Buscar

antropologia slides julia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A ascensão 
muçulmana na Europa
Imigrantes 1990 à 2010
 Hoje, a Europa abriga mais de 50 milhões de muçulmanos – o que contabiliza 7% de sua população e 3% do total de islâmicos no mundo. Nos próximos 20 anos, eles representarão 8% dos europeus, e o número deve continuar subindo, assim como a taxa de imigração geral. 
Número de imigrantes muçulmanos na Europa 1990-2010
França- 1990 568 mil - 2010 3,5 milhões
Alemanha- 1990 2,5 milhões - 2010 4 milhões
Grã- Bretanha- 1990 1,1 milhão - 2010 1,6 milhão
Holanda- 1990 344 mil - 2010 914 mil
Áustria- 1990 161 mil - 2010 475 mil
Noruega- 1990 54 mil - 2010 144 mil
Espanha- 1990 271 mil - 2010 1 milhão
Suécia- 1990 147 mil - 2010 451 mil
Itália- 1990 858 mil - 2010 1,5 milhão
Dinamarca- 1990 109 mil - 2010 226 mil
passeata de muçulmanos na Inglaterra
EURABIA
 Eurábia é um neologismo assentado na previsão de uma Europa onde a cultura dominante não seja a ocidental, e sim a islâmica, e na qual a imigração multiplique os adeptos desta religião. Segundo esta teoria, esta nova Europa teria começado a se desenhar após a crise do petróleo dos anos 1970, que teria obrigado os governantes europeus a fazer concessões aos países extratores árabes. Estas concessões incluiriam:
Uma política exterior conciliada com os países árabes, em oposição aos Estados Unidos da América e Israel.
A entrada da Turquia na União Européia.
A abertura à imigração procedente dos países muçulmanos, principalmente da Turquia.
O repúdio à menção das raízes cristãs da Europa na Constituição Européia.
A defesa da compatibilidade entre o Islã e a democracia.
A idealização de certos períodos da história européia, como Al-Andalus, enquanto se repudia a Reconquista ou a Colonização da América.
A adoção do relativismo cultural, com a aceitação da poligamia.
 
A CULTURA E DINÂMICA
IDEAIS RELIGIOSOS MUÇULMANOS LEVADOS PARA A EUROPA
O ideal é manter uma distância respeitosa entre sexo oposto. Nos transportes públicos, pessoas do sexo oposto não se sentam lado a lado.
A liberdade feminina é bem restrita em alguns países muçulmanos. Além de terem de cobrir boa parte do corpo, muitas mulheres muçulmanas só podem sair à rua acompanhadas de outra mulher ou do pai, marido, irmão ou outro parente do sexo masculino. Também fazem as refeições em separado e não têm permissão para dirigir carros.
Todo muçulmano é obrigado a orar cinco vezes por dia Essa regra se aplica a homens e mulheres. As preces devem ser feitas em tempos prescritos, como segue: Pouco depois do amanhecer e antes do nascer do sol; Ao meio-dia; Cerca de três horas e meia após a oração do meio-dia e a um prazo razoável antes do pôr do sol; Logo após o pôr do sol; Cerca de uma hora e meia após a oração do pôr do sol.
A CULTURA E A DINÂMICA
 VISÃO EUROPEIA ACERCA DA ISLAMIZAÇÃO
A Europa traz dificuldades na construção de novas mesquitas, fazendo com que muitos dos muçulmanos tenham que orar nas ruas, sendo assim sofrendo discrimações
O governo Frances impôs que todas as mulheres muçulmanas retirassem seus véus nas escolas e universidade, fazendo com que deixassem sua crença de lado.
 Uma é a excisão do clitóris e infibulação da vagina. Médicos europeus chegaram a propor um pequeno corte simbólico no clitóris, para aplacar a misoginia islâmica.
A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM
A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLÓGICO
Na Grã-Bretanha, a Sharia (código de leis do islamismo) começa a ser usada para resolver disputas familiares e pequenas causas. O primeiro tribunal foi identificado em 2008, mas operava desde 2007.
 Na Escandinávia, um muçulmano, junto com seus filhos, executou uma filha, porque esta, tinha relações antes do casamento com um sueco. Não foi preciso tribunal algum. A família se erigiu em tribunal. Há muitos outros casos pela Europa.
Esse exemplo mostra como o plano biológico decide sobre a vida e a morte de membros do mesmo sistema, neste caso a religião muçulmana.
Em lugar da superestima de valores da sociedade em certas situações de crise, os membros abandonam a crença em seus valores e perdem a motivação que os mantém vivos e unidos.
A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLÓGICO
A Europa tem uma taxa de natalidade caindo para menos de duas crianças para cada casal europeu, enquanto na Turquia é de quase 9 para cada casal.
OS INDIVIDUOS PARTICIPAM DIFERENTEMENTE DE SUA CULTURA
O papel da mulher na cultura muçulmana.
O papel do homem perante a sociedade muçulmana.
Diferenças tribais.
A CULTURA TEM UMA LÓGICA PRÓPRIA
Abaixo, podemos analisar, como cada cultura tem sua própria lógica, enquanto os muçulmanos querem de certo modo impor sua cultura na Europa, os europeus ao lado querem que acabe a islamização da Europa, pois sua cultura esta sendo invadida de forma não lógica.
Todo sistema tem sua própria lógica e não passa de um ato primario de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais