Buscar

portfolio PPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bruna Maldonado Sapatini RU1065764 10/09/2015
POLO ARARAS
Roteiro de Estudo para o texto indicado (pgs. 15 - 44 livro da disciplina)
1. Apresente o conceito de PPP (Projeto político Pedagógico) segundo as autoras Maia e Costa (2011).
R: É uma concretização do processo mental coletivo escolar, com a finalidade de construir de forma dinâmica socializadora e critica uma instituição constituída por cidadãos e formadora deste.
2. Explique com base no texto, por que Projeto? Por que Político? Por que Pedagógico? 
R: Fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
3. Explique as origens, bases históricas e evolução do PPP.
R: o estado estava desmoralizado após a repressão, procurava apoio nos cidadãos no combate ao comunismo, que através da classe trabalhadora e sindicatos e associações foram atrás da identidade cidadã, onde teve inicio do novo período democrático no ano 1980. 
4. Qual a concepção do PPP no Brasil explicitada no texto?
R: Em 1988 a constituição federal trouxe mudanças significativas que se refere à democratização, entrando novas formas de organização e administração do sistema educacional tendo como objetivo principal a universalização do ensino. Desde 1990 há formulações sobre gestão da educação.
5. Aponte as características do PPP quanto à concepção.
R: devera nascer através própria realidade, tendo explicitação das causas dos problemas, prever as condições necessárias para poder fazer as avaliações, ser uma ação articulada com todos os envolvidos em relação à escola e ser construído continuamente, pois como um produto é também um processo. 
6. Que documentos oficiais norteiam a elaboração do PPP no presente texto?
R: O Projeto Político-Pedagógico foi determinado pela LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) tendo como tarefa dos profissionais da escola a construção do seu próprio documento norteador, ou seja, do registro da sua identidade. Esse fato foi um avanço que proporcionou legitimidade política aos educadores na construção do projeto de suas escolas. Outro fato importante foi à inclusão de todos os que compõem as instituições escolares na elaboração do projeto: gestores, professores, funcionários, alunos e pais. Eis porque a ideia de o Projeto Político-Pedagógico ter, em sua participação, todos os que fazem a escola. Dessa forma, o Projeto Político-Pedagógico, hoje, tem como princípio básico o processo de conscientização e de exercício da cidadania, por ser um instrumento democrático que busca recuperar a função social da escola, de forma sistemática.
7. Quais as orientações sobre o PPP nesses documentos? Além desses documentos apontados pelas autoras do texto há outro documento oficial relevante, como: a resolução 4/20102, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. O art. nº 43 e 44 dessa resolução tratam do PPP. Faça a leitura desse artigo e responda a seguinte pergunta: Segundo esse artigo, a identidade da escola se expressa no PPP. Em sua opinião, de que forma(s) é possível tornar o PPP essa expressão da identidade da escola?
R: Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela.
A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática. Pensar no processo de construção de um projeto político-pedagógico requer uma reflexão inicial sobre seu significado e importância.
8. Aponte e explique as funções atribuídas ao PPP de acordo com texto.
R: O PPP resume ao processo esclarecer os objetivos e linhas de ação adequada para alcançar, deve estar relacionados aos interesses dos profissionais da educação, somados a comunidade escolar, na busca de uma melhor transformação social.
Possuindo ainda um caráter antecipatório com atribuições liberativas tanto âmbito administrativo como pedagógico, financeiro e gerencial, refletindo a democratização escolar. 
9. Descreva todos os princípios norteadores do PPP trazidos pelas autoras do texto
(MAIA; COSTA, 2011), apresentando as características principais de cada um.
R: O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica. Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias as escolas de cumprirem seus propósitos e suas intencionalidades.
Igualdade de condições permanecerem na escola, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério.
10. Segundo Veiga (1998, p. 23-28 apud MAIA; COSTA, 2011, p. 45) a construção do PPP é marcada por três atos: situacional, conceitual e operacional. Situe (distribua) as expressões abaixo, entre os três atos mencionados.
Que ações programar? Como agir?
R: Devem ficar claros os papeis específicos de cada segmento da comunidade escolar, a relação entre aspectos, entre aspectos pedagógicos e administrativos, bem como o papel das instancias colegiadas. É necessário conhecermos os recursos e os critérios de organização do calendário escolar, deve estar claro os critérios de organização e utilização dos espaços educativos, a distribuição dos educadores docentes em suas diferentes especificidades, as formas de avaliação pessoal, currículos, das atividades extracurriculares, entre outros aspectos. 
Onde queremos chegar? Utopia. Por quê? Para quê?
R: são determinas a concepções que ela possui sobre educação, conhecimento, sociedade, escola, gestão, currículo, ensino, aprendizagem e avaliação, elementos necessários para chegar ao objetivo determinado coletivamente pela escola em questão, Assim surgem os critérios de organização interna da escola, como o acesso educando a ela, e ate a permanência nela, a capacidade continuada de educadores e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. 
Onde estamos? O que é?
R: Através da compreensão da sociedade, em que a escola esta inserida, tanto temporal como geograficamente. Pois através disse estudo que se define a escola, é a percepção da escola em torno da realidade geral, buscando uma visão de si e sua relação no quadro social e econômico, politico e cultural do cotidiano escolar através de levantamento dados sobre si própria e sobre a realidade do pais, do estado do município.

Outros materiais