Buscar

Transtornos mentais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 
Saúde Mental e Transtorno Mental
 
	Personalidade – refere-se as características que marcam a forma de ser de uma pessoa, é um conjunto Biopsicosocial – que possibilita a adaptação do homem consigo mesmo e com o meio, fatores hereditários e vivenciais.
*
*
		Freud descreve que a personalidade se desenvolve mediante as fases do desenvolvimento oral, anal, fálico e genital. 
		Sintomas da loucura surgem na idade adulta, a partir do Complexo do Édipo (marco referencial) em que se instala a Lei do Pai (lei básica que possibilita ao homem a passagem da natureza para a cultura). 
*
*
		Personalidade tem 3 estruturas:
Neuróticos Normal, recalcada cria a fantasia, sua realidade psíquica.
Psicótico com a falta significante paterna rejeita a realidade e surge os delírios.
Perverso recusa a lei, pratica crueldades.
*
*
Personalidade 
Muda o ambiente, modifica-se comportamento.
	Em um ambiente sob controle (presença de Juiz), uma pessoa pode se mostrar dócil, pois não se encontra condições estimuladoras da agressividade.
	E em casa, no trânsito ou no trabalho, a mesma torna-se agressiva.(pág. 91)
*
*
	Classificações não científicas relacionam:
tipo físico com o comportamento do indivíduo (gordo = alegre, magro=sisudo),
	Devemos levar em consideração as influências do meio, educação, ambiente de trabalho e a cultura do indivíduo. Ex: Lombroso
	 As características da personalidade são comportamentos típicos, estáveis, persistentes.
*
*
		Instabilidade emocional – quando a pessoa tem dificuldade em assumir seu próprio destino, não consegue lidar com as emoções, acaba sendo dominada por elas. É uma característica de personalidade imatura, incapacidade de tolerar os aborrecimentos e as frustrações. (pág 102).
		Emocionalmente estáveis – a pessoa tende a resolver nos limites de suas capacitações, tem uma visão mais realista dos fatos e maior facilidade para administrar conflitos.
*
*
Nem sempre o psiquismo faz a melhor escolha, é momentâneo.
		 As escolhas do psiquismo guardam estreita ligação com os esquemas rígidos de pensamento, mecanismos de defesa, pensamentos automáticos e fenômenos da percepção.
*
*
Alterações de características da personalidade.
		O estresse prolongado e os eventos traumáticos afetam as características da personalidade,(caso Luciana, desenvolve mania de perseguição, pág 104)
		As alterações das características têm o objetivo de neutralizar a situação estressante. Quando a funcionalidade do indivíduo torna-se comprometida, desenvolve-se um quadro de Transtorno Mental.
*
*
		Funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação. Ex: atividades diárias, rotineiras.
		Transtorno da Personalidade – “são padrões de comportamento arraigados e permanentes, manifestando com respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais” (Kaplan, Sadock 1993,p.196).
		A inflexibilidade é nitidamente excessiva e compromete o funcionamento social ou ocupacional.
*
*
		Paranóide – indivíduo interpreta ou distorce de maneira errada as ações das outras pessoas, demonstra desconfiança sistemática e excessiva predomina a ansiedade persecutória (temor de um ataque por inimigos) e delírios de perseguição.
		 Guarda rancor, desconfia até mesmo do advogado. Capacidade de fabulação, o sujeito dá sentido a si e a seu mundo, atribuindo missão grandiosa e salvadora.
*
*
		Dependente – o indivíduo torna-se incapaz de sozinho tomar decisões, alvo fácil de pessoas inescrupulosas. Nada faz sem a opinião do advogado. Ex: a mãe amplia as visitas, ele desconfia e liga 14 vezes p o advogado.
		Esquizoide – a pessoa isola-se, busca atividades solitárias e introspectivas, mínimo afeto,é frio. Embotamento afetivo
*
*
		Evitação – também se isola, porém deseja o afeto, mas não sabe como conquistá-lo, retraimento social, medo de críticas, rejeição. Ex: caso Helena 2.2.
		Emocionalmente Instável – comportamento oscilante, seus relacionamentos podem ser intensos, porém instáveis. Ex: Bi-polar
		Histriônica – uso da sedução na busca de atenção excessiva, tem acessos de raiva, seus relacionamentos embora exagerados não gratificam.
*
*
Transtorno da Personalidade Antissocial
 		Também denominado Psicopatia, Sociopatia, Transtorno de caráter.
		O indivíduo não se enquadra na categoria de portador de doença, porém encontra-se à margem da normalidade psicoemocional e comportamental. Em alguns casos, é possível a previsão da reincidência criminal.
*
*
		Psicopatia é definida como: defeito de caráter pelo grau de consideração aos outros, Transtorno de Conduta. 
		Sujeitos insensíveis às necessidades dos outros, ambicioso até o pior dos perversos.Enquanto os criminosos comuns desejam riqueza, poder prestígio, os psicopatas manifestam crueldade fortuito (imprevisto).
*
*
		Oscila entre aspectos orgânicos e sociais. Falhas na formação do superego (valores morais, éticos e sociais), ausência de sentimento de culpa, remorso e empatia, os outros não passam de “Otários”. 
		Conjunção de fatores biológicos, ambientais e familiares.
*
*
		Na prática Prisional, a maior dificuldade é que essas pessoas não aprendem com a experiência, a intervenção terapêutica não alcança os valores éticos e morais comprometidos.
		Na Empresa, o comportamento manifesta-se em furtos, alegação de falsa doença de maneira injustificada e sistemática.
*
*
		Na Família, revela-se em traição, violência contra cônjuge e filhos, dilapidação do patrimônio em aventuras sexuais, assédio a servidores domésticos.
		Nem todo Psicopata é criminoso, alguns tem habilidades manipulativas, boa aparência, charme, certo grau de inteligência. 
		No Trabalho optam por relações individuais, criam conflitos entre colegas.
*
*
		Transtornos de Ansiedade - está relacionado ao estresse sua manifestação é de ordem somática- sensação de fraqueza, alterações na pressão arterial, perturbações gastrointestinais, chegam incapacitar o indivíduo nas atividades elaborativas para um desempenho eficaz. Ex: pág 116
		Surge durante a espera de definições, período posterior a um evento traumático e durante a reorganização da vida (perdas).
*
*
Transtorno Obsessivo – Compulsivo
Obsessão – persistência de um pensamento, ou sentimento irresistível sempre associado à ansiedade. Filme Obsessiva – desejo incontrolável de ter o homem.
Compulsão – comportamento ritualístico, com o objetivo de prevenir um evento improvável. Ex: lavar as mãos, somar placas dos carros resultado tem que ser par, passar na rua e bater no ombro da pessoa retornar e bater outro lado.
		O psiquismo desloca essa imagem (pegar doenças, azar, etc) para um ritual, na forma de mecanismo de defesa. O indivíduo reconhece os pensamento, mas não consegue afastá-lo, porque são involuntários.
*
*
Transtorno do Stress Pós – Traumático 
Muitas pessoas ocultam por vergonha ou ignorância.
Súbita paralisação das atividades afastamento trabalho
Alterações comportamentais, ausência nas festas;
Permanência de sinais físicos, com cicatriz facial
Dificuldade de reiniciar a prática de suas tarefas decorrentes de alterações físicas e ou comportamentais.
		Violência sexual os danos psíquicos são depressão, tendências suicidas, bulimia, anorexia. 
*
*
Psicose Puerperal ou Pós-parto (caso 3.1 Alice)
	Estado mental em que o indivíduo perde o contato com a realidade. Está associado a sentimentos conflitantes da mulher sobre a experiência de vir a ser mãe.
	Um dos sintomas, alucinações auditivas “mate o bebê”. As crenças têm uma grande importância para acentuar a angústia, “Um filho destrói uma carreira”, o pensamento torna-se obsessivo, e a mulher impossibilitada de vingar-se do culpado, desloca o ódio para o bebê. 
*
*
Transtorno Depressivo pág 123
		O depressivo encara os acontecimentos como
ruins, percebe ou antecipa o fracasso, os pensamentos negativos influenciam os eventos químicos. 
		Depressão não é fossa, é uma incapacidade de começar alguma tarefa, o desespero é enorme. (médico comete suicídio, mãe vai para óbito sem causa definida).
*
*
Drogadição – Álcool e outras 
substâncias psicoativas
 pág 125 até 130
		O Álcool influencia todas as funções, orgânicas e mentais:
Foca sua atenção na situação imediata, inibindo a avaliação de consequências futuras (acidentes carros, crimes);
Prejuízo na memória e a aprendizagem;
Redução da autopercepção;
Comprometimento da concentração
*
*
	O álcool é considerado um tóxico livre e protegido, causando grandes estragos na família e sociedade. Pág. 126 – sinais indicadores.
	Substâncias psicoativas alteram o estado de consciência e modifica o comportamento. 
Ex: Remédios de dieta, Êxtase, maconha, crack..., pág 128).
	A dependência é de difícil remissão provoca grande mal-estar físico e mental.
	Comum que a droga tenha sido introduzida por circunstâncias ligadas a eventos traumáticos e serviu de apoio- separação, perdas.
*
*
Transtorno Factício – pág 132
	Comportamento de inventar sintomas, a pessoa chega ao autoflagelo, por meio de cortes e a injetar substâncias químicas. O objetivo é assumir o papel de doente. Resulta na infância ou adolescência, em uma simulação leve para obter ganhos. 
 Paciente peregrino Cça alérgica a amendoim, mãe no hospital abria o soro, por sua carência via o médico
	Outra forma quando o paciente tem ganhos secundários INSS. A mentira patológica, compulsão por mentir, tem o objetivo claro de obter benefícios, decorrentes de mentiras bem-sucedidas ou se modelos ensinaram.
*
*
Transtorno de preferência sexual 
Prafilias ou Perversão Sexual
	Consiste em fantasias intensas e sexualmente excitantes envolvendo objetos ou situações incomuns.
	Incesto – relações sexuais entre parentes sanguíneos próximos, incluindo as relações entre padrastos, madrastas, enteados e irmãos adotivos. A observação dos casos sugere que a oportunidade favorece a ocorrência do comportamento.
*
*
Pedofilia – preferência sexual por crianças. No lar é comum ter o comportamento de encobertamento, a maioria dos abusadores são familiares ou pessoas conhecidas. (Homem de 30 com menina 14 amigo dos pais, caso xuxa)
Hipóteses do abusador – vingança em relação ao irmão, colega, foi vitima de abuso gerando consequências e dificuldades em estabelecer vínculos afetivos adequados, impotência para o relacionamento com mulheres adultas.
*
*
Exibicionismo – expor a genitália a estranhos ou a pessoas em lugares públicos, sem contato mais íntimo.- Ato Obsceno. Origens abuso na infância, educação repressiva, punição, etc. 
Voyeurismo – satisfação em observar comportamentos sexuais.
Frotteurismo – vestido, o agente esfrega seus órgãos genitais contra o corpo da vítima, mais comum em transporte coletivo. (ônibus só para mulheres).
*
*
Capítulo 8
Psicologia e Direito Civil
 
		Psic. Jurídica no direito de Família, contribui propiciando maior compreensão da personalidade dos atores, dinâmica familiar e social. 
		A análise psicológica tem por objetivo trazer aos autos elementos que auxiliem o magistrado na decisão. O que difere do psicodiagnóstico clínico (Quadro pág. 293)
*
*
Processo de Formação e 
Rompimento do Vínculo Familiar (pág. 294)
		Atualmente na dinâmica familiar, a estabilidade e a intensidade dos laços afetivos entre os integrantes ganham relevância, em lugar da exclusiva consanguinidade.
		A formação dos vínculos se dá em processo contínuo, que envolve afeto, corresponsabilidade,segurança,etc. E também a partir de referências internas e externas, conscientes e inconscientes.
*
*
Colusão
		Cumplicidade, aliança que se desenvolve desde a eleição do parceiro e se aprofunda na relação conjugal.
		Ambos depositam um no outro a esperança de verem curadas suas próprias frustrações na infância e adolescência, querem a libertação de temores e culpas provenientes de relações anteriores.
*
*
Casamento e Separação 
Poder familiar compreende a criação e educação dos filhos, representá-los ou assisti-los, nos atos da vida civil. 
Destituição do poder familiar refere-se a maus-tratos e direitos negligenciados e descumpridos. 
Cça vítima de abuso-pai (pág 299)
Separação rompimento do vínculo
Comum a busca do judiciário com a esperança do juiz resolver os problemas emocionais, transferência de responsabilidade, sem enfrentar o real conteúdo. 
*
*
Importante levar esses casos para Mediação, alternativa de solução por terceiro que orienta e facilita a busca de soluções pelos envolvidos.
Dissolução e Rompimento do 
Vínculo Familiar pág 302
 	O divórcio não modificará os direitos e deveres dos pais em relação aos filhos,CC art.1.579
	A separação implica em fim da conjugalidade e não da parentalidade.
*
*
Filhos Disputa de Guarda e 
Regulamentação das Visitas pág 310
		No momento da dissolução da união, se o casal tem filhos, deve ser discutida a guarda, visitas, pensão.
Guarda Unilateral – apenas o pai ou a mãe mantém a cça no lar, regulamenta visitas para o outro.
Guarda Alternada – ocorre divisão em relação as responsabilidades e consequentes mudanças periódicas da criança para a casa de um dos pais. Dificulta a referência de lar, valores a cça se sente um objeto de um lado para o outro.
*
*
Guarda Compartilhada – a cça permanece sob a autoridade de ambos, mesmo que a guarda física fique apenas com um. Ambos participam nas importantes decisões dos filhos.
		Na guarda dos filhos e regulamentações de visitas, as decisões devem ser criteriosas. (pág 315 caso 8.2 evitar força maior = polícia). 
Busca e Apreensão – medida agressiva, com sérias consequências para a cça, devido a presença da figura policial.
*
*
Métodos Extrajudiciais de 
Soluções de Conflitos
Arbitragem – escolhido pelas partes, especialista sobre determinada matéria, é uma pessoa de confiança, reconhecimento profissional. Ex: engenheiro
Negociação – desenvolve com os objetivos definidos, empresas.
*
*
Conciliação – propósito colocar fim ao conflito manifesto, não há interesses em buscar ou identificar razões ocultas.
Mediação – explora o conflito para identificar os interesses, reconhece o ponto de vista de cada um, o que diferencia das demais é a presença dos conteúdos emocionais.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais