Buscar

O que é a Ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é a Ergonomia?
Quais são as áreas de actuação da ergonomia? Explica sucintamente em que consiste cada uma delas.
Quais os problemas que podem ocorrer se não existir um estudo ergonómico no posto de trabalho?
Menciona as medidas preventivas a ter quando não existe estudo ergonómico.
 Indica algumas sugestões para uma boa ergonomia em locais de trabalhos de informática.
 Indica algumas sugestões para uma boa ergonomia na condução de máquinas.
 Indica algumas sugestões para uma boa ergonomia no transporte de pesos.
 Indica algumas sugestões para uma boa ergonomia na sala de _______________________________________________________________
1 . A ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Assim, o ergonomista, é o profissional que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de optimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. 
 2.As áreas de atuação da ergonomia são: 
Ergonomia Física - diz respeito às características humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a actividade. Os tópicos relativos incluem posturas de trabalho, manipulação de materiais, movimentos repetitivos, lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, layout do posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia Cognitiva - diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, e resposta motora, que afectam as interacções entre os humanos e os outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem a carga de trabalho mental, tomada de decisão, desempenho especializado, interacção homem/computador, fiabilidade humana, stress do trabalho e formação, relacionadas com a concepção homem/sistema.
Ergonomia Organizacional - diz respeito à optimização de sistemas sócio-técnicos, incluindo as suas estruturas organizacionais, políticas e processos. Os tópicos relevantes incluem comunicação, gestão de recursos de equipas, concepção do trabalho, organização do tempo de trabalho, trabalho em equipa, concepção participativa, novos paradigmas do trabalho, cultura organizacional, organizações virtuais, teletrabalho, e gestão da qualidade.
3. Um estudo ergonómico é um estudo das exigências e das condições de trabalho, das atitudes e das sequências operatórias que emergem aquando da realização de uma determinada tarefa. Pode-se dizer que, sem este estudo, não seria possível identificar os problemas de saúde e capacidade funcional, erros e omissões, evitar lesões decorrentes de acidentes de trabalho, cargas de trabalho exigentes, a competência de cada um dos trabalhadores e a satisfação e motivação de cada um.
4. São algumas medidas de prevenção em caso de inexistência de um estudo ergonômico:
a adaptar os meios e ambientes de trabalho ao nosso corpo;Evitar repetir os mesmos movimentos;Procurar um ambiente de trabalho com uma boa iluminação de modo a evitar problemas de visão;Procurar utilizar cadeiras com encosto recto, em caso de trabalhos em escritórios.
5. São algumas sugestões para uma boa ergonomia em locais de informática: 
a- Evita estar o dia todo sentado, Procurar estar relaxado e se possível fazer vários intervalos durante o dia, Ajustar a posição do seu corpo e do seu computador;Evitar ter os pulsos tortos enquanto usa o teclado ou o rato, deve evitar apoiar os pulsos enquanto usa o teclado pois pode fazer com que os dedos e pulsos sejam flexionados para trás. Manter os cotovelos ao nível do teclado e os ombros relaxados de modo a evitar tensões musculares.
6. São algumas sugestões para uma boa ergonomia na condução de máquinas;
a- Na condução de máquinas, o operador deve ajustar o assento de maneira a realizar o trabalho de forma confortável e colocar todos os controles de marcha;Evitar diversos movimentos repetitivos, esgotamento e desgaste nas articulações, atrito e desgaste nos tendões e ligamentos e aumento da fadiga muscular;Executar manobras ou trabalhos com uma boa iluminação interfere diretamente nos resultados, no conforto e na produtividade do trabalho realizado e oferece ao indivíduo um ambiente agradável e amigável visto que, a falta de iluminação, assim como o seu excesso pode ser prejudicial; Manter uma boa postura ao manobrar a máquina à posição da coluna, das pernas, a altura dos olhos, entre outros. Como por exemplo, após certo tempo de operação, se as pernas do operador não estiverem bem apoiadas, pode causar cãibras em longo prazo.
7. São algumas sugestões para uma boa ergonomia no transporte de cargas/pesos:
a- Utilizar os músculos das pernas e não a coluna; Pôr os ombros para trás e as costas direitas; Carregar o objeto o mais próximo possível do corpo; Separar os pés e distribuir corretamente o peso do corpo; Flectir os joelhos; Alinhar o pescoço e costas; Alongar as pernas lentamente; Manter a carga simétrica, apoiada nas duas mãos; Carregar o objeto a, aproximadamente, 40-50 cm acima do chão;Remover todos os obstáculos que possam atrapalhar os movimentos, antes de levantar um peso.
8. São algumas sugestões para uma boa ergonomia na sala de aula:
Ajustar a altura do encosto da cadeira, de maneira que haja contacto entre esta e a parte mais curva das costas; Se a cadeira dispõe de apoio de braços, ajustar a altura destes de maneira que não seja necessário inclinar-se para os utilizar;Se necessário elevar a cadeira para obter uma posição reta dos pulsos e usar um apoio para os pés;Descansar os braços e os pulsos num apoio de braços, quando não se está a escrever;Usar o apoio de braços enquanto escreve, sem se apoiar nele para descansar;

Outros materiais