Buscar

Trato digestivo do eqüino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trato digestivo do eqüino
Os eqüinos são animais monogástricos herbívoros,seu sistema digestivo tem a capacidade de absorver muitos nutrientes e anular soluções acidas,os eqüinos são considerados fermentadores pós-gástricos e possuem um estomago unicavitário. Seu sistema digestivo se inicia pela bota ate chegar ao ânus. 
Boca: utilizada para manter, triturar e misturar os alimentos, na sua mastigação é acompanhada por uma enorme produção de saliva que possibilita a deglutição e libera minerais e bicarbonatos para neutralizar as soluções acidas.
Dentes: a dentição eqüina é eficiente para prender e esmagar os alimentos, liberando proteínas e carboidratos.
Língua: é formada por uma massa de mucosa coberta de mucosa e papilas folhadas, ajuda na deglutição de forragem e encaminha o alimento para a região superior do trato digestivo.
Faringe: Ajuda na degradação dos alimentos por um canal de passagem comum, onde seus músculos se responsabilizam pelo direcionamento do ar, alimento e líquido.
Esôfago: é uma pequena parte que liga a faringe ao estomago, e é responsável para impedir o retorno do bolo alimentar pela boca e vias nasais.
Estomago: Tem a capacidade de armazenar alimentos e controlar a velocidade ate chegar ao intestino delgado, alcem de reduzir o tamanho das partículas para encaminhar a digestão. O estomago eqüino é unicavitário, por ser capaz de receber o bolo alimentar do esôfago e logo após injetar para o intestino delgado.
Intestino delgado: sua principal função é absorção e digestão, alem de anular substancias acidas liberadas pelo estomago, ele absorve a maior parte de nutrientes na digestão e se compõem por três parte o duodeno que é parte principal do intestino, e o jejuno que é a mais extensa e o íleo que é a terminal e mais curta.
Intestino grosso: É responsável pelo material não digerido, adia a fermentação ate chegar o ceco, sendo considerado pós-gástricos, consiste no ceco, colo ate ao reto.
Ceco: liga o intestino delgado ao intestino grosso, e faz a quebra da celulosa, o ceco é considerado o local de fermentação, alem de digerir os carboidratos, gorduras e fibras. 
Colo: tem o dobro do tamanho do ceco, na sua fisiologia digestiva ele possui o colo maior e colo menor. O colo maior atua na regulação e absorção dos segmentos intestinal, e transporta a digestão ao colo menor q absorve o conteúdo liquido da digestão. O colo ele tem a responsabilidade de absorver as águas e sais minerais, encaminhando o material não digerido ao reto.
Reto: se dilata para a passagem fecal, onde envolve a contração do esfíncter anal.
 
 Layzzia Cardoso

Outros materiais