Buscar

glicdios 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
GLICÍDIOS
*
Os glicídios são moléculas orgânicas formadas principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Também conhecidos como açúcares, carboidratos e hidratos de carbono.
*
São a principal fonte de energia para os seres vivos, tendo duas importantes funções: gerar energia e atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos.
*
É encontrado em diversos alimentos: no mel, contém o glicídio glicose; da cana, é extraído a sacarose; do leite, a lactose e frutos adocicados contém frutose e glicose, entre outros exemplos.
*
CLASSIFICAÇÃO DOS GLICÍDIOS
Divididos de acordo com sua complexidade estrutural em:
Monossacarídeos
Dissacarídeos
Polissacarídeos
*
São os carboidratos mais simples, apresentando de 3 a 7 carbonos em sua estrutura, obedecendo a fórmula Cn(H2O)n, onde há um carbono para cada dois hidrogênios e um oxigênio.
MONOSSACARÍDEOS:
*
Os monossacarídeos recebem o sufixo –ose, precedida pelo número de carbonos que contém em sua fórmula. Suas moléculas são cadeias carbônicas não ramificadas, com ligações simples.
*
DISSACARÍDEOS:
São os resultados da ligação entre dois monossacarídeos. Na reação de formação de um dissacarídeo há formação de uma molécula de água, portanto se trata de uma síntese por desidratação para cada ligação.
*
*
PRINCIPAIS DISSACARÍDEOS:
*
POLISSACARÍDEOS:
São moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre. Não possuem sabor adocicado, como nos outros grupos.
*
São moléculas muito grande se comparados com outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas. Na digestão tem que ser quebradas em monossacarídeos, através da hidrólise. Alguns exemplos: celulose, quitina, amido e glicogênio.
*
Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia. 
Todas suas moléculas são polímeros, ou seja, todas são idênticas ou semelhantes.
*
PRINCIPAIS COMPOSTOS:
1- SACAROSE:
Dissacarídeo que se forma pela condensação de uma molécula de glicose com uma de frutose.
É o açúcar comum, encontrado em inúmeras plantas como a cana-de-açúcar e a beterraba.
*
2- GLICOSE:
É o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utilizam como fonte de energia.
É um sólido composto por cristais incolores solúveis em água e de sabor adocicado. Encontrado no mel de abelhas, em frutas como o figo e uva e também no nosso sangue.
*
3- FRUTOSE:
É um açúcar extraído das frutas e do mel. É conhecido como “açúcar das frutas”, substituindo o açúcar convencional, tornando a alimentação mais saudável. Ideal para atletas que necessitam repor suas energias e para crianças.
*
4- AMIDO
Polissacarídeo presente em forma de grãos nas sementes, caules e raízes de vários vegetais. É o hidrato de carbono de reserva mais importante nas plantas, e o principal produto da sua hidrólise, a maltose, constitui uma fonte de carbono para muitos seres vivos.
*
5- CELULOSE
Polissacarídeo mais conhecido no reino vegetal. Ela é o componente estrutural primário das plantas e não é digerível pelo homem.
A celulose encontra-se nas fibras puras de algodão, utilizada na indústria têxtil.
*
FIM!
EQUIPE: Alanys
			Allan 
			Antônio
			Joao Victor
			Lauan
			Witallo 
SÉRIE: 3º

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais