Buscar

DISCURSIVA-FUND-PSICOLOGICOS-E-FUND-SOCIOANTROPOLOGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Para realizar estas aspirações, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, bem como com nossas comunidades locais. [...]. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos”.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2. Disponível: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf
Com base no conteúdo das aulas, no livro da disciplina e no texto citado explique o papel da educação na conservação da espécie.
Nota: 20.0
	a educação visa transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. A transmissão daquilo que existe de uma geração a outra pela linguagem é uma das mais importantes características distintivas do homem em relação aos animais. (p 37)
Resposta:Através da educação transmite se a cultura, os conhecimentos, que foram adquiridos durante toda a humanidade para as novas gerações e assim conservando a espécie, pois assim consegue se passar a eles conhecimentos que eles não precisaram descobrir e que levaram milhões de anos para se concretizar, encontrarão tudo pronto assim favorecendo a conservação.Comentário do revisor:Questão revisada e conceito Excelente atribuído a questão.
Questão 2/5
Apesar de o pensamento e a linguagem terem raízes genéticas diferentes, Vygotsky (2001) alerta para que estes não sejam compreendidos como dois processos independentes, pois um contém o outro, embora um não seja o outro. Ele acredita que esse dois processos são explicados pelo significado.
Com base nessas informações, discorra sobre o significado para Vygotsky.
Nota: 16.0
	O significado é apenas uma das zonas do sentido que a palavra adquire no contexto de algum discurso e, ademais, uma zona mais estável, uniforme e exata. Como se sabe, em contextos diferentes, a palavra muda facilmente de sentido. O significado, ao contrário, é um ponto imóvel e imutável que permanece estável em todas as mudanças de sentido da palavra em diferentes contextos. Portanto, o significado não é apenas um conceito, mas sim a realidade do sujeito no contexto em que a palavra foi colocada (p. 89). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:Para Vygotsky, o ser humano só se humanizaria através da interação com outras culturas, e a ausência dessa interação acarretaria em uma não humanização, caso ocorrido com Amala e Kamala, duas meninas que viviam como lobos na Índia por volta de 1920.Para Vygotsky, os signos servem para lembrar comparar coisas, relatar, escolher, etc...
Questão 3/5
Na Idade Média, os ensinamentos das instituições escolares tinham como base a supremacia da fé católica, em detrimento da razão. Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. A partir dessas informações e dos conceitos apresentados por Nogueira e Leal (2012), discorra sobre o papel da filosofia nesta época.
Nota: 20.0
	Neste período, o papel filosófico estava subordinado à teologia, dogmatizando e interpretando a Bíblia sem propriamente criar novas concepções de mundo, mas buscando com intensa força elaborar sínteses de pensamentos já existentes. As escolas deste período, caracterizado pelo monopólio eclesiástico de ensino, eram organizadas pela Igreja, ligadas ao ensino religioso e à leitura de textos canônicos e fixadas por intermédio de dogmas, que pregavam o desprezo do mundo, a humildade, a solidão e o silêncio, o amor de Deus e a consciência do pecado (p. 25). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:Filosofia, que significa amor a sabedoria, durante a Idade Média tinha como sua triplice Sócrates, Platão e Aristóteles. Santo Agostinho seguidor de Platão pertencia a filosofia patrística e São Tomas de Aquino seguidor de Aristóteles pertencia a filosofia escolástica. Platão , seguidor das teorias de Sócrates criou a Dialética , a arte de dialogar , da argumentação sendo essa a função básica da filosofia na época.
Questão 4/5
" [...] O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência."
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28.A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos fenômenos sociais. Justifique essa concepção. 
Nota: 10.0
	todo o ser do homem é determinado pela produção da sua existência e esta, por sua vez, ocorre em determinadas relações sociais. O materialismo marxiano concebe que os homens são aquilo que produzem e , portanto, os homens são determinados por essa produção. Assim, é a vida que determina a consciência e não o contrário. (p. 181)
Resposta:Marx acreditava que o homem era um ser social, e com capitalismo ouve a divisão do trabalho social em classes , o que gerou desigualdade. Marx acreditava que o homem era orientado pela ação social que através dela ele seguiria um sentido de acordo com a vontade do próprio agente.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim, não é sua generalidade que pode servir para caracterizar os fenômenos sociológicos. Um pensamento que se encontra em todas as consciências particulares, um movimento que todos os indivíduos repetem nem por isso são fatos sociais. Se se contentaram com esse caráter para defini-los, é que os confundiram, erradamente, com o que se poderia chamar de suas encarnações individuais. O que os constitui são as crenças, as tendências e práticas do grupo tomado coletivamente; quanto às formas que assumem os estados coletivos ao se refratarem nos indivíduos, são coisas de outra espécie.” (Émile Durkheim, in:BOTELHO, A.(org) Essencial Sociologia. São Paulo: Penguin/Companhia das Letras, 2013. p. 184).
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, argumente como se daria o estudo da sociedade, segundo Durkheim.
 
Nota: 16.0
	para Durkheim o estudo da sociedade é demarcado pelos fatos sociais entendidos como “coisas”, ou seja, fatos exteriores aos indivíduos, de caráter objetivo e que obedecem a leis positivas, gerais e, no limitem invariáveis. (pp 27-28)
Resposta:Para Durkheim, a sociedade seria estuda através dos fatos sociais, que possuem como características a coercitividade, a exterioridade e a generalidade. Acreditava que o homem estava sujeito a sansão que poderiam ser implícitas ou explicitas ou ainda legais e que o homem é um ser social pois já nasce em uma sociedade regrada.

Outros materiais