aperfeiçoar o regime jurídico que tratava desse aspecto, estabelecendo normas de proteção e defesa do indivíduo, constituindo um importante instrumento de cidadania
·	 O Princípio da Defesa do Meio Ambiente
É de grande importância do crescimento de uma nação, desde que se realize de maneira sustentável e consciente, aliando o desenvolvimento sócio-econômico com a preservação do meio ambiente.Sob esse aspecto, as políticas públicas voltadas para o meio ambiente devem ser observadas como ferramentas para gestão consciente dos recursos naturais, e não como inibidoras de desenvolvimento.
·	O Princípio da Redução das Desigualdades Regionais e Sociais
Este princípio de ordem econômica, no qual a redução de desigualdades sugere que o desenvolvimento econômico atue na redução desse problema no País, faz observar um paradoxo, pois de acordo com a economia baseada em um sistema capitalista, tem-se como objetivo maior a acumulação de capital, ou seja, muito nas mãos de poucos. Para a redução das desigualdades seria necessário a melhor distribuição de renda, o que não ocorre na economia capitalista.
·	O Princípio da Busca do Pleno Emprego
 Em uma sociedade fundada em valores sociais, o direito ao trabalho remunerado e digno relaciona-se intrinsecamente com o direito à vida, pois para grande parte da população, da remuneração obtida pelo trabalho prestado é que se obtêm os recursos suficientes para a aquisição dos bens indispensáveis à sobrevivência. O pleno emprego decorre de uma democratização das relações de trabalho e pode ser definido como uma condição do mercado onde todos os que são aptos a trabalhar, e estão dispostos a fazê-lo, encontram trabalho remunerado.
·	O Princípio do Tratamento Favorecido para as Empresas de Pequeno Porte
As empresas de pequeno porte, inclusive as microempresas representam nos dias de hoje um dos mais importantes sustentáculos da economia brasileira, por serem as responsáveis por uma grande parcela de geração de empregos e de renda do País.
·	Conclusão
Conclui-se que os aspectos inerentes a ordem econômica brasileira foram inseridos na Constituição Federal com o objeto de se estabelecer uma regulação da atividade econômica no País. Com relação ao Estado, cumpre seu papel normalizador e regulador das atividades econômicas, cumprindo fiscalizando, incentivando e planejando o sistema econômico nacional.
2) O que constituição? A concretização do direitos fundamentais é objetivo do constitucionalismo pos moderno? Qual o motivo da insistencia e formalização do Estado Liberal?
É o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado é a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Sim o objetivo do neocostitucionalismo quer reafirmar os direitos fundamentais onde os valores passam a ditar a fundamentação do judiciario sem afastar a obediencia as regras. Porque o estado liberal tras a igualdade material impondo limites na relação privada. Estado de bem estar social.
3)Em relação aos direitos fundamentais responda:
·	São clausulas pétreas( limitação formal do poder constituinte derivado?)
Sim, os direitos fundamenteais e suas garantias são resguardados pela clausula petrea, onde não podem ser excluidos, podendo apenas fazer ementas constitucionais.
·	Estão exclusvamente no art 5 ?
Não, o art 60 CR/88 discrimina as clausulas petreas.
·	São absolutos ou relativos?
devemos ter em mente que não há direitos plenos, absolutos, pois apesar do nosso texto constitucional expressar esse sentido, o próprio legislador tratou de criar métodos para conflitá-los e mostrar à sociedade que esses métodos são formas manutenção da harmonia social.
·	A eficacia é mediata/imediata limitada/ plena?
São em sua maioria de eficacia plena e limitada.
4) O que é minimo exitencial? Reserva do possivel? Estado Liberal determina abstenção ou ação dos Estados? Os direitos sociais podem ser exigidos pelo cidadão em face do Estado?
Minimo exitencial é o alicerce da vida humana é um direito fundamental e essencial como: saude, moradia,segurança, educação ...
-Reserva do possivel é o fenomeno que impõe limites para a efetivação dos direitos fundamnetais prestacionais,o estado realiza somente o que esta dentro de sua capacidade economica/possibilidade financeira ...
Estado Liberal é para a limitação do poder estatal em beneficio da liberdade individual.
Sim,é obrigação do estado garanti-los e quando não ocorre a população cobra do estado seus deveres.
5)indique o que é direito a seguridade social. inclui o direito a saude previdencia e assitencia social?
A seguridade social é definida na Constituição Federal, no artigo 194, caput, como um “conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.
6)Conceito de constituição para:
A) Hesse- influencia o direito atual, A constituição tem força normativa e a norma dever ser cumprida. Se não encotra reflexo na sociedade deve ser cumprida.
B)Shimitt- é tudo aquilo que é fruto de uma decisão politica,dos poderes. Todos exedentes a isso devem estar em leis constitucionais, ser infraconstitucional.
C)Kelsen-constituição tem essencia juridica e não esta contaminada pelas questões externas.
D)Lassalle-Constituição sociologica, não basta estar escrito, mas tem que encontrar reflexos na sociedade.
7)Sobre constitucionalização dos direitos civis, quais os argumentos juridicos contrarios e á favor da união homoafetiva?
8) O que é estado minimo(liberal)? A CR/88 preve um estado minimo?
O Estado de intervenção mínima cuidava apenas da segurança e justiça, deixando o provimento de serviços aos indivíduos e empresas por eles contratadas. Não a CR/88 assegura outros direitos alem da segurança.como saude.educação... e varios contemplados no art 5 .
9)O orçamento publico é obstaculo ao estado Brasileiro para efetivação de direitos sociais?Explique a relação entre reserva do possivel e minimo existencial.
A distribuição do orçamento publico e corrupção são obstaculos para os direitos sociais.
Reserva do possivel é o fenomeno que impõe limites para a efetivação dos direitos fundamnetais prestacionais,o estado realiza somente o que esta dentro de sua capacidade economica/possibilidade financeira e Minimo exitencial é o alicerce da vida humana é um direito fundamental e essencial como: saude, moradia,segurança, educação ...
Que só podem ser realizados com eficiencia quando a uma boa ditribuição das verbas publicas.
10)Estude o art 185 CR/88.
Possibilidade de desapropriação para fins de reformas agrarias e o art 243CR/88(confisco em razãodo cultivo parotrapco) Qual a distinção da terra desapropriada em razão do art 243?
Sim, em caso de uso da terra para plantação ilicita é legal a desapropriação sem reembolso e com possiveis sanções penais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes