Buscar

INCOTERMS 2010

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAGUÁ
FAFIPAR
ALDEMAR MARQUES MOREIRA
INCOTERMS 2010
TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO
PARANAGUÁ-PR
2014
AUTOR: ALDEMAR MARQUES MOREIRA
TÍTULO: INCOTERMS 2010
SUBTÍTULO: TERMOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
NÚMERO DE VOLUMES: 01
NATUREZA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DO 1º BIMESTRE – 2º ANO ADMINISTRAÇÃO, TEM OBJETIVO DE OBTER A NOTA MÁXIMA NA DISCIPLINA DE DIREITO II NA FAFIPAR
ORIENTADOR: PROF. JOSÉ MARIA VALINAS BARREIRO
CIDADE: PARANAGUÁ –PR
DATA: 13 DE MAIO DE 2014 – 126 ANOS DA LEI ÁUREA
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO........................................................................................04
SIGLAS....................................................................................................... 04
SIGNIFICADO JURIDICO........................................................................... 04
INCOTERMS 2010...................................................................................... 05
CATEGORIAS DO INCOTERMS 2000........................................................05
DETALHAMENTO DOS INCOTERMS 2010...............................................06
OUTROS TERMOS NÃO PREVISTOS NO INCOTERMS 2010.................08
CONCLUSÃO..............................................................................................09
REFERÊNCIAS............................................................................................10
APRESENTAÇÃO
Os Incoterms surgiram em 1936, quando a Câmara Internacional do Comércio - CCI, com sede em Paris, interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comércio internacional.
O constante aperfeiçoamento dos processos negocial e logístico, com este último absorvendo tecnologias mais sofisticadas, fez com que os Incoterms passassem por diversas modificações ao longo dos anos, culminando com um novo conjunto de regras, conhecido atualmente como Incoterms 2000. A partir de 1º de janeiro de 2011 entrou em vigor a versão Incoterms 2010.
SIGLAS
Representados por siglas de 3 letras, os termos internacionais de comércio simplificam os contratos de compra e venda internacional, ao contemplarem os direitos e obrigações mínimas do vendedor e do comprador quanto às tarefas adicionais ao processo de elaboração do produto. Por isso, são também denominados "Cláusulas de Preço", pelo fato de cada termo determinar os elementos que compõem o preço da mercadoria, adicionais aos custos de produção.
SIGNIFICADO JURÍDICO
Após agregados aos contratos de compra e venda, os Incoterms passam a ter força legal, com seu significado jurídico preciso e efetivamente determinado. Assim, simplificam e agilizam a elaboração das cláusulas dos contratos de compra e venda.
INCOTERMS 2010
A partir de 1º de janeiro de 2011 entrou em vigor a versão Incoterms 2010, que não incorpora quatro termos da versão 2000 e inclui dois novos termos, reduzindo de treze para onze o número de Incoterms. Observe-se, entretanto, que as versões 2000 e anteriores continuam valendo e podem ser aplicadas desde que haja vontade manifesta das partes envolvidas.
Incoterms não recepcionados pela versão 2010:
DAF (Delivered At Frontier)
DES (Delivered Ex-Ship)
DEQ (Delivered Ex-Quay)
DDU (Delivered Duty Unpaid)
Incoterms incluídos na versão 2010:
DAT (Delivered at Terminal)
DAP (Delivered at Place) 
Nos dois novos termos (DAT e DAP) pode ser adotada qualquer modalidade de transporte. 
Para os termos FOB (Free on Board), CFR (Cost and Freight) e CIF (Cost, Insurance and Freight) há uma mudança importante dos Incoterms 2000 para os Incoterms 2010: a entrega da mercadoria deixa de ser na amurada do navio para ser a bordo do navio, o que evita erros de interpretação das regras.
Os Incoterms 2010 foram discriminados pela International Chamber of Commerce (ICC), em sua Publicação Nº 715E, de 2010. A Resolução Camex nº 21, de 07 de abril de 2011 relaciona os códigos que deverão ser adotados para fins de identificação de venda praticada, nos documentos e registros de controle dos órgãos da Administração Federal. 
CATEGORIAS DO INCOTERMS 2000
	E de Ex 
(Partida - Mínima obrigação para o exportador)
	EXW - Ex Works 
	Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor.  
	F de Free 
(Transporte Principal não Pago Pelo Exportador)
	FCA - Free Carrier
FAS - Free Alongside Ship
FOB - Free on Board
	Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador. 
	C de Cost ou Carriage
(Transporte Principal Pago Pelo Exportador)
	CFR - Cost and Freight
CIF - Cost, Insurance 
and Freight 
CPT - Carriage Paid To
CIP - Carriage and Insurance Paid to
	O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho. 
	D deDelivery
(Chegada - Máxima obrigação para o exportador)
	DAF - Delivered At Frontier
DES - Delivered Ex-Ship
DEQ - Delivered Ex-Quay
DDU - Delivered Duty Unpaid
DDP - Delivered Duty Paid
	O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino. 
DETALHAMENTO DOS INCOTERMS 2010
I – Termos Internacionais de Comércio ( Incoterms ) discriminados pela International Chamber of Commerce (ICC) em sua Publicação nº 715E, de 2010: 
	CÓDIGO
	DESCRIÇÃO
	EXW
	EX WORKS (named place of delivery) NA ORIGEM (local de entrega nomeado) O vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no seu domicílio, no prazo estabelecido, não se responsabilizando pelo desembaraço para exportação nem pelo carregamento da mercadoria em qualquer veículo coletor. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte. 
Nota: em virtude de o comprador estrangeiro não dispor de condições legais para providenciar o desembaraço para saída de bens do País, fica subentendido que esta providência é adotada pelo vendedor, sob suas expensas e riscos, no caso da exportação brasileira.
	FCA
	FREE CARRIER (named place of delivery) LIVRE NO TRANSPORTADOR (local de entrega nomeado) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo comprador, no local nomeado do país de origem. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte. 
	FAS
	FREE ALONGSIDE SHIP (named port of shipment) LIVRE AO LADO DO NAVIO (porto de embarque nomeado) O vendedor encerra suas obrigações no momento em que a mercadoria é 
colocada, desembaraçada para exportação, ao longo do costado do navio transportador indicado pelo comprador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento da mercadoria, no porto de embarque nomeado pelo comprador. 
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior). 
	FOB
	FREE ON BOARD (named port of shipment) LIVRE A BORDO (porto de embarque nomeado) O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado. 
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior). 
	CFR
	COST AND FREIGHT ( named port of destination ) CUSTO E FRETE (porto de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete e custos necessários para levar a mercadoria até o porto de destino combinado. 
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior). 
	CIF
	COST, INSURANCE AND FREIGHT (named port of destination) CUSTO, SEGURO E FRETE (porto de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete, custose seguro relativos ao transporte da mercadoria até o porto de destino combinado. 
Utilizável exclusivamente no transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior). 
	CPT
	CARRIAGE PAID TO (named place of destination) TRANSPORTE PAGO ATÉ (local de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga frete e custos necessários para levar a mercadoria até o local de destino combinado. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.
	CIP
	CARRIAGE AND INSURANCE PAID TO (named place of destination) TRANSPORTE E SEGURO PAGOS ATÉ (local de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o local de destino combinado. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte. 
	DAT
	DELIVERED AT TERMINAL (named terminal at port or place of destination) ENTREGUE NO TERMINAL (terminal nomeado no porto ou local de destino) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, num terminal de destino nomeado (cais, terminal de contêineres ou armazém, dentre outros), descarregada do veículo transportador mas não desembaraçada para importação. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.
	DAP
	DELIVERED AT PLACE (named place of destination) ENTREGUE NO LOCAL (local de destino nomeado) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando coloca a mercadoria à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, num local de destino indicado que não seja um terminal, pronta para ser descarregada do veículo transportador e não desembaraçada para importação. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.
	DDP
	DELIVERED DUTY PAID (named place of destination) ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS (local de destino nomeado) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, no local de destino designado no país importador, não descarregada do meio de transporte. O vendedor, além do desembaraço, assume todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importação. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte.
Nota: em virtude de o vendedor estrangeiro não dispor de condições legais para providenciar o desembaraço para entrada de bens do País, este termo não pode ser utilizado na importação brasileira , devendo ser escolhido o DAT ou DAP no caso de preferência por condição disciplinada pela ICC. 
 
OUTROS TERMOS NÃO PREVISTOS NO INCOTERMS 2010
II – Condições de venda não disciplinadas pela publicação nº 715E, de 2010, da ICC: 
	CÓDIGO
	DESCRIÇÃO
	C + F
	COST PLUS FREIGHT CUSTO MAIS FRETE O vendedor arca com os custos e riscos das tarefas no país de exportação, bem como contrata e paga o transporte internacional convencional. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte. 
	C + I
	COST PLUS INSURANCE CUSTO MAIS SEGURO O vendedor arca com os custos e riscos das tarefas no país de exportação, bem como contrata e paga o seguro de transporte internacional convencional. 
Utilizável em qualquer modalidade de transporte. 
	OCV
	OUTRA CONDIÇÃO DE VENDA Utilizável em operação que não se enquadre em qualquer das situações descritas nesta Resolução.
CONCLUSÃO
OS termos ora apresentados são fórmulas contratuais que fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador, estabelecendo com precisão o significado do preço negociado entre ambas as partes. Uma operação de comércio exterior com base nos INCOTERMS reduz a possibilidade de interpretações controversas e de prejuízos a uma das partes envolvidas. A importância dos INCOTERMS reside na determinação precisa do momento da transferência de obrigações, ou seja, do momento em que o exportador é considerado isento de responsabilidades legais sobre o produto exportado. Os INCOTERMS definem regras apenas para exportadores e importadores, não produzindo efeitos com relação às demais partes, como transportadoras, seguradoras, despachantes, etc.
REFERÊNCIAS
BRASIL. RESOLUÇÃO da CAMEX Nº 21, DE 07 DE ABRIL DE 2011. Relaciona os códigos que deverão ser adotados para fins de identificação de venda praticada, nos documentos e registros de controle dos órgãos da Administração Federal.
http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1311715093.pdf
Acessado em: 12/05/2014
International Chamber of Commerce (ICC), em sua Publicação Nº 715E, de 2010, discrimina os INCOTERMS 2010
 http://www.iccwbo.org/products-and-services/trade-facilitation/incoterms-2010/the-incoterms-rules/
Acessado em: 12/05/2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes