Buscar

AV1 fundamentos do direito do petroleo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		De acordo com a Lei do Petróleo, a definição "feição geológica mapeada como resultado de estudos geofísicos e de interpretação geológica, que justificam a perfuração de poços exploratórios para a localização de petróleo ou gás natural", determina o:  (Ref.: 201408077987)
		1 ponto
	
	
	
	
	Prospecto
	
	
	Carvão Mineral.
	
	
	Petróleo.
	
	
	Energia Elétrica
	
	
	Gás Natural.
	
	
		2.
		Com a Criação do Conselho Nacional de Petróleo ( CNP), órgão responsável na avaliação das jazidas de petróleo e da pesquisa, foi uma época em que as jazidas passam a ser patrimônio da União Federal, havendo perfurações na zona do Recôncavo Baiano, até a perfuração em Candeias, Aratu e Itaparica, na qual a primeira obteve-se êxito, pelo gás natural, em 1941. Contudo com a saída de Vargas, houve uma política governamental para a buscar a implementação de refinarias nacionais e não mais formadas com capital estrangeiro. Mas foi com a criação da Petrobras que houve uma grande inovação na época em relação à atividade petrolífera, tal como se observa na alternativa abaixo:  (Ref.: 201408077988)
		1 ponto
	
	
	
	
	Com a Constituição de 1988, abriu-se o mercado privado, no qual se criou a Petrobras, como sociedade sem fins lucrativos para atuar como agente regulador do mercado brasileiro petrolífero;
	
	
	Com a criação da ANP, abriu-se o mercado privatido e a mesma criou a Petrobras, o que incentivou a economia brasileira.
	
	
	Com o advento da Lei n° 2004, de 3 de outubro de 1953, com a criação da Petrobras, se estipulou o monopólio estatal da atividade petrolífera;
	
	
	Com a criação da Petrobras, as riquezas das jazidas petrolíferas passaram a ser de sua propriedade, possuindo, então, o monopólio do setor;
	
	
	Com o advento da Constituição de 1988, criou-se a Petrobras para a pesquisa e a lavra de petróleo em território nacional;
	
	
		3.
		Na legislação petrolífera houve a instituição da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves - ANP, entidade integrante da Administração Federal Indireta, submetida ao regime autárquico especial, como órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que possui sede e foro no:  (Ref.: 201408078000)
		1 ponto
	
	
	
	
	Estado de São Paulo;
	
	
	Rio de Janeiro;
	
	
	Distrito Federal;
	
	
	Rio Grande do Sul;
	
	
	Estado da Bahia;
	
	
		4.
		Marque a alternativa correta em relação à propriedade das riquezas do subsolo no Brasil:  (Ref.: 201408077986)
		1 ponto
	
	
	
	
	Apenas com a criação do Serviço Geológico e Mineralógico Brasileiro,que se permitiu uma perfuração em maior escala, passando nesta época ao monopólio da União as riquezas do subsolo.
	
	
	Os indícios da exploração e produção de petróleo no Brasil estão marcados por várias passagens, mas apenas em 1858, pelo Decreto n. 2.266 do Marquês de Olinda, que o monopólio dos recursos do subsolo passou a ser da União.
	
	
	As riquezas do subsolo são de monopólio da União Federal até hoje.
	
	
	Após a Constituição de 1937, criou a obrigação de que as minas e demais riquezas do subsolo passassem a ser da União Federal, fato inovador, pois nunca fora assim no Brasil até a citada data.
	
	
	Após a descoberta do óleo de seneca e com a criação da ANP, foi que no Brasil as riquezas do subsolo passaram a ser da União Federal.
	
	
		5.
		Acerca da arbitragem , assinale a opção correta:  (Ref.: 201408153049)
		1 ponto
	
	
	
	
	A cláusula compromissória no setor internacional possui apenas um modelo que é aplicado em todos os contratos petrolíferos.
	
	
	É possível a utilização da arbitragem para dirimir conflitos entre a administração e o parceiro privado, relacionados à execução do contrato administrativo das parcerias público privadas.
	
	
	A arbitragem é sempre de utilização compulsória quando se tratar de conflitos energéticos.
	
	
	A arbitragem é sempre utilizada nos conflitos de consumo e na área do direito de família.
	
	
	Nos negócios petrolíferos com empresas nacionais não se pode adotar lei estrangeira para dirimir conflitos com base arbitral.
	
	
		6.
		Segundo o art. 20 da Lei 9.478/97, o regimento interno da ANP disporá sobre os procedimentos a serem adotados para a solução de conflitos entre agentes econômicos, e entre estes e usuários e consumidores, com ênfase na conciliação e no arbitramento, contudo o tema da arbitragem poderá ter um enfoque internacional, logo é correto afirmar que: (Ref.: 201408040380)
		1 ponto
	
	
	
	
	Os contratos de concessão poderão ter cláusulas prevendo a arbitragem como mecanismo de solução de controvérsias, ainda que seja um caso de arbitragem internacional, mas se a qualquer momento uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de disputa ou controvérsia deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo arbitral.
	
	
	Em caso de arbitragem petrolífera o idioma a ser utilizado no processo de arbitragem será a língua estrangeira, ainda que o contrato seja efetivado ou feito no Brasil, e quanto ao mérito jamais poderão aplicar as leis substantivas brasileiras.
	
	
	A arbitragem no Brasil não existe em nenhuma legislação, sendo apenas aplica a arbitragem de origem americana por analogia.
	
	
	Na arbitragem internacional, as regras feitas no Brasil não têm aplicabilidade, pois poderá uma arbitragem internacional ferir a ordem pública e os bons costumes no Brasil, mesmo sendo executada no Brasil.
	
	
	Em contratos de concessão não é cabível a aplicação de arbitragem sendo unânime na doutrina tal posicionamento.
	
	
		7.
		Em tema de Responsabilidade Civil, o Código Civil cita que:  (Ref.: 201408155709)
		1 ponto
	
	
	
	
	na responsabilidade civil subjetiva da pessoa jurídica se prevê que a obrigação de reparar o dano é independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para o direito de outrem.
	
	
	na responsabilidade subjetiva se prevê que a obrigação de reparar o dano é independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para o direito de outrem.
	
	
	na responsabilidade moral e subjetiva se prevê que a obrigação de reparar o dano é independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para o direito de outrem.
	
	
	na responsabilidade da pessoa física se prevê que a obrigação de reparar o dano é independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para o direito de outrem.
	
	
	na responsabilidade objetiva se prevê que a obrigação de reparar o dano é independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para o direito de outrem.
	
	
		8.
		Em relação a classificação da responsabilidade civil, marque a resposta correta:  (Ref.: 201408155707)
		1 ponto
	
	
	
	
	A questão do acidente ambiental a responsabilidade da pessoa jurídica é subjetiva em regra.
	
	
	Pela responsabilidade objetiva o causador do dano não poderá indenizar a vítima em regra.
	
	
	Em acordo com a atividade ou a atuação do causador do dano na sociedade, a responsabilidade do agente poderá ser subjetiva ou objetiva.
	
	
	A responsabilidade objetiva e subjetiva significam a mesma coisa e são baseadas na mesma teoria.
	
	
	No dano social , a responsabilidade do agente nunca poderá ser exigida,será a sociedade que partilha tal bem.
	
	
		9.
		Direta ou indiretamente, a energia é essencial a tudo o que existe ou é feito na sociedade: carvão para a metalurgia dos minérios, combustíveis do petróleo para o transporte terrestre ou aéreo, gás natural ou de petróleo para o aquecimento de casas, eletricidade para a indústria e as atividades domésticas. As distintas fontes de energia podem ser divididas em primárias e secundárias. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta somente fontes primárias de energia.  (Ref.: 201408155714)
		1 ponto
	
	
	
	
	gasolina, carvão e petróleo
	
	
	petróleo, gás natural e água
	
	
	gás natural e gasolina
	
	
	gasolina, petróleo e gás natural
	
	
	energia eólica, gasolina e eletricidade
	
	
		10.
		Marque a alternativa correta que possui energias alternativas que são substitutas das energias fósseis, oriundas dos hidrocarbonetos: (Ref.: 201408152959)
		1 ponto
	
	
	
	
	Energia eólica, nuclear, gasolina, carvão e hidrelétrica.
	
	
	Biocombustíveis, petróleo, gás natural e energia eólica.
	
	
	Energia eólica, nuclear, elétrica, biocombustíveis, hidroeletricidade.
	
	
	Gás natural, energia elétrica, carvão, hidrelétrica.
	
	
	Energia Elétrica, hidrelétrica, gasolina e gás natural.
OBS: A RESPOSTA DA QUESTÃO 4 E 8 NÃO TENHO CERTEZA SE ESTÁ CORRETA, MAIS OS DEMAIS ESTÃO CERTOS

Outros materiais