Buscar

EPIDEMIO TRAB COLERA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome:_Christian Adams Delator Barros_ RA:11549483
Exercício: John Snow e a cólera
 
O exercício a seguir recupera alguns passos tomados por John Snow durante as investigações sobre a transmissão da cólera com base em suas anotações publicadas em seu livro OntheModeof Communication ofCholera (Sobre a maneira de transmissão do Cólera)  publicado em 1855.
 
Algumas informações sobre a epidemia de cólera em Londres
A cólera periodicamente varria a Europa durante o século XIX causando considerável crise social e alta mortalidade. Após a grave epidemia de 1832, a doença ressurgiu em Londres em 1848.
A gravidade da epidemia (~15.000 mortes por cólera) ocasionou considerável discussão na impressa médica. A mortalidade havia sido particularmente maior nas áreas mais baixas ao longo das margens do Rio Tâmisa.
Durante o século XIX o abastecimento de água potável em Londres era feito por companhias privadas as quais coletavam água diretamente do rio Tâmisa para a distribuição para a cidade. Cada companhia tinha sua própria rede de encanação por meio da qual abastecia as residências. A competição entre as companhias às vezes levava a uma sobreposição dessas redes de abastecimento em algumas áreas, de forma que casas de umamesma rua poderiam ser abastecidas por mais de uma companhia de água. As privadas foram introduzidas largamente na cidade entre 1830 e 1850 e as principais redes de esgoto eram abertas e drenavam os dejetos para o rio Tamisa.
Durante a epidemia de 1848-49 a mortalidade por cólera foi mais grave ao sul do rio, particularmente nos distritos abastecidos por duas companhias: a Southwark e VauxhallCompany e a LambethWaterCompany. Ambas as companhias coletavam água do rio Tâmisa. Essas observações levaram John Snow a formular a hipótese de que a cólera era transmitida por “germes” presentes na água.
 
Londres esteve livre da cólera de 1849 a 1853. Durante este período, a companhia Lambeth mudou o local da coleta de água do Tamisa para uma área do rio acima de Londres e, portanto, não contaminada pelos esgotos da cidade, enquanto as companhias Southwark e Vauxhall continuaram drenando água do rio em Londres. John Snow reconheceu essa mudança como uma boa oportunidade de testar a sua hipótese. Então, ele visitoutodas as casas onde haviam óbitos por cólera registrados e levantou informações sobre a fonte de água rotineiramente utilizada em cada casa. Os resultados das primeiras 334 mortes investigadas são apresentados na tabela a seguir:
 
Tabela 1: Distribuição de frequência das mortes por cólera segundo fonte de água. Londres, 1853
	Fonte de água
	No de mortes
	CompanhiaSouthwark e Vauxhall
	286
	CompanhiaLambeth
	14
	Diretamente do rio
	22
	Bomba de água
	4
	Desconhecida
	4
 
Pergunta 1: Comente a relevância desses dados para a hipótese levantada por Snow
 
Snow obteve a informação sobre o número de casas abastecidas pela companhia Southwark&Vauxhall ou Lambeth. Quando a epidemia de cólera recorreu em 1854 ele levantou informações sobre as fontes de água de todas as casas nas quais haviam ocorrido óbitos por cólera entre 8 de julho e 26 de agosto deste ano. Seus achados são apresentados abaixo:
 
Tabela 2: Número de casas e de óbitos por cólera segundo fonte de abastecimento de água.  Londres, 1954.
	Fonte de água
	No de casas
	No de mortes por cólera
	CompanhiaSouthwark e Vauxhall
	40.046
	1.263
	CompanhiaLambeth
	26.107
	98
	Outras (resto de Londres)
	256.453
	1.422
Resposta 1 =  Jhon snow através de seu mapa obteve uma visão onde mostrava que a maior incidência de casos de cóleras era ao redor da bomba d água da companhia Southwark e Vauxhall, que coletava água do rio dentro de Londres, onde se despejava alem de 	esgoto, os materiais orgânicos de pacientes com cólera, por isso tanto casos de mortes e contaminação que se diminuiu após o fechamento da bomba.
Pergunta 2: O que você supõe que John Snow inferiu a partir desses dados? Eles necessariamente confirmavam sua hipótese de transmissão da cólera? Os dados adicionam mais informações do que os apresentados na tabela 1 ?
 
Mesmo antes de realizar suas investigações, as observações de John Snow levaram a formular a hipótese sobre a natureza e modo de transmissão da cólera. Os pontos essenciais da sua hipótese foram os seguintes:
A cólera pode ser transmitida de pessoas doentes para pessoas saudáveis
As doenças que são transmitidas de pessoa e pessoa são causadas por algum material, “substância mórbida, que tem a propriedade de crescer e se multiplicar o corpo da pessoa atacada. 
A matéria mórbida que produz a cólera é introduzida no canal alimentar.
O abastecimento de água parece ser capaz de disseminar a matéria mórbida do doente para o sadio.
Resposta 2 = A hipótese que John Snow trás é que a transmissão de cólera era feita por "germes" presentes na água, pois as casas que tinham histórico de óbito por cólera, eram abastecidas pelas bombas que coletavam água de dentro de Londres e assim adicionando informações a sua tabela.
 
Pergunta 3: Com base no conhecimento atual você acha que Snow estava correto em suas suposições? O que você chamaria “matéria mórbida” (morbidmatter) 
Resposta 3 = Matéria móbida pode se dizer que é uma matéria doente, algum material doente/contaminado, que leva a doença do doente para a pessoa sadia.
 
Pergunta 4: Com base nas informações da tabela 2, quantas vezes mais perigoso foi beber água da companhia Southwark e Vauxhall em relação a da Lambethwater ?
Resposta 4 = Quase nove vezes mais perigoso.
 
Pergunta 5: John Snow provou que a cólera é causada pela ingestão de água contaminada? 
Resposta 5 = Sim, pois após o fechamento das bombas contaminadas reduziu o numero de contaminações.

Outros materiais