Buscar

AV Crimenologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: GST0901_AV » CRIMINOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: EU 
	Professor:
	LEONARDO MAZZURANA
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 19/03/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201507341857)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Segundo a teoria da anomia defendida por Durkheim, a divisão do trabalho na sociedade capitalista não respeita as aptidões de cada um, o que não produz solidariedade, fazendo com que a vontade do homem se eleve ao dever de cumprir a norma. Com isto, defina o que é a anomia e como esta teoria define o crime.
		
	
Resposta: A anomia é a ausência do reconhecimento da legitimidade de uma norma, que perderia sua eficácia e relevância, devendo afastar a incidência do Direito penal. o jogo de bicho e a venda de DVDs piratas são exemplos dos crimes.
	
Gabarito: anomia é a ausência de reconhecimento da norma pela sociedade, sendo o crime um fenômeno normal e necessário para medir os valores desta sociedade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507425492)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O Estado neoliberal foi uma marca impressa sobretudo em países ocidentais a partir da década de 90. A política de tolerância zero, própria do período, deu ensejo a uma profunda intervenção na vida dos cidadãos em alguns desses países. Relacione isso com o fato de que havia uma menor intervenção do Estado na economia.
		
	
Resposta: Nessa época o Estado diminuiu os investimento em políticas assistencialistas, no qual foi diminuído os direitos fundamentais e criminalidade cresceu, e para controlar o Estado empregou a política de tolerância zero, que coibia com mais intensidades crimes de menor potencial ofensivo para prevenir outros tipos de crimes.
	
Gabarito: A politica de tolerância zero é criada para reprimir uma suposta criminalidade que estava colocada nas cidades e, apesar de termos um avanço no que tange aos direitos e garantias legais, temos, com a retirada dos direitos sociais, um avanço do poder punitivo estatal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507425390)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Acerca do objeto de estudo da criminologia, NÃO podemos afirmar que esta:
		
	
	Tenta compreender qual o papel da vítima no processo de desenvolvimento do fato criminoso;
	
	Está completamente dissociada dos processos de criminalização, que tentam entender os motivos dos delinquentes.
	
	Se dedica ao estudo do criminoso, tentando compreender as suas motivações;
	
	Está direcionada para a análise de fatos típicos, tais como tráfico de drogas, sequestros etc.;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507423054)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O positivismo é considerado a primeira escola de Criminologia. Com a Revolução Industrial no século XIX, o desenvolvimento do capitalismo e das ciências naturais, bem como o aumento da criminalidade, nasce o estudo científico do crime e, principalmente, do criminoso . Assim, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	O positivismo não é uma ciência empírica. 
	
	A Escola de Chicago faz parte do positivismo. 
	
	A Teoria do Criminoso Nato é de Merton. 
	
	O delinquente não é considerado objeto da Criminologia. 
	
	O positivismo fez estudos sobre anatomia do criminoso
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507418519)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Embora ainda previsto como uma contravenção penal, o jogo do bicho é amplamente aceito pela sociedade, verificando-se uma violação ao princípio de direito penal da adequação social, segundo o qual não pode ser definida como crime uma conduta que venha a ser aceita pela sociedade. Com isto, qual seria a relação entre este princípio e a teoria da anomia estudada em nossas aulas?
		
	
	são temas conflitantes, pois a anomia é a ausência de norma e o jogo do bicho está normatizado, por isso não há que se falar em não aplicação do direito penal
	
	a teoria e o princípio defendem que ainda aceita pela sociedade, o Estado tem legitimidade para determinar o que for preciso para proteger a sociedade e proibir tudo o que lhe for nocivo 
	
	a teoria da anomia defende que os costumes podem revogar lei penal
	
	ambas reconhecem que a norma torna-se frágil, mas só entendem como relevantes os casos em que há um grande aumento da prática do delito, o que não é o caso do jogo do bicho.
	
	como a anomia é a ausência de reconhecimento na legitimidade da norma, esta perderia sua eficácia e relevância, devendo afastar a incidência do Direito Penal pelo referido princípio
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507756253)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No dia 20 de outubro de 2013 cinco rapazes de classe média, moradores de bairro classe alta identificados como lutadores de artes marciais, surraram um estudante de direito que se encontrava numa bar com uma camisa escrita ¿se seu namorado não faz direito, eu faço. Um dos rapazes, que estava com a namorada, achou ofensivos os dizeres da camisa e agrediu, junto com seus amigos, o estudante fisicamente. Segundo as teorias, analisando os valores envolvidos, como interpretar a conduta desses cinco rapazes? 
		
	
	Não há falta de valores por parte deste grupo, mas valores distintos da maioria; 
	
	Trata-se de uma ação legitimada pela sociedade, pois a vítima provocou o agressor; 
	
	O grupo busca mudar os valores da sociedade através de suas condutas marginais; 
	
	A seleção é feita seguindo o estereótipo do criminoso, tendo como base aqueles que se encontram nas classes mais abastadas da sociedade; 
	
	São rapazes sem valores, sem moral e sem caráter, ¿bactérias¿ que merecem ser excluídas da sociedade; 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507357421)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	'Apenas uma reduzida minoria das violações à lei criminal chega à luz do conhecimento público. À brecha constatada entre os crimes cometidos e os registrados denominou-se cifra negra da criminalidade'. (Augusto Thompson). Diante da assertiva e segundo a teoria do Labelling Approuch ou do etiquetamento, marque a opção que melhor defina porque apenas um pequeno grupo de delitos será atingido pelo sistema penal. 
		
	
	Pois o sistema penal deve dar preferência aos crimes mais graves 
	
	Por causa do alto índice de corrupção na esfera policial 
	
	Como o Estado é inoperante, alguns crimes são escolhidos aleatoriamente para fins de estatística 
	
	Porque o sistema penal é seletivo, incidindo com mais freqüência sobre aqueles que se encontram nas classes sociais mais baixas 
	
	Porque o sistema penal é subsidiários e sempre opta pelos ramos do direito que sejam menos lesivos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507367856)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na década de 80, o combate ao tráfico ganha influência do neoliberalismo, e os EUA, talvez para fortalecer a sua noção de patriotismo, talvez para alimentar sua indústria bélica, sempre construiu inimigos externos: nos anos 60 e 70 tínhamos a guerra fria, a ameaça soviética (o que pode ser comprovado pelos filmes de espionagem da época, como os do agente 007). Nos anos 80 foram as drogas (todos os filmes policiais eram contra traficantes negros ou colombianos). Hoje, naturalmente, é o terrorismo. Assim, com base em que ideologia tal posição de enfrentamento bélico é tomada? 
		
	
	ideologia da reação social 
	
	ideologia de segurança nacional 
	
	ideologia de defesa social 
	
	ideologia de segurança social
	
	ideologia de defesa estatal 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507756515)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para a escola clássica, a pena é um instrumento de intimidação, usado para inibir os demais membros da sociedade a praticarem crimes. A afirmativa acima retrata a teoria:
		
	
	garantista
	
	preventiva especial
	
	preventiva geral
	
	absoluta
	
	mista
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507368106)Pontos: 1,0  / 1,0 
	Polícia abre inquérito para investigar flanelinha. Reportagem veiculada em programa de televisão entrevista flanelinhas na Zona Sul do Rio de Janeiro e descobre que guardadores de automóveis ¿vendem ruas por valores que podem chegar ao montante de R$10.000,00¿ e, ainda, denuncia a participação de policiais no suposto esquema. Com base nesta reportagem veiculada em site de jornal de grande circulação nacional e nas aulas ministradas sobre mídia e política criminal, poderia ser dito que : 
		
	
	Os meios de comunicação de massa possuem grande influência sobre a opinião pública e através da reportagem citada podem dar à sociedade a imagem de que todas as babás são desonestas e violentas. 
	
	Os meios de comunicação de massa possuem grande influência sobre a opinião pública e têm como principal finalidade buscar a verdade dos fatos, demonstrando que as babás, por serem mais pobres, são ignorantes e traem nossa confiança 
	
	Todas as assertivas estão CORRETAS 
	
	Os meios de comunicação de massa não influenciam a opinião pública em relação às notícias divulgadas, pois a maioria das pessoas não se interessa por telejornais, preferindo as telenovelas. 
	
	Os meios de comunicação de massa não influenciam a opinião pública, pois a sociedade brasileira é crítica em relação às notícias que são veiculadas, bem como não se preocupa com matérias que envolvam casos particulares. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 11/03/2016 até 29/03/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais