Buscar

CONCEITO DE LEI E NORMA JURÍDICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCEITO DE LEI E NORMA JURÍDICA
Etimologia
Isidoro de Sevilha – Lei vem do verbo latino legere, que significa ler. A lei é norma escrita – jus scriptum, que se lê;
S. Tomás – Lei vem do verbo ligare, que significa ligar, obrigar, vincular. A lei obriga ou liga a pessoa a certa maneira de agir;
Cícero – Lei vem de eligere, eleger, escolher, porque a lei é norma escolhida pelo legislador como o melhor preceito para dirigir a atividade humana.
*Fonte: MONTORO, 2009, p. 344.
lei
A lei está ligada ao conceito de comportamento humano, isto é, à lei ética, moral e, em especial, à lei jurídica.
Existem outras acepções à palavra lei – lei da gravidade, da propagação do som, leis da química, da biologia, etc.
Estas referências são fórmulas gerais não imperativas, 
mas “descritivas, constatativas e indicativas de uma certa 
ordem que se verifica em qualquer setor da natureza” 
(MONTORO, 2009, p. 344).
Leis normativas
As leis éticas, humanas ou morais são normas destinadas a regular o agir do homem e a orientá-lo para determinadas finalidades.
Cox (1943) afima que leis “são normas que regulam o uso e o abuso de liberdade”.
Delos (1957, p. 221) – “a lei (enunciada externamente) só regula a atividade voluntária do homem, porque ela exprime as exigências da ordem e do ser (lei interna)”.
Lei Universal ou Cósmica
Também chamada de lei no sentido latíssimo, isto é, num sentido mais amplo.
“Leis são relações necessárias que decorrem da natureza das coisas” (Montesquieu, 1960)
1º- As leis físicas estão sujeitas a um determinismo rigoroso;
2º- As leis humanas dizem respeito ao campo da atividade humana onde surge uma característica diferente, representada pela consciência e a liberdade.
Importa dizer que a lei universal seguem duas espécies distintas de leis, as da natureza, pois são realizadas de forma inconsciente e automática e as leis éticas, morais ou humanas, que decorrem da consciência e da liberdade.
Questão interessante é que a lei cósmica provém de uma inteligência ordenadora: Goffredo Telles Jr. afirma: “Todo o Universo, desde a primeira causa até o último fim, desde o ínfimo até o máximo dos seres, tudo quanto existe ou pode existir, outra coisa não é senão o efeito de um Pensamento”.
S. Tomás afirma se tratar de “lei eterna”;
Alguns pensadores positivistas: “O grande arquiteto”;
Aristóteles: “Causa primeira” ou “Primeiro motor”;
Teilhard de Chardin: “Alfa” e “Ômega”.
Todos os elementos que nos cercam obedecem, em sua estrutura e atividade, a princípios uniformes e ordenados que revelam a existência de uma ordem na constituição íntima de cada ser e, ao mesmo tempo, uma ordem do universo no seu conjunto. (MONTORO, 2009, p. 348)
Lei Humana, ética ou moral
As leis humanas, diferentemente das leis de caráter enunciativo, dizem o que “deve ser”, portanto, são imperativas ou normativas.
Teorias positivistas - final do sec. XIX – éticas, valores humanos e justiça são considerados elementos estranhos ao direito, extrajurídicos;
Segunda Guerra Mundial – 1939-1945 – regimes totalitários, determinados, regulados e regulamentados por meio das normas.
14 DE JULHO DE 1933 ESTADO
NAZISTA DECRETA LEI DE PUREZA 
RACIAL
Acreditando que a “pureza racial” necessitava do controle do estado sobre a reprodução humana, Adolf Hitler promulgou uma lei de prevenção contra “descendentes hereditariamente doentes. Dentre outras disposições, a medida proibia os “indesejáveis” de terem filhos e obrigava a esterilização de indivíduos debilitados física ou mentalmente. A lei afetou cerca de 400.000 pessoas nos 18 meses seguintes à sua promulgação.
Tribunal Internacional, em Nuremberg
Julgamento pelos crimes contra a humanidade, violadores dos fundamentos éticos da vida social.
Culminou na Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana, em 1948.
Cúpula Mundial pelo Desenvolvimento Social, em Copenhague, mar. 1995:
“Pôr o ser humano no centro do desenvolvimento e orientar a economia para satisfazer mais eficazmente as necessidades humanas”.
Operação Mãos Limpas na Itália – Coisa pública em coisa nossa.
A Constituição de 1988 consagra respeito ao meio ambiente.
De acordo com Sócrates, a lei humana ou ética pode ser caracterizada como uma ética cósmica. Isto é, fundada na situação do homem no mundo. Nessa perspectiva, a ética não é apenas um sentimento subjetivo, mas tem seu fundamento numa realidade extramental e objetiva: a lei cósmica universal, a natureza das coisas e, especialmente, a natureza humana.
Lei Jurídica
A norma jurídica é, em primeiro lugar, uma regra de conduta social. Seu objetivo é regular a atividade dos homens em suas relações sociais.
- norma de conduta do homem com seus semelhantes (gênero próximo);
- garantida pela eventual aplicação da força social (elemento social);
- tendo em vista a realização da justiça (elemento material).
Tem-se, portanto, que toda lei jurídica denota um juízo hipotético, isto é, a imperatividade da lei decorre da expressão: Se F dever ser P. Se NP dever ser S.
Lei 9.294/96 – Art. 2º É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público.
Código Civil – Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
 
Lei 12.651/12 – Art. 26. A supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, tanto de domínio público como de domínio privado, dependerá do cadastramento do imóvel no CAR (Cadastro ambiental rural), de que trata o art. 29, e de prévia autorização do órgão estadual competente do Sisnama (sistema nacional de meio ambiente).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes