Buscar

GABARITO AV1, AV2 de Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1
1)O termo correto para designar uma pessoa que apresenta alguma forma de deficiência é "Pessoa com Deficiência", conforme foi instituído na Constituição Federal de 1988. Em que isso implica?
Alternativa: d) Implica, entre outras coisas, em reconhecer o direito de viver e conviver em comunidade e o pleno desenvolvimento desse cidadão, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, bem como quaisquer outras formas de discriminaçãoernativa assinalada
2) Ao longo da história da legislação brasileira verifica-se o reconhecimento da pessoa com deficiência como cidadã. Diante desse contexto, assinale o que diz a Lei 7853/89?
Alternativa: d) É crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrícula de um estudante por causa da deficiência. Alternativa assinalada
3) Na Antiguidade, as pessoas com deficiência eram vistas como pessoas sem direito à vida devido ao medo de contaminação ou à ideia de inutilidade social. Já na Idade Média, com o crescente domínio do cristianismo, como passaram a ser vistas estas pessoas?
Alternativa: c) Eram vistas como castigo dos céus para seus pais ou como indivíduos possuídos pelo demônio.
4) "Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação" (BRASIL, 1996). Com base no excerto assinale a resposta que apresenta um dos objetivos da Educação Especial.
Alternativa: a) Preparar alunos para participarem ativamente no mundo social, cultural, dos desportos, das artes e do trabalho.
5) A deficiência visual engloba a cegueira e a visão reduzida. A escola, por sua vez, deve providenciar as adaptações curriculares para o aluno com essa deficiência. Com base no excerto assinale a alternativa que apresenta a diferença entre Cegueira e Visão Reduzida.
Alternativas: d) Cegueira é a perda da visão, em ambos os olhos, mesmo com o uso de lentes de correção, enquanto Visão Reduzida é determinada por uma acuidade visual dentre 6/20 e 6/60, no melhor olho, após correção máxima. Alternativa assinalada
AV2
1)De acordo com o Código de Ética do intérprete de Libras (FENEIS), diante de uma situação em que o intérprete precisa realizar a interpretação de um assunto polêmico, a atitude mais adequada é :
Alternativa: c) Manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias.
2) Ferreira Brito(1990), refere-se à seguinte classificação: Configuração de mãos, Ponto de articulação e Movimento. Essa classificação corresponde às /aos:
Alternativa: d) Parâmetros principais da Libras.
3) Segundo Skliar (2000) o reconhecimento da língua de sinais no Brasil foi tardio, tendo em vista que essa língua já existe no Brasil há muitos anos. De acordo com as considerações de Skliar (2000), podemos dizer que isso ocorreu devido:
Alternativa: c)  À posição de desvantagem social que a comunidade de surdos e sua língua de sinais sempre ocupou na sociedade majoritária ouvinte.
4) A prática do letramento tem sido adotada em escolas de surdos porque os métodos de alfabetização não têm sido eficazes no ensino da língua escrita para os surdos, visto que, os métodos de alfabetização comumente utilizados com crianças ouvintes:
Alternativa: b) Consistem na codificação e decodificação de sons.
5) Como toda língua, a Libras vai aumentando seu vocabulário ao longo dos tempos. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Alternativa: d) Novos sinais são introduzidos em resposta a mudanças culturais e tecnológicas necessárias à sociedade contemporânea

Outros materiais