Buscar

MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA

Prévia do material em texto

�
	 ��1a Questão (Ref.: 198676)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O comandante do 189º Batalhão de Polícia quer implantar um Policiamento Comunitário, contudo ele confunde os conceitos de Policiamento Comunitário e Polícia Comunitária. Explique o que é Polícia Comunitária.
	
	
Resposta: A policia comunitária é uma filosofia e estrategia organzacional que propociona uma nova parcera entre a população e a policia. Basea-se na premissa qe que tanto a policia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar,, priorizar e resolver problemas contemporânios tais com crimes , drogas medo do crime, desordens fisicas e morais. e em geral a decadência do bairro como objetivo de melhorar a qualidade da vida na área.
	
Gabarito: Polícia Comunitária é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.
	
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 198249)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ao desenvolver um plano inicial contemplando os problemas locais, os pontos de participação de cada órgão e da comunidade onde o operador de segurança vai atuar quais informações o planejador de segurança pública pode obter?
	
	
Resposta: Como esse plano incial o operador de segurança vai poder identificar os problemas daquela comunidade, quais serãoas proridades, e como poderá ser resolvido!
	
Gabarito: Ele pode verificar quais as dificuldades que se enfrentam para o exercício dos direitos e garantias individuais e coletivas, o grau de segurança, registrar e analisar os resultados que implicam nas dificuldades de se ter uma qualidade de vida melhor e identificar os órgãos envolvidos nas questões.
	
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 758802)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Produzido pela sociedade e expresso em infraestrutura, bens de capital, capital financeiro, imobiliário etc.".
O paragrafo acima define que tipo de capital?
	
	
	Social
	
	Natural
	
	Especial
	
	Humano
	 
	Financeiro
	
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 192093)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para ocorre uma verdadeira mobilização social alguns fatores são necessários, exceto:
	
	 
	Participação obrigatória
	
	Busca contínua por resultados decididos por todos
	
	Um objetivo em comum
	
	União para decidir
	
	União para agir
	
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 762207)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos afirmar que os Conselhos Comunitários, como conhecemos hoje, surgem no Brasil a partir do final da década de ________.
	
	
	1990
	 
	1970
	
	1940
	 
	1980
	
	1950
	
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 193553)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diante a inércia na participação popular do Conselho Comunitário de Segurança do bairro Cova da Onça, as autoridades policiais, que sempre atuaram de forma repressiva, tomaram a iniciativa de promover debates, palestras e visitas para sensibilizar o público. Neste caso a dificuldade encontrada pela policia para que a população participe do CCS e proveniente de que fator?
	
	
	Falta de capacitação continuada dos conselheiros.
	 
	Desconfiança da população
	
	Falta de participação dos demais gestores públicos.
	
	Falta de valorização dos conselheiros.
	
	Falta de envolvimento dos gestores de segurança nas reuniões dos conselhos.
	
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 240269)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as colocações expostas abaixo e aponte as que podem ser consideradas como fundamento de um modelo de polícia considerado "tradicional":
I - A polícia é uma agência governamental responsável, principalmente, pelo cumprimento da lei.
II - O papel da polícia é dar um enfoque mais amplo visando à resolução de problemas, principalmente por meio da prevenção.
III - O que determina a eficiência da polícia é o tempo de resposta.
São corretas as assertivas:
	
	 
	As assertivas I, II e III.
	 
	As assertivas I e III.
	 
	Somente a I.
	 
	Somente a II.
	 
	As assertivas I e II.
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 192609)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mobilizar não é uma tarefa fácil e não podemos desvincular essa dificuldade da história do nosso país. Os Conselhos Comunitários de Segurança, muitas vezes, são esvaziados e hoje a Polícia Comunitária encara uma grande dificuldade que é gerada pela abordagem incorreta do que deveria ser um programa comunitário de Segurança Pública. Qual é o maior desafio enfrentado pela Polícia Comunitária?
	
	
	Definir o melhor uso espaço público.
	
	Estabelecer uma metodologia de trabalho.
	
	A falta de oportunidades.
	
	Enfrentamentos políticos.
	 
	Motivar e manter a participação dos cidadãos.
	
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 198224)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A bicicleta é uma forte aliada neste sentido, pois possibilita que se conheçam as pessoas e os problemas locais. Existem parcerias entre a polícia e as pessoas e empresas que doam prédios e equipamentos". O texto acima refere-se ao Policiamento Comunitário aplicado em qual país?
	
	 
	Canadá
	
	Espanha
	
	Japão
	 
	Estados Unidos
	
	Brasil
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 198272)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O CONASP tinha em sua composição oito membros. Todos ligados ao setor público. Qual era único representante da sociedade civil no conselho, mesmo sem representação obrigatória?
	
	
	MPF
	
	A SENASP
	
	MMA
	 
	OAB
	
	PRONASCI

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes