Buscar

Direitos Trabalhistas do Trabalhador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos Trabalhistas do Trabalhador
 Registro em carteira de trabalho: é o direito que garante todos os outros. O primeiro direito fundamental do trabalhador é o próprio vínculo. O registro serve como meio de prova da relação de emprego, de cláusulas não usuais do contrato de trabalho e do seu tempo de duração.
Fonte: http://brunofiore.jusbrasil.com.br/artigos/113821225/ctps-carteira-de-trabalho-e-previdencia-social
 Salário mínimo: deve respeitar o piso da categoria, quando existir, ou o mínimo nacional fixado em R$ 880. Duas pessoas que exercem a mesma função, e fazem aquilo por mais de dois anos, não podem ter salários diferentes.
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10758067/artigo-76-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943
Jornada de trabalho: deverá ser de até 8 horas diárias, e 44 horas semanais. Além desse período, o trabalhador tem direito a fazer no máximo duas horas extras por dia, que deve ser remunerada, no mínimo, em 50% acima do valor da hora normal.
Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/jornada_computo_horas.htm
Descanso semanal remunerado: deve ser de 24 horas consecutivas e coincidir, preferencialmente, com o domingo. Nos serviços que exigem trabalho aos domingos, o descanso deverá ser efetuado em sistema de revezamento.
Fonte:http://www.professortrabalhista.adv.br/Horas%20Extras/Descanso_semanal_remunerado.htm
 FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço): é uma conta aberta em nome do trabalhador, alimentada por depósitos mensais equivalentes a 8% do salário, no caso de menor aprendiz 2% . Com o FGTS, o empregado tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como aquisição da casa própria, aposentadoria, demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.
Fonte: http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta01.asp
 Licença-maternidade: tem duração de 120 dias e é devida a partir do 8º mês de gestação (comprovado através de atestado médico), ou a partir da data do parto, com apresentação da certidão de nascimento. As mães adotivas têm direito ao benefício pelo mesmo período. Os pais têm direito a 20 dias corridos a partir da data do nascimento do filho.
Fonte : http://gaumb.jusbrasil.com.br/artigos/138501172/regras-gerais-da-licenca-maternidade
 Férias: o período deve ser de 30 dias corridos, se o trabalhador não tiver faltado injustificadamente mais de 5 vezes ao serviço. O pagamento de pelo menos um terço do salário normal deverá ser efetuado até 2 dias antes do início das férias. No mínimo, o trabalhador tem que gozar de 20 dias - isso porque ele pode vender 10 dias.
Fonte : http://www.professortrabalhista.adv.br/ferias_anuais.html
 13º salário: corresponde a um mês de serviço prestado. Pode ser pago em duas parcelas: a primeira até novembro, ou nas férias do empregado, e a segunda até 20 de dezembro.
Fonte: http://www.infoescola.com/direito/decimo-terceiro-salario/
Verbas rescisórias: o trabalhador demitido sem justa causa tem direito a receber 13º proporcional, um terço de férias, saldo de salários e aviso prévio, entre outras. O empregador ainda deve pagar uma multa de 40% sobre o saldo total do FGTS depositado.
Fonte: http://informativotrabalhista.jusbrasil.com.br/artigos/211297026/quais-sao-as-verbas-rescisorias

Outros materiais

Perguntas Recentes