Buscar

Casos concretos de Empresarial II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luciano, Paulo e Antonio: A responsabilidade da SA é limitada, os socios acionistas não respondem solidariamente, sua responsabilidade é na medida a integralização somento de suas ações. As ações do sócio remisso poderão ser oferecidas na bolsa na SA aberta ou oferecidas a um grupo restrito da SA fechada. Sendo assim, para eles o melhor tipo societário é a SA, desde que cumpridos todas as exigencias para sua constituição. 
João de Barros: Fechada, uma vez que esta companhia pode impor limitações a circulação das ações normativas, segundo art. 36 da LSA. Ações nominativas são ações que identificam o nome de seu proprietário, o qual é registrado no livre de registro de ações nominativas. 
Mario de Andrade: Sim, pois o número de ações preferenciais não pode ultrapassar 50% do total das ações emitidas.
Lucro Certo: Além das formalidades exigidas pela LSA quando da sua const. (art. 80 e incisos), como trata de banco deverá ter autorização do Banco Central.
Fimasa: Sim; trata-se de uma companhia fechada que admite a adversidade de classes de acordo com art. 15 § 1º da Lei 6404/74 (Lei S/A)
Cia do Aço: Foi correta a decisão da junta, a lei exige o nome de pelo menos 1 sócio na firma art. 1156. Em relação a denominação, essa deverá prevê objeto social (atividade econômica) conforme art. 1158 § 2º CC.
Paulo EBX: acionistas adquirirão o direito de voto se a companhia (CIA) por prazo não superior a três exercícios consecutivos deixar de pagar os dividendos a que fizerem jus. Ação preferencial = vantagem ou privilegio aos acionistas.
Vitor: Sim. Assembleia Geral poderá suspender os direitos dos acionistas, inclusive o de voto, por descumprimento de obrigação imposta pelo Estatuto da lei, cessando esta suspenção tão logo seja cumprida a obrigação.
Determinada Cia: Não, pois está em vigor a lei que diz que o conselho de adm. Não precisa mais ser formado só por acionistas. A partir da lei, o conselho poderá ser formado por acionistas ou não, desde que não esteja presente nenhum impedimento e que o foco do conselho seja o melhor interesse da SA.
Raoni: sim. Como a companhia foi incorporada por outra, por não mais existir, não esta legitimada para executar os devedores. Tal direito passou à incorporadora, sucessora da Raoni construtora S/A. a ata da Assembleia geral que aprovou o laudo de avaliação e o Instrumento de incorporação propriamente dito. (instrumento de corporação ou arquivamento no órgão competente)
Luma Costa: Não é possivel a intenção da sociedade, pois a sociedade em questao trata-se de uma sociedade limitada. Sendo assim, a lei deixa claro que debentures só pode ser emitida pelas sociedades anonimas e comandita por açoes. Debenture trata-se de uma especie de valor mobiliario emitido pelas companhias que conferem ao seu titular direito de credito certo contra a companhia. É emitida a partir da escritura de emissao de debenturaes, que apresentará todas as condições da emissão.

Outros materiais