Buscar

Resumo de Introducao e Elementos da Adaptação na Natação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A busca e motivação da natação – procura por diversão ou condições de saúde pra finalidade terapêutica. Por isso é importante montar aulas q seja uma atração aos alunos. A motivação é um fator intriseco, ou seja, esta na própria pessoa, a alegria e persistência na atividade. O ambiente social tem estrita relação com a motivação. Influencias motivam a busca pela natação. Os componentes de uma equipe se unem por fortes laços de amizade, mesmo q um deles experimente dificuldade ou queda de motivação, há tentativa de persistir no esforço. 
Nadar – é um conjunto de movimentos intensionais q gera deslocamentos no meio liquido sem a utilização de pontos fixos. 
Obs: Se for só flutuação ñ é nadar. / Pegar o ar é sempre fora dagua, soltar o ar é sempre dentro da água, o nado q for é assim. / Há mais perda de calor nadando rápido que parado. 
Alavanca – tudo que dobra no nosso corpo.
Autonomia – no meio liquido significa que o individuo apresenta aquacidade, ou seja, domina pelo menos os fundamentos da adaptação. É qd ñ da pé e ñ afoga.
Adaptaçao – Segurança, Primeiros contatos, Psicologia, Conhecendo Meio Líquido - Sem adaptação não é possível aprenda a nadar as modalidades. 
Fundamentos ou elementos da adaptação – Flutuação, Respiracao, Deslocamentos, Propulsao, Exercícios de segurança, Apnéia, Visao subaquática . 
Apneia – capacidade de reter o ar submerso por um período de tempo seguido da expiração e retorno a superfície. Exercicio: De dois, imitar uma gangorra, segurando as mãos, um fica submerso, depois o outro. 
Flutuação – Capacidade q um corpo tem de ser manter na superfície de um liquido sem nenhum auxílio. mesmo procedimento realizado na apneia onde podemos adotar as flutuações em posições ventral, dorsal, lateral e grupada. Um corpo possui flutuabilidade neutra qd ñ fica no fundo e nem permanece na superfície da água.
Exercicio, flutuação com prancha , posteriormente sem ela, de dois um colega segura a mao do outro enquanto um flutua. 
Deslocamento – ato ou efeito de mover-se no meio liquido em diversas posições, ventral, lateral e dorsal. Exercicio inicial, deslocar em nado cachorrinho, imitando um astronauta, uma roda de pessoas, ou em duplas. 
Respiração – é a manobra q consistem em inspirar fora da água, e expirar dentro da água, sendo ela de dois tipos, parcial e imersão total. A inspiração devera ser feita pela boca, e a expiração pela boca, nariz, ou ambos. Exercicios: Bolinhas pra soprar, soprar a água, espirar dentro d’agua, com as mãos na borda da piscina. 
Propulsao – capacidade de um corpo de se locomover dentro da água com os próprios recursos, pelo trabalho conjunto de pernas e braços. Objetivo dessa fase são, noção de propulsão de pernas e braços. Exercicios: Fazer onda na piscina, afundar as mãos e movimentar em todas as direções, brincar de pique pega, com a prancha ir de uma ponta a outra da piscina, passar debaixo das pernas dos colegas 
Exercícios de segurança – são exercícios orientados para o conhecimento do espaço físico (piscina) e tem como principal função aclimatar e ambientar o aluno ao meio líquido. Brincadeiras em q o aluno realizara diversos movimentos dentro d’água, como andar, correr e saltitar. Andar segurando a borda. 
Visao subaquática – capacidade de enxergar abaixo do espalho d’água com objetivo de orientação espacial. Exercicio, buscar objetos no fundo, passar entre arcos submersos, par ou impar debaixo d’agua. 
Tipos os variações da natação – Utilitária, Competitiva, Recreação/Lazer, Qualidade de vida/Bem estar
Utilitária – ela tem uma utilidade, é um tipo de natação q atende uma demanda especifica. Ex. natação de salvamento, de militar (soldado no rio com equipamentos q ñ podem molhar), natação indígena (pra sobrevivência, cultura, pois dela se tira o sustento). 
Competitiva – é o tipo de natação q é controlada por regras e fundamentos técnicos q originam os nados. A competitiva é organizada por federações e confederações. Exige ser atleta e ter um treinamento sistemático. 
Recreação / Lazer – presente nos momentos livres, de ócio. Não tem comprometimento com regras e técnicas de modalidade esportiva. 
Qualidade de vida / Bem estar – é a + vista na carreira. Esse tipo utiliza métodos e técnicas voltados pra aprendizagem dos nados, entretanto não possui caráter competitivo. Ex. objetivo como emagrecimento, melhora na respiração, treinamento de baixo impacto. 
Posição hidrodinamica – é a posição adotada no meio liquido q apresenta a menor área de atrito. Essa posição é caracterizada pelas mãos sobrepostas, cotovelos estendidos, cabeça entre os braços, joelhos e tornozelos aproximados e pés em flexão plantar (ponta dos pés)

Outros materiais