Buscar

av 1 Panejamento tributario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Diante da elevada carga tributária existente em nosso país, em muitos casos, os contribuintes estruturam suas operações com base em procedimentos e metodologias voltados a reduzir, legitimamente, a tributação incidente, o que usualmente se denomina como "planejamento tributário".
Como amplamente divulgado nos principais meios de comunicação, por meio da Medida Provisória 685/2015, o Poder Executivo tentou imputar aos contribuintes a obrigação de noticiar à Receita Federal do Brasil todos os seus atos e negócios jurídicos que acarretassem supressão, redução, ou diferimento de tributo, sob pena de se considerar a existência de intuito de fraude ou sonegação. Entretanto, depois das fortes críticas sofridas, tal exigência não constou do texto da Lei 13.202/2015, fruto da conversão em lei desta MP.
Superada a cortina de fumaça criada pela MP 685/2015 ao tentar qualificar os contribuintes como delinquentes fiscais, parece-nos que olhares mais atentos e críticos deveriam ser voltados ao engenhoso, porém escandaloso, "planejamento tributário inverso", que vem sendo desenvolvido pela Fazenda Nacional nos últimos anos.
Fonte: http://www.conjur.com.br/2016-fev-15/malicioso-planejamento-tributario-desenvolvido-uniao-federal. Acesso em 17 de fevereiro de 2016.
Diante ao contexto compreendemos que cada vez mais o governo vem delegando responsabilidades aos contribuintes para ficar mais claro as operações fiscais das entidades e facilitar as fiscalizações. Assim podemos afirmar que Planejamento Tributário é uma prática permitida na Constituição Federal?
Alternativas:
	a)
O Planejamento Tributário é um direito garantido pela Constituição Federal e Medida Provisória 685/2015 a todos as empresas para obtenção de benefícios fiscais;
	b)
O Planejamento Tributário não é um direito garantido pela Constituição Federal a todos as empresas para obtenção de redução de impostos;
	c)
O Planejamento Tributário é um direito garantido pela Constituição Federal e Lei 6.404/76a todos as empresas afim de reduzir a carga tributária das entidades;
	d)
O Planejamento Tributário é um direito garantido somente pelo Código Tributário Nacional a todos as empresas afim de reduzir o aumento da carga tributária das entidades;
2)
Paris- Estratégias de evasão fiscal utilizadas por multinacionais do mundo todo causam aos governos uma perda de até US$ 240 bilhões por ano, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).A advertência foi feita quando do lançamento do programa Base Erosion and Profit Schifting (BEPS), plano de ação encomendado pelos países do G-20 incluindo Brasil-para combater a erosão da base de imposição e a transferência de lucros para paraísos fiscais. A medida, que a OCDE apresenta como uma estratégia para erradicar a evasão fiscal, deve ser aprovada pelos ministros das Finanças do G-20. Na prática, trata-se de um conjunto de regras fiscais internacionais que passarão a se tornar padrão em todos os países signatários, aumentando a coordenação entre diferentes governos.
Fonte: Adaptado <http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,evasao-fiscal-causa-buraco-de-us-240-bilhoes-por-ano--diz-ocde,1774944> Acesso em 17 de fevereiro de 2016.
O Planejamento tributário é uma prática ligada a intenção da elisão fiscal, na qual é realizada por meio dos estudos jurídicos, contábeis e administrativos. Com tudo, a Evasão Fiscal pode ser caracterizada como uma sonegação fiscal?
Alternativas:
	a)
A Evasão Fiscal ocorre por meio de atos legais, obtendo uma economia tributária vinculada a participação legal dos entes federais;
	b)
A prática de atos lícitos com o objetivo de evitar a concretização do fato imponível é o que tecnicamente se denomina evasão fiscal;
	c)
A Evasão fiscal ocorre por meio de atos ilícitos identificados como sonegação fiscal, com ação culposa que venha a retardar os recolhimentos ao cofres públicos;
	d)
A Evasão fiscal é a pratica de atos lícitos ocorrida quando o contribuinte obtiver condições suscetíveis de afetar a tributação.
3)
A sobrevivência das empresas depende da sua capacidade de adaptação frente às constantes mudanças impostas no mundo dos negócios. Dentre as dificuldades enfrentadas, destaca-se o complexo e oneroso cenário tributário. Os pequenos negócios são os que mais sofrem por não terem uma assessoria contábil adequada, notadamente sob o aspecto gerencial e tributário. O planejamento, necessário para o sucesso de qualquer empreendimento, pode auxiliar as empresas a enfrentarem suas dificuldades fiscais, através desta prática comum nas médias e grandes empresas. O modelo tributário adotado no Brasil parece ignorar os novos rumos do mundo dos negócios, ficando a cargo dos estudiosos da matéria fiscal a árdua tarefa de encontrar maneiras de atenuar uma onerosa carga tributária para as empresas.
Fonte: Adaptado <http://www.elisaotributaria.com.br/index1.php> Acesso em 17 de fevereiro de 2016.
A Construtora Le Vanille S. A. é uma empreiteira localizada na cidade de Londrina no estado do PR que realiza obras no país todo. No mês de Março/2016 a construtora foi contratada para executar a construção de um condomínio industrial na cidade de Poços Novos no estado de Goiás, o imposto devido a esta empresa é o ISQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza). O Estado de Goiás, permite que toda empresa de fora do estado que venha prestar serviço seja isento de impostos. Esta prática do Estado de Goiás trará economia tributária as empresas que prestarem serviços no estado, podemos então classificar esta ação:
Alternativas:
	a)
Elisão Fiscal;
	b)
Evasão Fiscal;
	c)
Elusão Fiscal;
	d)
Efeito Fiscal.
4)
A história sobre tributos vem desde a pré-história, naquela época o homem conhecido como nômade homenageava seus Deuses com presentes nos quais estes eram chamados de tributos. Em 5.000 A.C até 476 D.C houve surgimento de grandes civilizações e muitas guerras aconteceram e por meio de sustentar seus exércitos os reis cobravam tributos, nesta atitude de imposição, o tributo deixou de ser um presente e passou a ser uma obrigação.
O Planejamento Tributário pode abranger as atividades de quaisquer empresas, desde uma lanchonete de pequeno porte estabelecida em uma pequena cidade do interior brasileiro, até uma empresa de grande porte, com estabelecimento em todo o mundo.
A empresa LUMI COLOR Ltda.; em 31 de dezembro de 2015 encerrou suas demonstrações contábeis e os resultados foram satisfatórios, o administrador então decidiu redistribuir o lucro para os sócios afim de não aumentar o pró-labore (salário) dos mesmos, pois, o aumento acarretaria em aumento dos impostos, então, podemos afirmar que a empresa realizou um planejamento tributário em qual estratégia:
Alternativas:
	a)
A empresa gerou incidência do fato gerador do tributo ao distribuir o lucro aos sócios;
	b)
A empresa não gerou incidência do fato gerador do tributo ao distribuir o lucro aos sócios;
	c)
A empresa realizou uma redução de alíquotas do tributo ao distribuir o lucro;
	d)
A empresa adiou o pagamento do tributo ao distribuir o lucro aos sócios.
5)
As mudanças econômicas vividas pelas empresas hoje exigem de seus administradores uma correta aplicação no ônus tributário. A alta carga tributária vivida em nosso Brasil hoje está entre a mais alta do mundo. O planejamento tributário é um meio usado por muitas entidades afim de diminuir estes ônus, ele é um conjunto de sistemas legais que visam reduzir o valor a pagar de tributos aos entes federativos e aumentar o lucro da empresa.
Portanto, ao utilizar-se do planejamento tributário o administrador deve identificar todas as alternativas legais possíveis afim de encontrar algumas lacunas na lei e aplica-la como planejamento tributário.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e a seguir assinale a alternativa com a seqüência correta:
	(  )
	Tributo é toda prestação pecuniária, compulsória em moeda ou cujo valor nela possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito,
instituída em lei e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada;
	(  )
	Substituiu o Simples Federal, surgiu para amenizar os tributos impostos pelo governo, das micros e pequenas empresas, pois o sistema tem regras diferenciadas para ambas; 
	(  )
	Lucro líquido do período-base de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações previstas ou autorizadas pela legislação.
	( 1 )
	Lucro Real
	( 2 )
	Simples Nacional
	( 3 )
	Art 3 do CTN
Alternativas:
	a)
3,1,2;
	b)
2,1,3;
	c)
1,2,3;
	d)
3,2,1.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais