Buscar

O poder da Atitude.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O poder da Atitude
A atitude modifica a aparência de tudo o que fazemos, pois determina como o indivíduo vê o mundo e interage com outras pessoas. A atitude de alguém sempre influencia seu desempenho – positivamente, se a atitude for adequada, e negativamente, se não o for – independente do talento, do histórico de vida ou das circunstâncias.
Uma das mais notáveis histórias que já ouvi surgiu da área da baía de São Francisco. “ A diretora de uma escola convocou três professores para informá-los sobre uma experiência que os órgãos governamentais estariam conduzindo naquela cidade.
Pelo fato de vocês serem os três melhores professores de todo o sistema educacional – disse ela – daremos a vocês noventa alunos selecionados, todos com alto QI. Deixaremos que vocês trabalhem com esses alunos durante o próximo ano no ritmo que eles puderem acompanhar e veremos o quanto eles podem aprender.
Os professores e os alunos estavam encantados. Durante o ano seguinte, passaram por uma maravilhosa experiência. Ao final do último semestre, os alunos haviam alcançado entre 20% e 30% a mais do que qualquer outro grupo de alunos naquela área.
Após a conclusão do ano letivo, a diretora chamou os professores e lhes disse:
Preciso confessar-lhes uma coisa. Devo dizer que vocês não estiveram com os noventa melhores e mais destacados alunos. Eram alunos medianos. Simplesmente escolhemos noventa alunos ao acaso e os entregamos a vocês.
Os professores estavam muito felizes. Se os alunos eram todos medianos, isso demonstrava que os professores haviam mostrado capacidade e habilidade excepcionais.
Tenho outra confissão a fazer – continuou a diretora. – Vocês não são os professores mais brilhantes. Seus nomes foram os três primeiros retirados de um chapéu.
Se os alunos e os professores foram escolhidos aleatoriamente, então o que os permitiu progredir mais do que qualquer outro grupo dentro do sistema educacional? Foram as atitudes das pessoas envolvidas. Pelo fato de professores e alunos estarem esperando serem bem-sucedidos, eles aumentaram seu potencial para o sucesso. A atitude foi o mais importante.
Se deseja dar à sua equipe as melhores oportunidades de sucesso, coloque as pessoas com atitudes à frente. Você terá uma chance maior, porque atitudes ruins estragam a equipe.
Pensamento de equipe: Sua atitude determina a atitude da equipe.
Trecho extraído do livro “As 17 incontestáveis Leis do trabalho em equipe” – John Maxwell (com adaptação).
Corujeira 2007

Outros materiais